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http://ri.ufmt.br/handle/1/4084
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem de escrita de sinais : aquisição da escrita e da leitura de língua de sinais por meio da visoGrafia |
Autor(es): | Bueno, Áurea de Santana |
Orientador(a): | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Benassi, Claudio Alves |
Membro da Banca: | Covezzi, Marta Maria |
Resumo : | A linguagem é constitutiva da espécie humana. Diante disso, a compreensão acerca da importância da linguagem na/para constituição do sujeito e sua relação com o Outro, com o mundo e consigo mesmo, é indispensável, portanto, à construção da sua identidade autônoma, ativa e responsiva, de acordo com os pressupostos dos estudos bakhtinianos. Nesse entendimento, a escrita, que é uma faceta da linguagem, é marca indiscutível do avanço da humanidade. Partindo dessa premissa, objetiva-se neste trabalho evidenciar a importância e viabilidade da Escrita de Sinais (ES) para o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos aprendizes/usuários da Língua de Sinais – ouvintes e visuais (surdos), partindo do pressuposto vigotskiano de que o aprendizado da ESCRITA contribui para a formação das estruturas superiores da mente, logo, para a constituição do sujeito visual. Desta forma, metodologicamente, considera-se esta pesquisa exploratória bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nos pensamentos vigotskianos, em específico, sobre aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural, como também nas teorias bakhtinianas, especialmente, no princípio da interação verbal como chave da constituição do sujeito, mediado pela linguagem. Apoiamo-nos, ainda, nos autores que discutem acerca da temática ES, em especial, Benassi (2017; 2019). Para tanto, buscamos na história da escrita, como um todo, sua importância, contribuições e transformações ao longo do tempo. Assim, direcionamos nosso foco às Escrita de Línguas de Sinais (ELS), discorremos sobre os sistemas existentes no mundo, enfatizando os que circulam no Brasil, até focarmos no mais novo sistema brasileiro de ES – VisoGrafia – como ferramenta do objeto de análise desta pesquisa: aprendizagem da ES. Consideramos, então, que a VisoGrafia é a escrita que melhor representa a imageticidade da LS, que é uma Língua Imagética, além disso, é o sistema que apresenta o menor visograma, ou seja, o menor número de visografemas, apenas 37. Deste modo, parte do corpus para análise foi selecionado do banco de dados da tese de doutorado de Benassi (2019), outra parte pertence ao acervo da pesquisadora. Nessa perspectiva, considerando a relevância deste trabalho esperamos fomentar novas pesquisas na área para difusão de conhecimentos sobre a aquisição da ES na educação dos visuais, bem como suscitar reflexões sobre a importância da aprendizagem da ES que contribuam para eliminar ou amenizar as barreiras linguísticas e socioculturais impostas aos sujeitos visuais, já que são privados de tal conhecimento, mesmo inseridos numa sociedade que, historicamente, é regida pela cultura da escrita. |
Resumo em lingua estrangeira: | Language is part of the human species and it is important for the communication of the subject, with the other and with the world. Therefore, this is the construction of its autonomous, active and receptive identity in accordance with the assumptions of the Bakhtinian studies. Likewise, the writing that is a facet of language is indisputable in the advancement of humanity. This research presents the importance and feasibility of Sign Writing (SW) for the linguistic and cognitive development of students/users of Sign Language (SL) - auditory and visual (deaf), according to the Vigotskian assumption, since the learning of WRITING contributes to the formation of the higher structures of the mind, that is, to the constitution of the visual subject. This qualitative bibliographic exploratory research is based on Vygotskian thoughts, specifically, on learning and development in the historical-cultural perspective and Bakhtinian theories, especially on the principle of verbal interaction as a key to the constitution of the subject, language mediated. This is supported by authors of SW like Benassi (2017; 2019). In this way, research study the history of writing, its importance, contributions and transformations over time. Also, it emphasizes about Sign Language Writing (SLW), and the existing systems in the world, especially in Brazil and the new Brazilian SW system - VisoGrafia - as an analysis tool for this research: learning of SW. Consequently, VisoGraphy is the writing that best represents the image of SL, which is an image language and the system that presents the smallest visogram, that is, the smallest number of visograms, only 37. Therefore, this is part of the analysis as well as was selected from the database of the doctoral thesis of Benassi (2019) and his inquiry collection. This investigation hopes to encourage new studies in the area to disseminate knowledge about the acquisition of higher education in visual education. In addition, it raising reflections about the importance of learning in higher education and it try to eliminate language barriers imposed on visual subjects, who are relegated of that knowledge because they are in a society that is historically governed by the culture of writing. |
Palavra-chave: | Aprendizagem da escrita Linguagem Escrita de sinais visoGrafia Sujeito visual |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Writing learning Language VisoGraphy sign writing Visual subject |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | BUENO, Áurea de Santana. Aprendizagem de escrita de sinais: aquisição da escrita e da leitura de língua de sinais por meio da visoGrafia. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4084 |
Data defesa documento: | 21-Feb-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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