Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4093
Tipo documento: Tese
Título: "Memórias de futuro" como prática da esperança : uma proposta crítico-dialógica de ensino-aprendizagem de escrita
Autor(es): Siqueira, Renata Silva
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Calhao, Ana Rafaela Pecora
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
Resumo : Nesta pesquisa, que se realizou em diferentes etapas de coleta de dados na interação com alunos e professores de uma escola pública, buscou-se refletir sobre aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental brasileiro, contextualizando uma série de questões que atravessam o espaço escolar e interferem diretamente no desenvolvimento dos alunos. Para tal, dentre as diversas etapa da coleta, elaboramos um Procedimento de ensino- aprendizagem da Língua Escrita (PEALE), que teve como objetivo conhecer as práticas de leitura e letramento dos estudantes, observar se pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita e de reflexão crítica, no âmbito da Escola Estadual “Esperança”, em Cuiabá-MT. Para tanto, recorremos aos fundamentos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que tratam a linguagem a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural, aliados à teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano de Vygotsky (1930; 1934) e aos pressupostos do Letramento Crítico (Freire, 1970; 1980; Pereira (2011), entre outras referências. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, de caráter dialógico, sob os moldes da pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados usados nas primeiras etapas da investigação (questionários, leitura em voz alta e produção textual) exibiram os perfis de leitura, letramento e capacidades de escrita dos sujeitos participantes desta pesquisa. Os resultados obtidos também revelaram atividades escolares bastante tradicionais: cópias excessivas do quadro negro e dos livros didáticos e outros, que pouco contribuem para o processo de emancipação dos sujeitos. Dessa maneira, este trabalho traz à tona a reflexão sobre as razões mais diversas que incidem diretamente nos resultados de avaliações externas, ocultadas por estas, postas de lado nas acaloradas e pouco profundas discussões sobre o ‘fracasso escolar’ no Brasil. Defendemos que o PEALE pode proporcionar diferentes circunstâncias de aprendizagens no âmbito do ensino-aprendizagem e reflexão, tanto sobre os aspectos da Língua Escrita como quanto ao que se refere à percepção de sujeito ativo na sociedade, que tem condições de superar obstáculos socioeconômicos e culturais. Também foi possível promover o desenvolvimento de capacidades de reflexão e compreensão de textos e discursos que possibilitaram aos alunos novos atos diante das circunstâncias do cotidiano, dentro e fora das situações escolares.
Resumo em lingua estrangeira: This research, which was conducted in different interaction stages with students and teachers of a public school, sought to reflect on aspects that involve the teaching and learning of reading and writing in the final grades of Brazilian Elementary School. For this, it was elaborated a Procedimento de ensino-aprendizagem da Língua Escrita (PEALE), that aimed to know the reading practices and literacy of these students, to observe if the PEALE can contribute to the development of reading capabilities, writing and criticism reflection within the Esperança State School in Cuiabá-MT. Therefore, we evoked theoretical foundations of Bakhtin and the Circle (1929; 1952-53; 1970- 1971 / 1979; 1974/1979) that treat language from the socio-historical-cultural perspective, allied to the theory of learning and development from Vygotsky (1930; 1934) and the assumptions of Critical Literacy (Freire, 1970, 1980; Pereira (2011); among other references. The methodology used is of a qualitative nature, dialogical, based on frame of action research. The data collection instruments used in the early stages of the investigation (questionnaires, reading aloud and textual production) exhibited the reading profiles, literacy and writing capabilities of the subjects participating in this research. The results also revealed very traditional school activities: excessive copies of the blackboard and textbooks and others which a few contribution to the emancipation process of the subjects. Thus, we argue that PEALE provided different circumstances of learning in the context of teaching-learning and reflection, both regarding the aspects of Written Language and regarding the perception of active subject in society, which is able to overcome socio-economic and cultural obstacles, was also possible to promote the development of reflection and texts comprehension capabilities and speeches that allowed students new acts in face of daily circumstances, inside and outside school situations.
Palavra-chave: Ensino-aprendizagem de leitura e escrita
Interação
Interação
Memória de futuro
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching-learning of reading and writing
Interaction
Critical literacy
Future memory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SIQUEIRA, Renata Silva. "Memórias de futuro" como prática da esperança: uma proposta crítico-dialógica de ensino-aprendizagem de escrita. 2019. 246 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4093
Data defesa documento: 23-Sep-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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