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Tipo documento: Tese
Título: Letramentos docentes : com a palavra o professor de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Rute Almeida e
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Lima, Criseida Rowena Zambotto de
Membro da Banca: Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
Resumo : Esta tese está vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (UFMT/CNPq) e visa, em termos gerais, realizar um mapeamento dos letramentos do professor de Língua Portuguesa na vida e no trabalho, além de compreender seus discursos no trato desses letramentos. Para tal, assumimos o aporte teórico de Bakhtin e o Círculo ([1920-1924] 2010; [1929] 2017; [1952-1953/1979] 2011; [1974/1979] 2011), que aborda o dialogismo, e de autores que discutem o letramento, Street (1984, 2003, 2006, 2014), os multiletramentos, The New London Group (1996), Rojo (2009, 2012), e o letramento crítico, de Freire (1986, 1987, 1989, 1996). Apoiamos, igualmente, em teóricos que tratam da educação e da formação de professores, como Nóvoa (1992); Charlot (2000) e Garcia (1999, 2009). A abordagem metodológica é de natureza mista (CRESWELL, 2007). Na coleta de dados, foi aplicado aos professores um questionário online, composto de 53 questões de múltiplas escolhas e um envio de arquivos em que demonstraram atividades desenvolvidas em suas salas de aula. Recorremos ainda à entrevista oral, com o intuito de produzir inferências mais robustas sobre a realidade em estudo. O corpus da investigação foi constituído das respostas objetivas e subjetivas de 1077 professores de Português de todas as regiões do Brasil. Como parte dos dados, recolhemos 27 entrevistas de docentes, um de cada estado do país, de forma que pudéssemos conhecer melhor suas trajetórias e práticas de letramentos. Analisamos seus enunciados, visando alcançar três objetivos específicos: (1) Conhecer as práticas de letramentos dos professores de LP na vida e no trabalho; (2) Identificar nos caminhos percorridos pelos docentes elementos que influenciaram na constituição de seus letramentos; (3) Demonstrar as práticas desenvolvidas pelos professores no ensino-aprendizagem de leitura e escrita. A análise foi feita à luz da teoria bakhtiniana que contribuiu para situarmos os participantes em uma temporalidade mais extensa, inseridos no grande diálogo. (1) Os dados demonstram o perfil dos professores, constituídos, em sua maioria, por mulheres, entre 30 e 39 anos. Grande parte cursou pós- graduação e leciona no Ensino Fundamental e Médio, em instituições públicas. A análise possibilitou a observação de que o contato com os letramentos acadêmicos pode estar ligado à busca por desenvolvimento profissional e melhoria educacional; mas pode ser também resposta às constantes cobranças pela sua atualização. Permanecer estudando é um meio de reivindicar mais atenção por parte de políticas públicas e ações governamentais para a profissão docente. Os resultados obtidos permitiram perceber que os professores estão permanentemente envolvidos em atividades de leitura e escrita, especialmente, no âmbito doméstico, onde são constituídos os letramentos da experiência. (2) Sobre a constituição letrada, identificamos o professor como grande referência e incentivador da leitura, o que evidencia sua importância como agente de letramento e centraliza ainda mais seu papel social. (3) Em relação às práticas desenvolvidas em sala, vimos que projetos de leitura, escrita e reescrita de textos têm sido priorizados, o que pode estar relacionado com o desenvolvimento dos letramentos curriculares e práticos dos professores. Ao mesmo tempo, foi possível notar nos discursos docentes incoerências no encaminhamento de atividades, questões que pode reduzir significativamente a experiência do aluno como leitor e escritor. Isso nos leva a ponderar acerca da necessidade de congruências entre “o que” e “como” se ensina nas universidades, “o que” e “como” se ensina nas escolas e “o que” e “como” se cobra isso nas avaliações em larga no país.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis is linked to the Linguistic and Literacy Studies Group (UFMT / CNPq) and aims, in general terms, to map the literacies of the Portuguese language teacher in life and at work, in addition to understanding his speeches in dealing with these literacies. To this end, we assume the theoretical contribution of Bakhtin and the Circle ([1920-1924] 2010; [1929] 2017; [1952-1953/1979] 2011; [1974/1979] 2011), which addresses dialogism, and of authors who discuss literacy, Street (1984, 2003, 2006 , 2014), the multi-tools, The New London Group (1996), Rojo (2009, 2012), and Freire's critical literacy (1986, 1987, 1989, 1996). We also support theorists who deal with teacher education and training, such as Nóvoa (1992); Charlot (2000) and Garcia (1999, 2009). The methodological approach is of a mixed nature (CRESWELL, 2007). In data collection, it was applied to the teachers an online questionnaire, composed of 53 questions of multiple choices, closed and open and a submission of files in which they demonstrated some of their projects and activities developed in their classrooms. We also resorted to an oral interview, in order to produce more robust inferences about the reality under study. The research corpus consisted of the objective and subjective responses of 1077 Portuguese teachers from all regions of Brazil. As part of the data, we collected 27 interviews from teachers, one from each state in the country, so that we could better understand their trajectories and literacy practices. We analyzed the statements of the participants, aiming to achieve three specific objectives: (1) To know the literacy practices of LP teachers in life and at work; (2) Identify elements that influenced the formation of their literacies in the paths taken by teachers; (3) Demonstrate the practices developed by teachers in teaching and learning reading and writing. The analysis was made in the light of the Bakhtinian theory that contributed to placing the participants in a more extensive temporality, inserted in the great dialogue. (1) The data show the profile of the teachers, who are mostly women between 30 and 39 years old. Most of them attended graduate school and teach in elementary and high school, in public institutions. The analysis made it possible to observe that contact with academic literacies may be linked to the search for professional development and educational improvement; but it can also be a response to the constant demands for updating it. Continuing to study is a means of demanding more attention from public policies and actions for the teaching profession. The results obtained allowed us to realize that teachers are permanently involved in reading and writing activities, especially in the domestic sphere, where the literacies of the experience are constituted. (2) Regarding the literate constitution, we identified the teacher as a great reference and encourager of reading, which shows his importance as an agent of literacy and further centralizes his social role. (3) Regarding the practices developed in the classroom, we saw that projects for reading, writing and rewriting texts have been prioritized, which may be related to the development of teachers' curricular and practical literacies. At the same time, it was possible to notice inconsistencies in the conduct of activities in the teaching speeches, issues that can significantly reduce the student's experience as a reader and writer. This leads us to ponder about the need for congruences between “what” and “how” is taught in universities, “what” and “how” is taught in schools and “what” and “how” is demanded in assessments in the country.
Palavra-chave: Letramentos docentes
Professor de língua portuguesa
Ensino-aprendizagem de leitura e escrita
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching literacies
Portuguese language teacher
Teaching and learning of reading and writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SILVA, Rute Almeida e. Letramentos docentes: com a palavra o professor de língua portuguesa. 2020. 264 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4094
Data defesa documento: 30-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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