Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4100
Tipo documento: Dissertação
Título: A papisa mimética : mito político e rivalidades religiosas em Pope Ioan : a Dialogue between a Protestant and a Papist de Alexander Cooke (1610)
Autor(es): Silva, Allan Regis da
Orientador(a): Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Reis, Anderson Roberti dos
Membro da Banca: Araújo, André Gustavo de Melo
Resumo : Uma das frentes de disputa mais frequentes durante as Reformas Religiosas dos séculos XVI e XVII girou em torno do mito da papisa Joana. A história de uma mulher que se oculta em trajes masculinos e é eleita papa, e que morre ao dar à luz em procissão, revelando assim o seu segredo, foi plenamente aceita pela Igreja até o surgimento da Reforma Protestante. No século XVI, principia-se um acirrado debate sobre a existência da papisa, com pregadores protestantes de um lado, alegando, com “uma nuvem de testemunhas”, que ela havia existido e que isso provava que a Igreja de Roma era o Anticristo, e eruditos católicos de outro, afirmando tratar-se de uma “vã fábula”. O propósito deste estudo é perscrutar o sentido desse mito e sua relação com as identidades religiosas e tensões políticas na Inglaterra Jacobita. Para tanto, nos valemos do panfleto Pope Ioan: a dialogue between a protestant and a papist, publicado por Alexander Cooke em 1610, a mais extensa obra de defesa do mito da papisa Joana na Inglaterra do período. Para a análise documental e sua articulação com a historiografia, utilizamos a teoria mimética de René Girard, sistema que articula desejo, rivalidade e identidade por meio do que chama de mecanismo de bode expiatório. A hipótese que construímos é que o poder do mito no início do século XVII era político. Ele responderia à crise das diferenças que a Reforma Inglesa inaugurou na Inglaterra, sobretudo pelo conceito de Supremacia Real, que tornava o monarca o Chefe Supremo da Igreja. Tal experiência foi levada ao limite quando Elizabeth I ascende ao poder e é apontada por católicos opositores como ‘a verdadeira papisa’. Tanto a forma textual escolhida por Cooke, o diálogo, quanto as provas chamadas em favor da papisa, se baseiam em estereótipos de bode expiatório cuja função central é reestabelecer a diferença entre um protestantismo legítimo e um catolicismo ilegítimo. Desse modo, em Pope Ioane, a fragmentação protestante que caracterizava o período seria eclipsada em prol de uma polarização animada pelo anticatolicismo em geral, e o mito antijesuíta em particular.
Resumo em lingua estrangeira: One of the most frequent fronts of contention during the Religious Reforms of the sixteenth and seventeenth centuries revolved around the myth of the pope Joan. The story of a woman, who disguises herself as a man and, becoming pope, dies giving birth in public procession, thus revealing her secret, was fully accepted by the Church until the rise of the Protestant Reformation. In the sixteenth century, then, a fierce debate began about the existence of the woman-pope, with Protestant preachers on the one hand, claiming with "a cloud of witnesses" that it had existed and that this proved that the Church of Rome was the Antichrist, and Catholic scholars of another, claiming the popess to be a "vain fable." The purpose of this study is to examine the meaning of this myth and its relation to religious identities and political tensions in Jacobite England. To do so, we use the pamphlet Pope Ioan: a dialogue between the Protestant and the Papist, published by Alexander Cooke in 1610, the most extensive work available in defense of the myth of Joan in Early Modern England. For documentary analysis and its articulation with historiography, we use the Mimetic Theory of René Girard, a system that articulates desire, rivalry and identity through what he calls the scapegoat mechanism. The hypothesis we have constructed is that the power of myth in the early seventeenth century was political. It would respond to the crisis of differences, which the English Reformation inaugurated, especially by the means of Royal Supremacy, which made the monarch the Supreme Head of the Church. Such an experience was pushed to the limit when Elizabeth I ascended to power and is singled out by opposition Catholics as ‘the true popess’. Both the textual form chosen by Cooke, the dialogue, and the evidence called in favor of pope Joan, are based on scapegoat stereotypes whose main function is to reestablish the difference between a legitimate Protestantism and an illegitimate Catholicism. Thus, in Pope Ioane, the Protestant fragmentation that characterized the period would be eclipsed in favor of a polarization animated by anti-Catholicism in general, and the anti-Jesuit myth in particular.
Palavra-chave: Mito político
Início da Inglaterra moderna
Teoria mimética
Palavra-chave em lingua estrangeira: Political myth
Early modern England
Mimetic theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: SILVA, Allan Regis da. A papisa mimética: mito político e rivalidades religiosas em Pope Ioan: a Dialogue between a Protestant and a Papist de Alexander Cooke (1610). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4100
Data defesa documento: 23-Ago-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

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