Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4108
Tipo documento: Dissertação
Título: Casa do Artesão e o fomento da produção artesanal mato-grossense : a criação e difusão de bens simbólicos para a construção de uma identidade regional (1975-2018)
Autor(es): Torres, Anderson Pinheiro
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Guimarães, Thereza Martha Borges Presotti
Resumo : Através desta dissertação, pretendemos analisar a construção e difusão de bens culturais simbólicos de origem material e imaterial para criação de uma identidade regional matogrossense e a importância que o projeto do governo do estado de Mato Grosso, voltado para a promoção social intitulado Casa do Artesão teve nesse sentido. Desta forma, vamos analisar seu papel na promoção do turismo cultural do estado de Mato Grosso, e como foi sendo engendrado o discurso pautado na valorização, sobretudo, do artesanato e dos saberes das camadas populares através da sua comercialização. Assim, o período de 1975 a 2018 foi considerado, devido à transformação do prédio que deixa de ser escola, sendo transformado por iniciativa do governo do estado em um espaço voltado para a divulgação da cultura regional e para venda do artesanato local. Com isso, esta dissertação tem como objetivo estabelecer uma análise acerca da cultura material e imaterial, e de como as ao longo do tempo foi sendo construída e consolidada uma identidade regional mato-grossense e como a produção artesanal do estado de Mato Grosso acabou sendo submetida às demandas de mercado, tendo como objeto de análise a Casa do Artesão em Cuiabá e a relação estabelecida entre ela e o artesanato produzido no estado. Deste modo, procuramos discutir ao longo do tempo a apropriação de determinados elementos que passam a constituir uma nova identidade regional, bem como, as transformações sofridas no prédio que abrigou a Casa do Artesão, o que por sua vez nos remete a uma reinvenção do próprio espaço, sua institucionalização e a consequente espetacularização da cultura popular, transformando-a em produto vendável, sob o discurso da promoção social, do incentivo à produção artesanal e da perpetuação dos saberes das camadas populares.
Resumo em lingua estrangeira: Through this dissertation, we intend to analyze the construction and diffusion of symbolic cultural goods of material and immaterial origin to create a regional identity in Mato Grosso and the importance that the project of the government of the state of Mato Grosso, aimed at social promotion entitled Casa do Artesão had in that sense. In this way, we will analyze its role in the promotion of cultural tourism in the state of Mato Grosso, and how the discourse based on the valorization, above all, of the crafts and knowledge of the popular strata, through its commercialization, was engendered. Thus, the period from 1975 to 2018 was considered, due to the transformation of the building that is no longer a school, being transformed at the initiative of the state government into a space aimed at the dissemination of regional culture and the sale of local handicrafts. With this, this dissertation aims to establish an analysis about material and immaterial culture, and how over time a regional Mato Grosso identity was being built and consolidated and how the artisanal production of the state of Mato Grosso ended up being submitted to market demands, having Casa do Artesão in Cuiabá as object of analysis and the relationship established between it and the handicrafts produced in the state. Thus, we seek to discuss over time the appropriation of certain elements that come to constitute a new regional identity, as well as the transformations undergone in space, which in turn leads us to a reinvention of the space itself, its institutionalization and consequent spectacularization of popular culture, transforming it into a salable product, under the discourse of social promotion and incentive to artisanal production and perpetuation of the knowledge of the popular layers
Palavra-chave: Casa do artesão
Cultura popular
Artesãos
Artesanato
Mercantilização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Casa do artesão
Popular culture
Artisans
Handicrafts
Commercialization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: TORRES, Anderson Pinheiro. Casa do Artesão e o fomento da produção artesanal mato-grossense: a criação e difusão de bens simbólicos para a construção de uma identidade regional (1975-2018). 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4108
Data defesa documento: 9-Ago-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Anderson Pinheiro Torres.pdf5.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.