Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalazar, Richard Santos-
dc.date.accessioned2023-05-24T15:23:29Z-
dc.date.available2021-06-01-
dc.date.available2023-05-24T15:23:29Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.identifier.citationSALAZAR, Richard Santos. Guerra Fria, cinema e educação histórica: as ideias históricas dos estudantes do ensino médio acerca da fonte fílmica O Gigante de Ferro. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4115-
dc.description.abstractThis academic research sought to unite the history and analysis of movies with history, movies and historical education. The central source was the cartoon film, in the science fiction genre The Iron Giant, which takes place in the Cold War moment, forwarding to an analysis of the film and an empirical-study carried out in a 3rd year of a high school class at a state school in Mato Grosso. To that end, we discussed cinema as a source, and the theory and methodology behind the complex relationship between this source and the science of history. Within historical education, we reflect on culture and historical awareness, as well as methodologies for the use of movies in the classroom, never thinking of it as a teaching-aid, but rather, it should always be seen as a historical source endowed with a historical interpretation. It was also necessary to approach and reflect on the complex period of the Cold War, and its central points such as the fear, the bipolarity and the development of weapons and science, as well as analyzing how this period is put in cinema, in the fiction genre and historical genre. In the empirical study, I performed the complete exhibition of the film, and soon after a metacognitive exercise that was carried out at school, in which we seek to understand how students build sense of the problems of the movies and from other points of this acedemic research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-08T12:43:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Richard Santos Salazar.pdf: 2056518 bytes, checksum: a97ff8e598e5218ae6b61c9c148986ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-24T15:23:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Richard Santos Salazar.pdf: 2056518 bytes, checksum: a97ff8e598e5218ae6b61c9c148986ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-24T15:23:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Richard Santos Salazar.pdf: 2056518 bytes, checksum: a97ff8e598e5218ae6b61c9c148986ba (MD5) Previous issue date: 2021-04-13en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGuerra Fria, cinema e educação histórica : as ideias históricas dos estudantes do ensino médio acerca da fonte fílmica O Gigante de Ferropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordO Gigante de Ferropt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordGuerra Friapt_BR
dc.subject.keywordMedopt_BR
dc.subject.keywordFicçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee2Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784002248957738pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou unir a história e a análise de filmes com a história os filmes e a educação histórica. A fonte central foi o filme de desenho animado, no gênero de ficçãocientífica O Gigante de Ferro, que se passa durante a Guerra Fria, encaminhando para uma análise do filme e um estudo empírico realizado em uma turma de 3º ano de ensino médio de uma escola estadual de Mato Grosso. Para tanto, debatemos o cinema enquanto fonte, e a teoria e metodologia por trás da complexa relação entre esta fonte e a ciência História. Dentro da educação histórica, refletimos sobre a cultura e consciência histórica, bem como também metodologias para a utilização do filme em sala de aula, não pensando este enquanto um auxiliar didático, e sim, sempre deve ser visto como uma fonte histórica, dotada de uma interpretação histórica. Também foi necessário abordarmos e refletirmos sobre o complexo período da Guerra Fria, e seus pontos centrais como o medo, a bipolaridade e o desenvolvimento de ciência e o belicismo, bem como analisar como este período é utilizado no cinema, nas obras de ficção e nas obras históricas. No estudo empírico, realizei a exibição completa do filme, e logo após, um exercício metacognitivo que foi realizado na escola, no qual buscamos compreender como os alunos constroem sentido para as problemáticas do filme e de outras problemáticas desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2The Iron Giantpt_BR
dc.subject.keyword2Cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Historical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Cold Warpt_BR
dc.subject.keyword2Fearpt_BR
dc.subject.keyword2Fictionpt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca, Vitória Azevedo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524041034414022pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Richard Santos Salazar.pdf2.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.