Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Eloisa Maria Godinho | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T14:25:35Z | - |
dc.date.available | 2020-09-10 | - |
dc.date.available | 2023-05-26T14:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-09 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Eloisa Maria Godinho. As orientações para o uso dos sites nos livros didáticos da coleção História Global. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4118 | - |
dc.description.abstract | The objective of this dissertation was to analyze the orientations present in a high school history didactic collection approved by PNLD 2018, for the use of sites in history teaching. Thus, the objectives outlined for this work were: to develop the debate about the research with textbooks and new technologies, especially the sites; to contextualize and analyze the National Textbook Program, focusing on the evaluation criteria related to new educational technologies; to choose one of the History collections for High School, approved by PNLD 2018; to locate and identify the sites present in the chosen didactic collection; to categorize the sites according to their general characteristics, that is, domain, content. The didactic collection analyzed was Global History by Gilberto Cotrim, which was the second most adopted collection in PNLD 2018. The research was due in three stages: the first, of inventory of the empirical material, the choice of the collection to be analyzed; the second, of analysis and categorization of the chosen material; the last stage consisted in the analysis of the empirical material. Thus, this study used some procedures of content analysis, from Bardin (2011) and Franco (2003). We took as theoretical reference the understanding of textbooks as a complex object with different functions according to Choppin (2004). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-06T13:21:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Eloisa Maria Godinho Gomes.pdf: 3535414 bytes, checksum: 9bf60371268e007bffe3fa98e24cacd9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-26T14:25:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Eloisa Maria Godinho Gomes.pdf: 3535414 bytes, checksum: 9bf60371268e007bffe3fa98e24cacd9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-26T14:25:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Eloisa Maria Godinho Gomes.pdf: 3535414 bytes, checksum: 9bf60371268e007bffe3fa98e24cacd9 (MD5) Previous issue date: 2020-04-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As orientações para o uso dos sites nos livros didáticos da coleção História Global | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sites | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Renilson Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919452710416508 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3929723587097436 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação foi analisar as orientações presentes em uma coleção didática de História para o Ensino Médio aprovada pelo PNLD 2018, para o uso dos sites no ensino de História. Dessa forma, os objetivos traçados para o presente trabalho foram: desenvolver o debate acerca das pesquisas com livros didáticos e as novas tecnologias, em especial os sites; contextualizar e analisar o Programa Nacional do Livro Didático, com enfoque nos critérios de avaliação relacionados às novas tecnologias educacionais; escolher uma das coleções de História destinadas ao Ensino Médio, aprovadas no PNLD 2018; localizar e identificar os sites presentes na coleção didática escolhida; categorizar os sites de acordo com suas características gerais, ou seja, domínio, conteúdo. A coleção didática analisada foi História Global de autoria de Gilberto Cotrim, que foi a segunda coleção mais adotada no PNLD 2018. A pesquisa foi dívida em três etapas: a primeira, de inventário do material empírico, a escolha da coleção a ser analisada; a segunda, de análise e categorização do material escolhido; a última etapa consistiu na análise do material empírico. Assim, este estudo se utilizou de alguns procedimentos da análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e Franco (2003). Tomamos como referencial teórico a compreensão de livros didáticos enquanto um objeto complexo com diferentes funções conforme Choppin (2004). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History textbooks | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Sites | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Kunze, Nádia Cuiabano | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307356490300126 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Eloisa Maria Godinho Gomes.pdf | 3.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.