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http://ri.ufmt.br/handle/1/4123
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial : estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em história da Região Norte e Centro-Oeste (1998-2012) |
Autor(es): | Santos, Amauri Junior da Silva |
Orientador(a): | Ribeiro, Renilson Rosa |
Coorientador: | Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Coelho, Mauro Cezar |
Resumo : | Sob a égide do Estado e do status científico racionalista, a historiografia nacional, sobretudo, durante a Monarquia e parte da República, procurou construir a nação e o sentimento de pertença à pátria que se consolidava a partir dos ideais de democracia liberal. Para tanto, foi necessário anular a diferença e os sujeitos sociais, a fim de fabricar a “comunidade imaginada”. Desse modo, fundamentada em uma lógica colonialista e ancorada, principalmente, em referenciais eurocêntricos, a História no Brasil primou por uma tessitura que a atribuísse a autoridade e unicidade de imputar a condição de sujeito histórico àqueles que fossem dignos de tal prestígio. Todavia, o longo processo historiográfico e político-cultural que procurou silenciar – indireta e diretamente – as diversas vozes e as forças que construíram a nação não foi eficaz. Isso pode ser constatado pelos diversos movimentos de insurgência (físico e intelectual) ao longo da história contra a opressão sofrida pelos grupos “invisibilizados”. Na esteira desse descontentamento histórico, o Movimento Negro (MN) emerge com suas pautas que reivindicam protagonismo e participação na História do Brasil. É nesse sentido, que a Lei. 10.639/03 figura-se como um dos mais importantes resultados de uma série de lutas do MN, assim como, o maior desafio aos historiadores que agora precisam elaborar narrativas que construam a “comunidade real” que é prenhe de tensões e vozes dissonantes. E é a partir da supracitada Lei que o presente trabalho desenha seu horizonte de interesse. Nesta dissertação, procuramos examinar criticamente a produção acadêmica discente dos últimos quinze anos (1998 – 2012) nos Programas de Pós-Graduação em História, aprovados pela CAPES, das universidades brasileiras das regiões Norte e Centro- Oeste. O propósito em conhecer a história construída nos programas exigiu-nos uma leitura com acuidade das relações de poder, os interesses temáticos, técnicas e referências teóricos que presidiram a elaboração das dissertações e teses durante o recorte temporal. Tomando como esteio uma malha teórica fundamentada em discussões e questionamentos acerca das colonialidades e do eurocentrismo, enquanto perspectiva de conhecimento universal, a pesquisa se delineou e privilegiou, como base metodológica, a análise de conteúdo e inventários críticos de informações contextuais sobre os trabalhos, bem como o mapeamento quantitativo e qualitativo das temáticas. Nessa topografia dos discursos acadêmicos, que constroem a História e cultura de África e dos afro-brasileiros, a polissemia é um imperativo que coexiste com a unicidade temática que desenha a urdidura dos trabalhos defendidos. Esta se anuncia em alguns padrões temáticos privilegiados, como a permanência da história social, abordando a escravidão, movimento de abolição, resistência, relações étnico-raciais e, em menor medida, as histórias de África. |
Resumo em lingua estrangeira: | Under the protection of the State and the rationalist scientific status, the national historiography, foremost, during the Monarchy and part of the Republic period, sought to build the nation and the sense of belonging to the homeland that was consolidated from the ideals of liberal democracy. Nevertheless, it was necessary to nullify the difference and the social subjects, in order to conceive the "imagined community". Therefore, grounded on a colonialist logic and anchored, mostly, in Eurocentric references, the History in Brazil was developed in such a structure that the authority and uniqueness of classifying the condition of the historical subject was attributed to those who were worthy of such standing reputation. On the other hand, the extended historiographical and political-cultural process that attempted to silence - indirectly and directly - the numerous voices and forces that built the nation was not effective. This can be noticed by the various insurgency movements (physical and intellectual ones) throughout history against the oppression suffered by the neglected groups. On the path of this historical displeasure, the Black Movement (BM) emerges with its assertions that claim the main role and a substantial part of the History of Brazil. Thus, the Law 10.639/03 is considered one of the most meaningful outcomes from a row of BM struggles, as well as the greatest challenge to historians who now need to elaborate narratives that contrive the "real community" that is full of tensions and dissonant voices. Therefore, it is from the abovementioned Law that the current academic work draws its horizon of interest. In this dissertation, we seek to rigorously examine the academic production of the last fifteen years (1998 - 2012) in Postgraduate Programs in History approved by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) from Brazilian universities in the North and CentralWest regions. The purpose of knowing the history drawn in these papers required us to read meticulously about the power relations, the thematic interests, techniques and theoretical references that conducted the dissertations and theses during this temporal cut. Taking as support a theoretical framework based on argumentations and questions raised about colonialitiy and Eurocentrism, as a frame of reference of universal knowledge, the term paper was designed and privileged as a methodological basis, the content analysis and the critical inventories of contextual information about the academic production, as well as the quantitative and qualitative mapping of the themes. On this gathering of academic work, which shape the History and culture of Africa and of AfroBrazilians, the polysemy is an imperative that coexists with the singularity of this theme that configure the works here presented. This graded essay is part of some privileged thematic patterns, such as the perpetuation of social history, addressing slavery, the abolitionist movement, the resistance, the racial-ethnic relations and, in a minor way, the stories about Africa. |
Palavra-chave: | História da África Lei n.º 10.639/03 Produção Acadêmica CAPES |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | African history Law n° 10.639/03 Academic production CAPES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | SANTOS, Amauri Junior da Silva. O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial: estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em história da Região Norte e Centro-Oeste (1998-2012). 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4123 |
Data defesa documento: | 18-Apr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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