Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrmond, Célia Mônica Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-06-12T16:23:05Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2023-06-12T16:23:05Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4141-
dc.description.abstractThe present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-18T19:43:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Célia Mônica Pinheiro Ormond.pdf: 5764491 bytes, checksum: 5d5a703129f1d7abd26df60d0b189616 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-12T16:23:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Célia Mônica Pinheiro Ormond.pdf: 5764491 bytes, checksum: 5d5a703129f1d7abd26df60d0b189616 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T16:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Célia Mônica Pinheiro Ormond.pdf: 5764491 bytes, checksum: 5d5a703129f1d7abd26df60d0b189616 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePartículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordFísica moderna e contemporâneapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337788819062573pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma pesquisa feita com alunos do quarto ano do ensino fundamental em uma escola da rede privada de ensino do município de Cuiabá-MT. Esta pesquisa tem o intuito de analisar se os alunos do quarto ano do ensino fundamental têm condições de entender um conteúdo abstrato nesta etapa do ensino. O desenvolvimento se dá através de uma proposta de ensino de física com o tema: partículas elementares, utilizando uma UEPS (Unidade De Ensino Potencialmente Significativa) desenvolvida para esta etapa de ensino, adequada e acessível ao nível cognitivo do aluno. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, caderno de campo, fotografias das atividades realizadas. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários aplicados aos alunos, registros das atividades e seu desenvolvimento. Posteriormente os dados foram sistematizados e analisados. Percebemos que apesar de abstrato, o conceito de partículas elementares pode ser inserido no ensino fundamental como forma do aluno se apropriar de conhecimentos científicos e transformadores da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Significant learningpt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Modern and contemporarypt_BR
dc.contributor.referee3Novais, Jonathan Willian Zangeski-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665663207008673pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Célia Mônica Pinheiro Ormond.pdf5.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.