Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Tatiane Eloize Furyama-
dc.date.accessioned2023-06-14T16:02:17Z-
dc.date.available2019-01-07-
dc.date.available2023-06-14T16:02:17Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationMOTA, Tatiane Eloize Furyama. Tendências e perspectivas da permanência estudantil na UFMT: entre a afirmação de direitos e a bolsificação de necessidades. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4150-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of the conditions of stay of students assisted by the National Program of Student Assistance (PNAES) within the scope of the UFMT, Cuiabá campus. With the purpose of deepening the discussion about the importance of the student assistance policy for the permanence in the public university, we propose in this work to discuss how the assistance to the student in the UFMT has been structured. The interest in this study was determined by the concerns resulting from professional experience, experienced in the Coordination of Attendance to Students (CAE) in the IFMT in the period 2014-2017, and in the Supervision of Student Assistance (SAE) in the UFMT started in May 2017. For this, we used a quanti-qualitative approach and the adopted procedures were: bibliographic review, documentary analysis and the focus group technique. The analysis of the data was supported by a theoretical study about educational policies in the context of higher education, particularly in universities, followed by the debate on student assistance policy and the conditions of stay in the UFMT. In the first moment, we present a theoretical debate about educational policies focused on Brazilian higher education, especially from the democratization and expansion of higher education in the 1990s. Next, we discuss the political, economic and social context that fostered PNAES regulations, we delimit the space of student assistance policy in the context of the UFMT. Finally, we present the results of the research, hoping to collaborate with the process of reflection and debate about student stay in the university. It seeks to reveal to what extent the actions coming from the student assistance policy, from the PNAES, were decisive for the continuation of the course at the UFMT. We find that student permanence involves a set of material and symbolic factors that influence academic (in) success, therefore, to remain in the institution is beyond the monetary pass-through granted through scholarships and scholarships.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-05-11T15:00:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Tatiane Eloize Furyama Mota.pdf: 964832 bytes, checksum: c0247a96679a11042ec0b272766586c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-14T16:02:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Tatiane Eloize Furyama Mota.pdf: 964832 bytes, checksum: c0247a96679a11042ec0b272766586c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-14T16:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Tatiane Eloize Furyama Mota.pdf: 964832 bytes, checksum: c0247a96679a11042ec0b272766586c7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTendências e perspectivas da permanência estudantil na UFMT : entre a afirmação de direitos e a bolsificação de necessidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica de educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordPermanênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marluce Aparecida Souza e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084688088642698pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marluce Aparecida Souza e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084688088642698pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Leana Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967610483616761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701107674580296pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise sobre as condições de permanência dos/as estudantes auxiliados/as pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFMT, campus Cuiabá. Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a importância da política de assistência estudantil para a permanência na universidade pública, nos propomos neste trabalho discutir como vem sendo estruturada a assistência ao estudante na UFMT. O interesse por este estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada na Coordenação de Atendimento ao Estudante (CAE) no IFMT no período de 2014- 2017, e na Supervisão de Assistência Estudantil (SAE) na UFMT iniciada em maio de 2017. Para isto, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa e os procedimentos adotados foram: revisão bibliográfica, análise documental e a técnica de grupo focal. A análise dos dados foi amparada por um estudo teórico acerca das políticas educacionais no contexto da educação superior, particularmente, no âmbito das universidades, seguida do debate sobre a política de assistência estudantil e as condições de permanência na UFMT. No primeiro momento, apresentamos um debate teórico sobre as políticas educacionais voltadas à educação superior brasileira, sobretudo, a partir da democratização e expansão do ensino superior na década de 1990. Em seguida discute-se sobre o contexto político, econômico e social que fomentou a regulamentação do PNAES, delimitamos o espaço da política de assistência estudantil no contexto da UFMT. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, esperando colaborar com o processo de reflexão e debate em torno da permanência estudantil na universidade. Busca-se analisar em que medida as ações provenientes da política de assistência estudantil atende as demandas do/a estudante e se contribuíram para a permanência e continuidade do curso na UFMT. Constatamos que a permanência estudantil envolve um conjunto de fatores materiais e simbólicos que influenciam o (in) sucesso acadêmico, portanto, o permanecer na instituição está para além do repasse monetário concedido através dos auxílios e bolsas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.keyword2Higher education policypt_BR
dc.subject.keyword2Student assistancept_BR
dc.subject.keyword2Permanencept_BR
dc.contributor.referee3Santos, Tânia Maria Santana dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Tatiane Eloize Furyama Mota.pdf942.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.