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Tipo documento: Dissertação
Título: O desempenho tático-técnico no handebol e a percepção de competência de escolares após um programa de ensino por meio da compreensão
Autor(es): Mazzardo, Tatiane
Orientador(a): Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Greco, Pablo Juan
Resumo : Os métodos híbridos de ensino do esporte reúnem em suas unidades didáticas conteúdos advindos de diferentes propostas pedagógicas, com o intuito de desenvolver com maior qualidade as capacidades dos participantes (táticas e técnicas). Nesse âmbito, o Teaching Games for Understanding (TGfU) não apresenta em seu ciclo metodológico conteúdos dirigidos ao desenvolvimento da coordenação motora (CM). Portanto, o presente estudo buscou agregar a este método a CM específica da modalidade de handebol, visto que o desenvolvimento das habilidades técnicas está diretamente relacionado à CM. O estudo verificou o nível da coordenação motora, a capacidade tático-técnica e a percepção de competência de alunos após a aplicação de dois programas interventivos pelo método TGfU e o TGfU agregado a conteúdos da coordenação motora específica (TGfU+CM). A amostra compôs-se de 43 sujeitos, com idade entre 14 e 15 anos (14,3±0,46), divididos em dois grupos (G1 – TGfU e G2 – TGfU+CM), sendo que ambos receberam uma unidade didática de 20 sessões de aula. Os resultados apontaram que a categorização confirmou o método de ensino empregado e após a intervenção houve melhora significativa da CM em ambos os grupos e sexos, com tamanho de efeito (TE) grande para o quociente motor, a partir de 0,611. Considerando a performance de jogo, escore geral da capacidade tático-técnica, apenas o sexo masculino melhorou em ambos os grupos, entretanto com TE grande para o G2 (0,610) e TE médio para o G1 (0,487). Considerando o efeito tempo para a percepção de competência, houve melhora na competência comportamental para ambos os sexos no G2 (p= 0,050). Quanto a análise entre grupos não se encontrou diferença significativamente estatística após a intervenção para nenhuma das variáveis do estudo. Ao correlacionar a percepção de competência e a CM encontrou-se no pós-teste correlação forte entre o salto monopedal e a competência física para o sexo feminino (r=0,788). Ao correlacionar a percepção de competência e as capacidades tático-técnicas encontrou-se no pós-teste correlação forte entre o Índice de Apoio e a competência comportamental para o sexo feminino (r=0,768). Concluise que o método empregado é capaz de contribuir para o desenvolvimento das capacidades analisadas, visto que, houve aumento gradativo das medianas para os dois grupos experimentais. Entretanto a inserção da CM não foi capaz de surtir os efeitos desejados na elevação do nível de habilidade técnica dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: The hybrid methods of teaching the sports together in their units content originated from different pedagogical proposals, with the aim of developing with higher quality the capacities of participants (tactics and techniques). In this context, the Teaching Games for Understanding (TGfU) does not present in your content to methodological development cycle of motor coordination (MC). Therefore, the present study sought to add to this method specific handball mode CM, since the development of technical skills is directly related to your development. The study verified the level of motor coordination, the tactical-technical capacity and the students' perception of competence after the application of two programs intervention by the TGfU method and the TGfU added to the contents of the specific motor coordination (TGfU + MC). The sample composed of 43 subjects, aged 14 to 15 years (14.3 ± 0.46), divided into two groups (G1 - TGfU and G2 - TGfU + MC), both of which received a didactic unit of 20 class sessions. The results showed that the categorization confirmed the teaching method employed and after the intervention there was a significant improvement of MC in both groups and sexes, with size of effect (ES) great for motor quotient, from 0.611. Considering the game performance, general ability score tactical-technical, only the males has improved in both groups, however with ES major to the G2 (0.610) and medium for the G1 (0.487). Considering the time to effect the perception of competence, there was improvement in behavioral competence for both sexes in G2 (p = 0.050). As the analysis between groups did not significantly statistical difference after the intervention for any of the variables of the study. By correlating the perception of competence and MC found in the post-test strong correlation between the jump and the physical competence monopedal for females (r = 0.788). By correlating the perception of competence and tactical-technical capabilities, found in the post-test strong correlation between the support index and the behavioral competence for females (r = 0.768). It is concluded that the employed method is capable of contributing to the development of the analyzed capacities, since there was a gradual increase of the medians for the two experimental groups. However, the MC insertion was not able to achieve the desired effects in raising the students' technical ability level.
Palavra-chave: TGfU
Coordenação motora
Handebol
Palavra-chave em lingua estrangeira: TGFU
Motor coordination
Handball
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: MAZZARDO, Tatiane. O desempenho tático-técnico no handebol e a percepção de competência de escolares após um programa de ensino por meio da compreensão. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4151
Data defesa documento: 21-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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