Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4179
Tipo documento: Dissertação
Título: Extração de óleos essenciais por arraste a vapor : sequência didática para proporcionar aprendizagem de conceitos de Química
Autor(es): Valentim, João Augusto
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Nehme, Claudia Joseph
Resumo : O objetivo específico dessa pesquisa foi investigar a experimentação nos contextos escolares onde os sujeitos estavam inseridos e também avaliar o material elaborado no que concerne as suas contribuições para o ensino e aprendizagem de conceitos de Química na educação básica. Com foco na experimentação no ensino de Química na educação básica e com a finalidade de elaborar um produto educacional que contribua para o ensino e aprendizagem de conceitos de Química por meio da extração de óleos essenciais por arraste a vapor, essa investigação permitiu a elaboração de um material didático a partir de uma pesquisa bibliográfica de base epistemológica, que proporcionou um melhor entendimento sobre as interações entre sujeito e fenômeno. A pesquisa avançou sobre um referencial teórico educacional pautado em uma concepção de aprendizagem ativa e perpassa pesquisas sobre a experimentação no ensino de Ciências, com o intuito de compreender melhor as atividades experimentais no quadro escolar. Reuniu conhecimentos químicos sobre os óleos essenciais, bem como sobre a técnica de arraste a vapor, os quais foram necessários para elaboração do produto educacional. Findando no estudo de caso sobre a experimentação e na avaliação do material produzido, realizado com professores de Química do município de Cuiabá, que foram lotados no ano de 2016 em escolas da Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso, Brasil. A pesquisa culminou na apresentação do Guia Didático, denominado ―Extração de Óleos Essenciais: Sequência Didática para proporcionar Aprendizagem de conceitos de Química‖, juntamente com um ―Kit Experimental‖ que o compõe, constituído de materiais alternativos para extração de óleos essenciais por arraste a vapor. A validação do produto educacional aponta para uma efetiva contribuição na prática docente do professor de Química em favor da qualidade do ensino e aprendizagem de Química por meio da experimentação, como também sugere a continuidade da pesquisa em sua aplicação no âmbito escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents a research where the objective was to investigate the experimentation in basic education and to elaborate an educational product to contribute in the teaching and learning of concepts of Chemistry from the extraction of essential oils. The investigations for the elaboration of the educational product began with a long bibliographical research, which started from an epistemological basis for a better understanding about the interactions between the subject and the phenomenon, advanced on a theoretical reference of learning based on a conception of learning Active research on experimental science teaching for a better understanding of experimental activities in this school context involved chemical knowledge about the essential oils that were needed to produce the educational product until the case study on experimentation and evaluation Of the material produced. The case study involved as chemistry teachers in the city of Cuiabá, crowded in 2016, in schools of the State Basic Education Network of the State of Mato Grosso, Brazil. This research aimed to investigate the experimentation in the school contexts where the subjects were inserted and to evaluate the material elaborated regarding their contributions to the teaching and learning of concepts of Chemistry in basic education. The research work culminated in a Didactic Guide called "Extraction of Essential Oils: Didactic Sequence to provide Learning of concepts of Chemistry" and an "Experimental Kit" that consists of alternative materials for extraction of essential oils by steam drag. From the results presented in the evaluation the educational product is ready to contribute in the teaching practice of the professor of Chemistry, in favor of the quality of teaching and learning of Chemistry through experimentation.
Palavra-chave: Ensino de química
Guia didático
Extração de óleos essenciais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chemistry teaching
Didactic guide
Extraction of essential oils
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: VALENTIM, João Augusto. Extração de óleos essenciais por arraste a vapor: sequência didática para proporcionar aprendizagem de conceitos de Química. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4179
Data defesa documento: 10-Mar-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_João Augusto Valentim.pdf1.94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.