Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSteinert, Monica Érika Pardin-
dc.date.accessioned2023-06-19T12:32:10Z-
dc.date.available2017-04-26-
dc.date.available2023-06-19T12:32:10Z-
dc.date.issued2017-03-22-
dc.identifier.citationSTEINERT, Monica Érika Pardin. Sala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo SAMBI. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4180-
dc.description.abstractThis work aimed to create application software (application) as an educational product, with the purpose of inserting pedagogically the cell phone in the classroom. The creation of this product and its insertion in the school consists of a formative process for the authors and the researched school community, seeking improvement in the management of the TDIC that results in an increase of competences for the emancipation of the school collective. The application has the purpose of addressing in contexts, diseases and health problems of regional scope, associated to the Five Realms of living beings. Health, an essential condition for the maintenance of life, is a multidisciplinary theme, advocated by the World Health Organization (WHO) as intersectoral because it advocates collective and political articulations capable of mobilizing diverse sectors of society, including schools. A research with elements of action research was accomplished, through a pedagogical proposal based on health education to insert the pedagogically the cell phone in the classroom. Observation, content analysis of activities and data obtained in product evaluation within a teaching-learning process showed emerging possibilities, based on alternative modes of team work based on cooperation. And the classroom as a research scenario, is presented as an autopoietic social system responsive, from the epistemological point of view, in a search for appropriation of the theoretical assumptions of Maturana and Varela, Luhmann and Bertalanffy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-23T15:42:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Monica Érika Pardin Steinert.pdf: 1935267 bytes, checksum: 8d0fbdfb4a6bf05efdd34e8385d2a5c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-19T12:32:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Monica Érika Pardin Steinert.pdf: 1935267 bytes, checksum: 8d0fbdfb4a6bf05efdd34e8385d2a5c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T12:32:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Monica Érika Pardin Steinert.pdf: 1935267 bytes, checksum: 8d0fbdfb4a6bf05efdd34e8385d2a5c3 (MD5) Previous issue date: 2017-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo SAMBIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiologiapt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordBYODpt_BR
dc.subject.keywordSistemas autopoiéticospt_BR
dc.contributor.advisor1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee2Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028240598797591pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a criação de um software de aplicação (aplicativo), enquanto produto educacional, com o propósito de inserir pedagogicamente o celular na sala de aula. A criação deste produto e sua inserção na escola consistem em um processo formativo para as autoras e comunidade escolar pesquisada, buscando melhoria no manejo das TDIC que redunde em um aumento de competências para a emancipação do coletivo escolar. O aplicativo tem a finalidade de abordar em contextos, doenças e agravos à saúde de âmbito regional, associados aos Cinco Reinos de seres vivos. A saúde, condição essencial para a manutenção da vida, é um tema multidisciplinar, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como intersetorial porque preconiza articulações coletivas e políticas capazes de mobilizar diversos setores da sociedade, incluindo a escola. Uma pesquisa com elementos de pesquisa-ação foi realizada, por meio de proposta pedagógica baseada em educação em saúde para inserir o pedagogicamente o celular na sala de aula. Observação, análise de conteúdos das atividades e dados obtidos em avaliação do produto dentro de um processo de ensino-aprendizagem mostraram possibilidades emergentes, baseadas em modos alternativos de trabalho equipe pautados em cooperação. E a sala de aula como cenário da pesquisa, é apresentada como um sistema social autopoiético responsivo, do ponto de vista epistemológico, em uma busca de apropriação dos pressupostos teóricos de Maturana e Varela, Luhmann e Bertalanffy.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Biologypt_BR
dc.subject.keyword2Healthpt_BR
dc.subject.keyword2BYODpt_BR
dc.subject.keyword2Autopoiesis systempt_BR
dc.contributor.referee3Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Monica Érika Pardin Steinert.pdf1.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.