Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Vinícius Bozzano-
dc.date.accessioned2017-08-07T17:02:11Z-
dc.date.available2014-05-14-
dc.date.available2017-08-07T17:02:11Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.identifier.citationNUNES, Vinícius Bozzano. Formação ética na rede de educação profissional, científica e tecnológica. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/421-
dc.description.abstractThe ethical paradigm crisis is a topic discussed by many thinkers and perceptible preoccupation in every day discourse. In harmony with the challenge of education in contemporary, Law 9.394/96 proposes ethical formation as one of the purposes of High School, which extends the Integrated High School, education modality offered by the Professional, Scientific and Technological Education (PSTE). In order to contribute to the understanding of the formation process in PSTE, this study highlights how mobilizer problem the question: "how ethical formation in PSTE occurs?". To answer this question, it was established as purpose to investigate the methods for ethical formation in PSTE units. Some assumptions of philosophical theories of ethics and in the field of morality psychology were used as theoretical support. For data collection, questionnaires to all effectively deployed units of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (FNPSTE) were answered by their respective educational managers, in which 69 institutions participated, distributed by all the Brazilian states. The data were analyzed quantitatively and qualitatively, complemented by documental analysis and placed in dialogue with the available literature. The results show that ethical formation in PSTE is understood positively in all participating units, however, it is not carried out across the network. In the units that have some kind of experience, they are idealized from private and isolated initiatives. It results in a heterogeneity marked among the experiences identified in the country. In the context of national public policies for PSTE, there is no discussion or solid project about this topic. In the current moment of expansion of the network in Brazil, which the dialogs about the new condition of this educational method are open, it is appropriated to insert ethical formation in the list of relevant topics, whether in the academic or the political scope.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-08-03T21:53:12Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Vinicius Bozzano Nunes.pdf: 1199751 bytes, checksum: 8d221156eabbb6d7ed569d4bb454b0d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-08-07T17:02:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Vinicius Bozzano Nunes.pdf: 1199751 bytes, checksum: 8d221156eabbb6d7ed569d4bb454b0d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-07T17:02:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Vinicius Bozzano Nunes.pdf: 1199751 bytes, checksum: 8d221156eabbb6d7ed569d4bb454b0d9 (MD5) Previous issue date: 2014-04-22en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação ética na rede de educação profissional, científica e tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCientífica e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordFormação éticapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leonardo Lemos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444203522447403pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Leonardo Lemos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444203522447403pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Ademar de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926944750460343pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410250442282906pt_BR
dc.description.resumoA crise no paradigma ético é tema debatido por diversos pensadores e preocupação perceptível no discurso cotidiano. Em sintonia com o desafio da educação na contemporaneidade, a Lei 9.394/96 propõe a formação ética como uma das finalidades do Ensino Médio, o que se estende ao Ensino Médio Integrado, modalidade de ensino ofertada pela Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). No intuito de contribuir para a compreensão do processo de formação na EPCT, este estudo destaca como problema mobilizador a questão: “como ocorre a formação ética na EPCT?”. Para responder essa questão, foi estabelecido como objetivo investigar os métodos para a formação ética nas unidades da EPCT. Foram utilizados como subsídios teóricos pressupostos da ética filosófica e de teorias situadas no campo da psicologia da moralidade. Para coleta de dados, foram distribuídos questionários a todas unidades efetivamente implantadas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPCT), para que fossem respondidos por seus respectivos gestores pedagógicos. Participaram 69 instituições, distribuídas por todos os estados do país. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, complementados por uma análise documental e postos em diálogo com a literatura disponível. Os resultados mostram que a formação ética na EPCT é compreendida positivamente em todas as unidades participantes, entretanto, não é levada a cabo em toda a Rede. Nas unidades que realizam algum tipo de experiência, elas são idealizadas a partir de iniciativas particulares e isoladas. Isso resulta em uma grande heterogeneidade entre as experiências identificadas pelo país. No âmbito das políticas públicas nacionais para a EPCT, não há discussão ou projeto sólidos sobre o tema. Diante do atual momento de expansão da Rede no Brasil, em que estão abertos os diálogos sobre a nova condição dessa modalidade educativa, convém inserir a formação ética no rol de temas relevantes, quer no âmbito acadêmico quer no político.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Education professionalpt_BR
dc.subject.keyword2Scientific and technologicalpt_BR
dc.subject.keyword2Ethical formationpt_BR
dc.contributor.referee3Bataglia, Patrícia Unger Raphael-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823936738852264pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Vinicius Bozzano Nunes.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.