Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTerra, Marcos Adriano da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-21T16:35:05Z-
dc.date.available2017-11-09-
dc.date.available2023-06-21T16:35:05Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.identifier.citationTERRA, Marcos Adriano da Silva. O uso do soroban para educando cego: concepções e perspectivas. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4254-
dc.description.abstractWithin the context of education it is of the utmost importance to insert the idea of inclusion. In this work, teaching is totally geared towards mathematics and inclusive education for the blind. For that, it is approached from the braille writing method, the initial source of the social inclusion of these people, until the beginnings of human evolution, when man felt the need to create a numerical form of counting. Primarily, ancient peoples created counting techniques through the abacuses, the oldest numerical counter. In Japan, this abacus was called soroban, and this study will address its history, as well as the way this manual calculation tool is used in blind student education at the Louis Braille Rehab Center, in performing basic mathematical operations. Our theoretical support was based on Birch, B (1993), Realy, L. (2004), Camargo, E.P; Nardi, R (2008).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-13T14:46:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-21T16:35:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-21T16:35:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5) Previous issue date: 2017-09-22en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSorobanpt_BR
dc.subject.keywordCentro de Reabilitação Louis Braillept_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eunice Cândida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037151037918091pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eunice Cândida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037151037918091pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clayton Eduardo Lente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069908956291996pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125641642326435pt_BR
dc.description.resumoDentro do contexto da educação é de suma importância inserir a ideia de inclusão. Este trabalho, é totalmente voltado para a matemática e a educação inclusiva para cegos. Para tanto, é abordado desde o método de escrita braille, fonte inicial da inclusão social dessas pessoas, até os primórdios da evolução humana, quando o homem sentiu a necessidade de criar uma forma numérica de contagem. Primordialmente, os povos antigos criaram técnicas de contagem por meio dos ábacos, o mais antigo contador numérico. No Japão, esse ábaco era denominado soroban e, esse estudo abordará sua história, assim como a maneira que este instrumento de cálculo manual é usado na educação de aluno cego no Centro de Reabilitação Louis Braille, na realização das operações básicas matemáticas. Nosso suporte teórico foi alicerçado em Birch (1993), Reily (2004), Camargo e Nardi (2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Sorobanpt_BR
dc.subject.keyword2Louis Braille Rehab Centerpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Ivonildes Ribeiro Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8664599889120339pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf6.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.