Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Terra, Marcos Adriano da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T16:35:05Z | - |
dc.date.available | 2017-11-09 | - |
dc.date.available | 2023-06-21T16:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
dc.identifier.citation | TERRA, Marcos Adriano da Silva. O uso do soroban para educando cego: concepções e perspectivas. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4254 | - |
dc.description.abstract | Within the context of education it is of the utmost importance to insert the idea of inclusion. In this work, teaching is totally geared towards mathematics and inclusive education for the blind. For that, it is approached from the braille writing method, the initial source of the social inclusion of these people, until the beginnings of human evolution, when man felt the need to create a numerical form of counting. Primarily, ancient peoples created counting techniques through the abacuses, the oldest numerical counter. In Japan, this abacus was called soroban, and this study will address its history, as well as the way this manual calculation tool is used in blind student education at the Louis Braille Rehab Center, in performing basic mathematical operations. Our theoretical support was based on Birch, B (1993), Realy, L. (2004), Camargo, E.P; Nardi, R (2008). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-13T14:46:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-21T16:35:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-21T16:35:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf: 6722046 bytes, checksum: f6e124ad032e6e732635e58267110aab (MD5) Previous issue date: 2017-09-22 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soroban | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro de Reabilitação Louis Braille | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Eunice Cândida Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9037151037918091 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Eunice Cândida Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9037151037918091 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Clayton Eduardo Lente da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4069908956291996 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2125641642326435 | pt_BR |
dc.description.resumo | Dentro do contexto da educação é de suma importância inserir a ideia de inclusão. Este trabalho, é totalmente voltado para a matemática e a educação inclusiva para cegos. Para tanto, é abordado desde o método de escrita braille, fonte inicial da inclusão social dessas pessoas, até os primórdios da evolução humana, quando o homem sentiu a necessidade de criar uma forma numérica de contagem. Primordialmente, os povos antigos criaram técnicas de contagem por meio dos ábacos, o mais antigo contador numérico. No Japão, esse ábaco era denominado soroban e, esse estudo abordará sua história, assim como a maneira que este instrumento de cálculo manual é usado na educação de aluno cego no Centro de Reabilitação Louis Braille, na realização das operações básicas matemáticas. Nosso suporte teórico foi alicerçado em Birch (1993), Reily (2004), Camargo e Nardi (2008). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Soroban | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Louis Braille Rehab Center | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Inclusive education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dias, Ivonildes Ribeiro Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8664599889120339 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Marcos Adriano da Silva Terra.pdf | 6.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.