Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatalha, Maria Cristina de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-26T13:31:43Z-
dc.date.available2019-10-15-
dc.date.available2023-06-26T13:31:43Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.citationBATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4308-
dc.description.abstractThis dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-28T13:09:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-26T13:31:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T13:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO dominó de quatro pontas : um jogo de contagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática pedagógica dos jogospt_BR
dc.subject.keywordJogo dominó de quatro pontaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordMúltiplospt_BR
dc.subject.keywordAnálise combinatóriapt_BR
dc.subject.keywordProbabilidadespt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066pt_BR
dc.contributor.referee2Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação traz uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática envolvendo o estudo de múltiplos e divisores de números inteiros, análise combinatória e probabilidades, através do jogo Dominó de Quatro Pontas, para os alunos do Ensino Médio. Para isto, foram realizadas pesquisas sobre o uso do recurso didático da prática de jogos em sala de aula, a origem, as regras e aplicações do jogo envolvendo os temas propostos. Este trabalho priorizou a ludicidade como estratégia auxiliar para o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Entre as principais observações feitas, destacam-se a melhora do raciocínio lógico para tomada de decisão pelo estudo da melhor jogada, o fortalecimento dos conceitos de m´múltiplos e divisores, e a interatividade e interesse dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practice of gamespt_BR
dc.subject.keyword2Four-way domino gamept_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Multiplespt_BR
dc.subject.keyword2Combinatorial analysispt_BR
dc.subject.keyword2Probabilitiespt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Marcelo Almeida de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343419041226215pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf34.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.