Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batalha, Maria Cristina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T13:31:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15 | - |
dc.date.available | 2023-06-26T13:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
dc.identifier.citation | BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4308 | - |
dc.description.abstract | This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-28T13:09:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-26T13:31:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-26T13:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf: 35291631 bytes, checksum: ea53422e01bba57fd6b26f63d2569b53 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática pedagógica dos jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogo dominó de quatro pontas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Múltiplos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Probabilidades | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carlos Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/74450801039638066 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Carlos Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/74450801039638066 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Berlatto, Adilson Antônio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/80913312581743 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação traz uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática envolvendo o estudo de múltiplos e divisores de números inteiros, análise combinatória e probabilidades, através do jogo Dominó de Quatro Pontas, para os alunos do Ensino Médio. Para isto, foram realizadas pesquisas sobre o uso do recurso didático da prática de jogos em sala de aula, a origem, as regras e aplicações do jogo envolvendo os temas propostos. Este trabalho priorizou a ludicidade como estratégia auxiliar para o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Entre as principais observações feitas, destacam-se a melhora do raciocínio lógico para tomada de decisão pelo estudo da melhor jogada, o fortalecimento dos conceitos de m´múltiplos e divisores, e a interatividade e interesse dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pedagogical practice of games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Four-way domino game | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High school | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Multiples | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Combinatorial analysis | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Probabilities | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Marcelo Almeida de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1343419041226215 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf | 34.46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.