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http://ri.ufmt.br/handle/1/4316
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino-aprendizagem : um fato histórico para entender conceitos de Física |
Autor(es): | Santos, Sônia Aparecida Ferreira dos |
Orientador(a): | Arruda, Alberto Sebastião de |
Coorientador: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Membro da Banca: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Almeida, Rosely Maria Vieira de Souza |
Membro da Banca: | Craco, Luis |
Resumo : | Com o propósito de promover uma aprendizagem significativa, indo ao encontro do que ocorre comumente nas salas de aula, aprendizagem por memorização, se fez necessária à elaboração de um produto educacional que se utilize de um assunto verídico, para o estudo de conceitos físicos. Dessa maneira mostrar ao aluno que a física não é uma ciência alheia ao seu cotidiano, mas sim, a mesma é tão presente em suas vidas que até através um fato histórico pode-se aprender conceitos físicos. Assim, este trabalho tem por objetivo expor a experiência vivenciada em sala de aula de um produto educacional que auxilia a compreensão de alguns conceitos físicos, principalmente o princípio de Arquimedes, através de um fato histórico ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1942, que resultou na morte de mais de 600 pessoas na costa brasileira. O protagonista dessa mortandade é o submarino alemão, U-507, que afundou cinco navios (Baependy, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Arará). O produto educacional é composto por, uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa). A UEPS, sequência didática fundamentada na Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que possui o propósito de ser um material potencialmente significativo, para o estudo de densidade e pressão que servem de base para o conceito principal que é o princípio de Arquimedes ou teorema do empuxo. Nessa UEPS possui ainda um aparato experimental produzido a partir de materiais de fácil acesso, que proporciona a verificação da variação do módulo do teorema do empuxo na emersão e imersão de um recipiente que simula submarino. Essa variação do módulo do teorema do empuxo permite verificar a relação entre as forças do princípio de Arquimedes e peso. No caso de igualdade entre as forças, verifica-se estado de equilíbrio entre as forças, portanto, a força resultante é nula; já no caso de subida ou descida existirá uma desigualdade entre elas, consequentemente resulta numa aceleração. O produto foi aplicado no primeiro bimestre, em uma turma de segundo ano, tendo outra turma também de segundo ano como turma controle, onde as aulas foram ministradas no formato tradicional. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the purpose of promoting a meaningful learning, going against what is commonly occurring in classrooms, learning by rote, it was necessary to elaborate an educational product that uses a veridical subject, for the understanding of physical concepts. In this way, to show the student that physics is not a science apart to their daily life. Leaning but rather, it is so present in their lives and even through a historical fact one can help to learn novel physical concepts. Thus, this work aims to introduce in the classroom an educational product that help to understand some physical concepts, especially the Archimedes principle, through a historical fact which occurred during World War II, specifically on the days 15, 16 and 17 of August of 1942, resulting in the death of more than 600 people in the Brazilian coast. The protagonist of this death is the German submarine, U-507, sinking five ships (Baependy, Araraquara, Aníbal Benevolo, Itagiba and Arará). The educational product is composed of a LPS (Potentially Significant Teaching Unit) and an experimental apparatus. The LPS, a didactic sequence based on the Significant Learning of David Ausubel, which is intended to be a potentially significant material for the study of density and pressure that serve as the basis for understanding the main concept, is. e., the principle of Archimedes or thrust. On the other hand, the experimental apparatus produced from easily of easy access materials provides verification of the variation of the buoyancy modulus in the emersion and immersion of a vessel that simulates a submarine. This variation of the thrust modulus allows verifying the relation between the forces of thrust and its weight. In the case of equality between forces, there is a state of equilibrium between forces, so the resulting force is zero. On the other hand, in the case of rise or fall there will be an inequality between them, resulting in acceleration. The product was applied in the first two months, of a second year class, having another class also of the second year as a control group, which was treated in the traditional format. |
Palavra-chave: | Ensino de física Produto educacional Princípio de Arquimedes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching physics Educational product Archimedes principle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | SANTOS, Sônia Aparecida Ferreira dos. Ensino-aprendizagem: um fato histórico para entender conceitos de Física. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4316 |
Data defesa documento: | 1-Dez-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
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