Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4319
Tipo documento: Tese
Título: Crianças conectadas ao YouTube : vivências na cultura digital
Autor(es): Costa, Aliana França Camargo
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Marcon, Karina
Membro da Banca: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Membro da Banca: Fantin, Monica
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Resumo : Tendo como direção o estudo na cultura digital, esta tese tem o objetivo de compreender o que existe na relação entre crianças, com idades entre 7 e 10 anos, e a mídia digital YouTube. As tecnologias digitais transformaram os modos como nos relacionamos. A internet como tecido de nossas vidas (CASTELLS, 2015) impulsionou um novo reordenamento no qual as crianças, a partir das novas mídias digitais e com o surgimento da rede social YouTube, em 2005, puderam se inserir na comunicação pessoal de massa ampliando suas práticas para a circulação, produção, exibição e, sobretudo, no consumo de informações, que consideramos uma nova ecologia comunicacional. Esta pesquisa utiliza a netnografia (KOZINETS, 2014) com inspiração etnográfica, entendendo que o estudo se encontrava em dois campos contíguos: no presencial off-line, quando adentramos no espaço organizado e facilitado por uma escola municipal, localizada na cidade de Barra do Garças - MT, entre os meses de agosto e novembro de 2019, para nos aproximar dos nossos sujeitos; e no campo on-line, quando analisamos os canais do YouTube, que as 11 crianças participantes indicaram acessar com maior frequência. Sistematizamos os achados que se projetaram em três grandes dimensões: O quê as crianças mais assistiam, diz respeito às preferências aos canais e os youtubers; Como elas se apropriavam das tecnologias digitais para a interação social com o YouTube; e por fim, Para quê as crianças consumiam as informações da plataforma, no qual apresentamos as problematizações e percepções. Como suporte teórico nos apoiamos no projeto científico de Vigotski (1999a; 2003; 2004; 2006; 2008; 2009; 2018) para o qual o social e cultural se entrelaçam na constituição humana. A linha condutora de nossa análise é o conceito de perejivanie [vivência] que faz parte da última fase de estudos do pensador bielo-russo, e é considerado um dos conceitos mais importantes da obra de Vigotski, quando ele entende que o seu estudo deveria se voltar para o campo semântico, dos significados, para compreender a formação superior da mente. Perejivanie é o que está entre a personalidade e o meio ambiente ao qual a criança se desenvolve. Dentro do conceito, os elementos emoção-pessoal, afetos, a imaginação, engendram as dobras de consciência vivenciadas pelo indivíduo. Por meio da vivência [perejivanie] analisamos as falas das crianças sob a luz da teoria de Espinosa (2000) articulando com a pesquisa de Vigotski, para nos aprofundar sobre os afetos que estão contidos na relação das crianças com a mídia digital YouTube. Além disso, aproximamos o conceito de perejivanie ao estilo da cultura digital no qual ascende a estética tecnológica (MAFFESOLI, 1995; SANTAELLA; ARANTES, 2008), criando, assim, uma vivência digital. Na cultura digital, o agente social criança remodelou sua experiência, apropriando-se da tecnologia e trazendo vivências alinhadas ao novo modo de sentir, proporcionado pelo estilo estético.
Resumo em lingua estrangeira: Having as its direction the study in digital culture, this thesis aims to understand what exists in the relationship between children, aged between 7 and 10 years, and the digital media YouTube. Digital technologies have transformed the ways we interact. The internet as the fabric of our lives (CASTELLS, 2015) boosted a new reorganization in which children, based on new digital media and with the emergence of the social network YouTube, in 2005, were able to enter mass personal communication, expanding their practices. For the circulation, production, exhibition and, above all, in the consumption of information, which we consider a new communicational ecology. This research uses netnography (KOZINETS, 2014) with ethnographic inspiration, understanding that the study was in two contiguous fields: in the offline presence, when we enter the space organized and facilitated by a municipal school, located in the city of Barra do Garças - MT, between the months of august and november 2019, to get closer to our subjects; and in the online field, when we analyzed YouTube channels, which the 11 participating children indicated accessing more frequently. We systematized the findings that were projected into three major dimensions: What children watched the most, with regard to preferences for channels and youtubers; How they appropriated digital technologies for social interaction with YouTube; and finally, Why did children consume information from the platform, in which we present the problematizations and perceptions. As theoretical support, we rely on Vygotsky's scientific project (1999a; 2003; 2004; 2006; 2008; 2009; 2018) for which the social and cultural intertwine in the human constitution. The guiding line of our analysis is the concept of perejivanie [experience] that is part of the last phase of studies of the Belarusian thinker, and is considered one of the most important concepts of Vygotsky's work, when he understands that his study should be return to the semantic field, of meanings, to understand the higher formation of the mind. Perejivanie is what lies between the personality and the environment in which the child develops. Within the concept, the emotion-personal elements, affections, imagination engender the folds of consciousness experienced by the individual. Through the experience [perejivanie] we analyzed the speeches of children under the light of Espinosa's theory (2000) articulating with Vygotsky's research, to delve deeper into the affections that are contained in the relationship of children with the digital media YouTube. In addition, we approach the concept of perejivanie to the style of digital culture in which technological aesthetics ascend (MAFFESOLI, 1995; SANTAELLA; ARANTES, 2008), thus creating a digital experience. In digital culture, the child social agent remodeled his experience, appropriating technology and bringing experiences aligned with the new way of feeling, provided by the aesthetic style.
Palavra-chave: Crianças
Mídia digital YouTube
Perejivanie
Vivência
Estética tecnológica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Children
YouTube digital media
Perejivanie
Experience
Technological aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: COSTA, Aliana França Camargo. Crianças conectadas ao YouTube: vivências na cultura digital. 2022. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4319
Data defesa documento: 22-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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