Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4320
Tipo documento: Tese
Título: Tecendo a docência nas diferenças culturais : processos de identificação docente no Instituto Federal Campus Coari - Amazonas
Autor(es): Peres, Claudio Afonso
Orientador(a): Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Coorientador: Monteagudo, José González
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Souza, Rodrigo Matos de
Membro da Banca: Nogueira, Sandra Vidal
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Resumo : Trata-se de um estudo sobre a complexidade do Desenvolvimento Profissional Docente diante da caracterização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no Município de Coari, no interior do Estado. As características do Instituto Federal e a realidade diversa do interior do Amazonas colocam os docentes entre culturas escolares e culturas locais estranhas às suas formações, o que implica identificações diversas. Objetivase compreender os processos de identificação de um grupo de professores do campus Coari diante das diferenças e encontros culturais vivenciados no local. Para tal, procura-se conhecer o sentido das experiências e histórias relatadas pelos docentes e por minha história pessoal; apreender as tensões e conflitos presentes; interpretar como os professores constroem e (re)constroem suas profissionalidades e discutir possíveis relações entre interculturalidade e formação no campo da pesquisa. Adota-se o método da pesquisa narrativa, iniciado pelos autores canadenses Clandinin e Connelly, como possibilidade de compreender o fenômeno das experiências relatadas pelos participantes. Participam da pesquisa dez professores do campus Coari, de diferentes origens, gêneros, faixas etárias, áreas de atuação, níveis e modalidades de formação, enfim, indivíduos singulares compreendidos em tempos, lugares e relações sociais diversos. Para além de entrevistas em profundidade e rodas de conversa, o pesquisador participa da vida diária no campus em um período situado, vivenciando e registrando experiências diversas, acessando documentos que ajudam a compor os textos de campo que sustentam o texto de pesquisa. Navega-se no campo do Desenvolvimento Profissional Docente, entendido como um amplo e contínuo processo formativo que perpassa a vida educativa dos professores, conforme estudado por Marcelo García, Christopher Day, Fernández-Cruz, dentre outros. A inserção no campo da pesquisa demandou compreender os participantes como sujeitos deslocados na contemporaneidade, o que direcionou ao referencial teórico sobre estudos culturais na modernidade, com as preocupações de Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Tomaz Tadeu da Silva, dentre outros. Para transitar no campo da interculturalidade, dialoga-se com Vera Maria Ferrão Candau, Reinaldo Fleuri, Catherine E. Walsh, dentre outros. Buscou-se um texto de pesquisa composto a partir do fenômeno investigado em diálogo com o suporte teórico selecionado, evidenciando uma possibilidade de aprendizagem significativa sobre o DPD no contexto estudado e sobre os processos de identificação docente e institucional, com o suporte e a potência da pesquisa narrativa para transitar nesses campos. Constatou-se que as identificações no campo da pesquisa se fazem pela vivência no âmbito dos aspectos ontológicos e epistemológicos que caracterizam a Instituição, seguida de uma prática pedagógica narrativa e relacional, pautada na perspectiva intercultural, que exige reflexão e ação, consciente e contínua, com o afastamento do desejo de construção de identidade.
Resumo em lingua estrangeira: This is a study on the complexity of Teacher Professional Development in the face of the characterization of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and the implementation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas in the City of Coari, inside of the State. The characteristics of the Federal Institute and the diverse reality of the interior of Amazonas place teachers between school cultures and local cultures that are foreign to their training, which implies different identifications. The objective is to understand the processes of identification of a group of professors from the Coari campus in the face of the differences and cultural encounters experienced in the place. To this end, we seek to know the meaning of the experiences and stories reported by the teachers and my personal history; apprehend the tensions and conflicts present; to interpret how teachers build and (re)build their professionalism and discuss possible relationships between interculturality and training in the field of research. The narrative research method, initiated by Canadian authors Clandinin and Connelly, is adopted as a possibility to understand the phenomenon of the experiences reported by the participants. Ten professors from the Coari campus participated in the research, from different origins, genders, age groups, areas of activity, levels and modalities of training, in short, singular individuals understood in different times, places and social relationships. In addition to in-depth interviews and conversation circles, the researcher participates in daily life on the campus in a situated period, experiencing and recording different experiences, accessing documents that help compose the field texts that support the research text. We navigate in the field of Teacher Professional Development, understood as a broad and continuous training process that permeates the educational life of teachers, as studied by Marcelo García, Christopher Day, Fernández-Cruz, among others. The insertion in the field of research demanded to understand the participants as displaced subjects in contemporary times, which led to the theoretical framework on cultural studies in modernity, with the concerns of Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Tomaz Tadeu da Silva, among others. To move in the field of interculturality, dialogues are made with Vera Maria Ferrão Candau, Reinaldo Fleuri, Catherine E. Walsh, among others. We sought a research text composed from the phenomenon investigated in dialogue with the selected theoretical support, evidencing a possibility of significant learning about DPD in the studied context and about the processes of teaching and institutional identification, with the support and power of the narrative research to move in these fields. It was found that the identifications in the field of research are made by the experience in the scope of the ontological and epistemological aspects that characterize the Institution, followed by a narrative and relational pedagogical practice, based on the intercultural perspective, which requires reflection and action, conscious and continuous, with the move away from the desire to build an identity.
Palavra-chave: Processos de identificação
Pesquisa narrativa
Desenvolvimento profissional docente
Instituto Federal do Amazonas
Diferenças
Palavra-chave em lingua estrangeira: Identification processes
Narrative research
Teacher professional development
Federal Institute of Amazonas
Differences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: PERES, Claudio Afonso. Tecendo a docência nas diferenças culturais: processos de identificação docente no Instituto Federal Campus Coari - Amazonas. 2022. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4320
Data defesa documento: 10-Fev-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Claudio Afonso Peres (1).pdf4.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.