Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4354
Tipo documento: Dissertação
Título: Avaliação de sistemas energéticos para vacas leiteiras
Autor(es): Batista, Graciele Fátima do Nascimento
Orientador(a): Oliveira, Marcia Rodrigues Carvalho
Coorientador: Oliveira, André Soares de
Membro da Banca: Oliveira, Marcia Rodrigues Carvalho
Membro da Banca: Oliveira, André Soares de
Membro da Banca: Moraes, Eduardo Henrique Bevitori Kling de
Membro da Banca: Teixeira, Rafael Monteiro Araújo
Resumo : Um dos maiores desafios da humanidade nas próximas décadas será atender a crescente demanda por proteína animal, minizando o impacto ambiental da produção animal. Como a disponibilidade de alimentos para ração animal, de terras e água para consumo dos animais têm tornado-se limitantes em várias regiões do mundo, a precisão e acurácia na determinação da energia e nutrientes exigidos nas dietas e a predição das respostas ao uso dos nutrientes pelos animais de produção asssume papel ainda mais fundamental para otimizar o uso desses recursos. O Laboratório de Pesquisa em Pecuária de leite da UFMT Campus Sinop, desenvolveu um novo sistema energético para vacas leiteiras em condições tropicais(Oliveira,2014,2015). Hipotetizamos que este sistema é mais acurado e preciso para recomendar as exigências de energia para vacas leiteiras em condições tropicais que outros sistemas energéticos internacionais. Objetivamos avaliar a acurácia e precisão das estimativas das exigência de energia para vacas leiteiras lactantes do novo sistema desenvolvido por Oliveira (2014, 2015) para condições tropicais, em comparação com os sistemas AFRC, (1993), NRC (2001), Feed into Milk (Thomas, 2004), INRA (2007), CSIRO (2007) e o proposto por Moraes et al. (2015). Assim utilizamos um conjunto de observações de quatro experimentos de alimentação de vacas leiteiras do tipo rotativo, totalizando 181 observações de consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT) de 16 dietas experimentais. O sistemas foram avaliados por meio da regressão linear simples do consumo de NDT predito com os valores observados nos experimentos. O conjunto de dados construídos apresentou uma ampla variação nas características dos animais (produção de leite entre 6,1 a 36,5 kg/dia), dieta e consumo de NDT (4,0 a 16,6 kg/dia). O sistema desenvolvido por Oliveira(2014,2015) apresentou acurácia semelhante aos sistemas AFRC(1993), NRC(2001), Feed into Milk(Thomas, 2014) e Moraes et al(2015) para predizer as exigências de energia para vacas lactantes em condições tropicais.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: .
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Referência: BATISTA, Graciele Fátima do Nascimento. Avaliação de sistemas energéticos para vacas leiteiras. 2017. 40 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4354
Data defesa documento: 20-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICAA - PPGZ - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Graciele Fátima do Nascimento Batista.pdf1.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.