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http://ri.ufmt.br/handle/1/4373
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Aulas remotas de matemática : percepções, aprendizagens e desafios de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Nobres-MT |
Autor(es): | Faúla Neto, Joaquim de Araújo |
Orientador(a): | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Resumo : | Esta pesquisa tem, como objetivo principal ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os desafios manifestados por professores dos anos iniciais, em relação ao planejamento e desenvolvimento das aulas de Matemática remotamente? A partir dessa problemática, definiu-se como objetivo geral compreender como os professores estão desenvolvendo os processos de ensinar e aprender Matemática no contexto das aulas remotas. E como objetivos específicos: Descrever a situação educacional em Nobres-MT a partir do contexto da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19); Identificar as percepções dos professores sobre as suas aprendizagens ao ensinar Matemática remotamente; Identificar os desafios manifestados pelos professores para ensinar Matemática. A investigação está referendada em autores como: Nacarato; Mengali, Azambuja, Borba, D’Ambrosio, Moran, Vieira e Zaidan que discutem a prática pedagógica nas aulas de Matemática; e Ferreira, Motin, Pera e Tomazinho acerca do ensino na modalidade remota. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Pública de ensino do município de Nobres, situado em Mato Grosso. Organizou-se a pesquisa em duas etapas: Na primeira, 38 docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental responderam a um questionário online composto de 11 questões com vistas a caracterizar o perfil do profissional (formação, turmas que trabalha, tempo de docência, etc.); e outras 11 questões que versam sobre o ensino de Matemática em aulas remotas, nos anos letivos de 2020 e 2021. A segunda etapa contempla entrevistas com 7 professores, dos 35 que responderam ao questionário, que se dispuseram a conversar sobre os processos de ensino e aprendizagem vivenciados a partir das aulas remotas. A análise dos dados indica que as aprendizagens da docência estão relacionadas ao planejamento e desenvolvimento das aulas remotas de Matemática e os desafios referem-se à organização e as condições do trabalho. Os resultados apontam a importância da retomada das discussões sobre o papel da escola e do professor, em tempos de pandemia e pós-pandemia. |
Resumo em lingua estrangeira: | The main objective of this research is to understand the perceptions that teachers attribute to the processes of teaching and learning Mathematics in the context of remote classes. Thus, we came to answer the following research problem: What learning and challenges are manifested by teachers of the first grades when planning, developing and evaluating Mathematics classes remotely? The investigation is endorsed by authors such as: Nacarato; Mengali, Azambuja, Borba, D'Ambrosio, Moran, Vieira and Zaidan who discuss the pedagogical practice in Mathematics classes; and Ferreira, Motin, Pera and Tomazinho about remote teaching. The research with a qualitative approach, of an exploratory type, was developed with teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School, in the Public Education Network in the municipality of Nobres, located in Mato Grosso. The research was organized in two stages: In the first, 35 teachers who work in the early years of Elementary School answered an online questionnaire composed of 11 questions with a view to characterizing the profile of the professional (education, classes they work, time of teaching, etc.); and 11 other questions that deal with the teaching of Mathematics in remote classes, in the academic years of 2020 and 2021. The questionnaire was sent through a link created in the Google Forms application. The second stage includes interviews with eight teachers, out of the thirty-five who responded to the questionnaire, who were willing to talk about the teaching and learning processes experienced from remote classes. Data analysis indicates that teaching learning is related to the planning and development of remote mathematics classes and the challenges relate to the organization and working conditions. The results point to the importance of resuming discussions on the role of the school and the teacher in times of pandemic and post-pandemic. |
Palavra-chave: | Aprendizagem Ensino remoto Matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Learning Remote teaching Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FAÚLA NETO, Joaquim de Araújo. Aulas remotas de matemática: percepções, aprendizagens e desafios de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Nobres-MT. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4373 |
Data defesa documento: | 19-Aug-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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