Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNahsan, Gustavo Pardo Salata-
dc.date.accessioned2023-06-27T15:24:13Z-
dc.date.available2017-11-08-
dc.date.available2023-06-27T15:24:13Z-
dc.date.issued2017-06-16-
dc.identifier.citationNAHSAN, Gustavo Pardo Salata. O impacto do custo de transporte na implantação da ferrovia em Rondonópolis e no escoamento da produção de grãos das regiões Médio Norte e Centro Sul do estado de Mato Grosso. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4392-
dc.description.abstractThe present paper analyzes the advantages and disadvantages of the modal transportation of road and rail to the city of Rondonópolis - MT, after three years of operations at the city's rail terminal. What are the prospects achieved and the benefits to the city, region, and also to the state, as a whole. It also has the focus on the contribution that this modal brought to the grain competitiveness in the world scenario and also the impacts of a single modal installed in the State of Mato Grosso. The research for the elaboration of this work is based on the use of primary sources from interviews carried out with the official bodies accredited to grain cultivation in the State of Mato Grosso, as well as some companies associated to the transportation sector located in the city of Rondonópolis. Secondary sources were also consulted through the use of bibliographic references relevant to the subject. On this basis, the analytical and exploratory method was used to discuss the results and elaborate the final work. It can be seen that the railway modal, although in the operation stage can bring direct benefits to the state as a whole, but that its potential benefits could be maximized, not only with the maintenance of prices practiced in recent years, With an economy in the final value of transport, plus a speed that would guarantee a quality of the natural product exported by the State, grains.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-07-14T13:36:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Pardo Salata Nahsan.pdf: 1685007 bytes, checksum: 5ca78b0fe649fe3230402dd1c3461c2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-27T15:24:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Pardo Salata Nahsan.pdf: 1685007 bytes, checksum: 5ca78b0fe649fe3230402dd1c3461c2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T15:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Pardo Salata Nahsan.pdf: 1685007 bytes, checksum: 5ca78b0fe649fe3230402dd1c3461c2f (MD5) Previous issue date: 2017-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto do custo de transporte na implantação da ferrovia em Rondonópolis e no escoamento da produção de grãos das regiões Médio Norte e Centro Sul do estado de Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.subject.keywordIntermodalpt_BR
dc.subject.keywordCommoditiespt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keywordLogísticapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Mamadu Lamarana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4083692645415106pt_BR
dc.contributor.referee1Bari, Mamadu Lamarana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4083692645415106pt_BR
dc.contributor.referee2Miqueleto, Guilherme Jacob-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9315289482652576pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478099950808786pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as vantagens e desvantagens, do modal de transporte rodoferroviário para a cidade de Rondonópolis – MT, após três anos de operações no terminal Ferroviário da cidade. Quais as perspectivas alcançadas e os benefícios para a cidade, região e, também, para o Estado, como um todo. Tem, também, o foco na contribuição que este modal trouxe para a competitividade dos grãos no cenário mundial e, também, quais os impactos de um único modal instalado no Estado de Mato Grosso. A pesquisa para a elaboração deste trabalho baseia-se no uso de fontes primárias a partir de entrevistas realizadas junto aos órgãos oficiais credenciadas a lavoura de grãos no Estado de Mato Grosso, bem como algumas empresas associadas ao setor de transporte localizadas na cidade de Rondonópolis. Foram também consultadas as fontes secundárias através de uso de referências bibliográficas pertinentes ao assunto. Nesta base, foi adotado o método analítico e exploratório para discussão dos resultados e elaboração do trabalho final. Constatase que o modal ferroviário, ainda que em fase inicial de operação pode trazer benefícios diretos ao estado, como um todo, mas que, seu potencial de benefícios poderia ser maximizado, não somente com a manutenção de preços praticados nos últimos anos, mas sim, com uma economia no valor final do transporte, acrescidos de uma rapidez que garantiria uma qualidade do produto natural exportado pelo Estado, os grãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Transportationpt_BR
dc.subject.keyword2Intermodalpt_BR
dc.subject.keyword2Commoditiespt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Logisticspt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Matheus Wemerson Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544606915119358pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Gustavo Pardo Salata Nahsan.pdf1.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.