Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmposta, Alexandre-
dc.date.accessioned2023-06-27T16:00:52Z-
dc.date.available2020-01-21-
dc.date.available2023-06-27T16:00:52Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.citationAMPOSTA, Alexandre. Atividades experimentais no ensino de óptica. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4399-
dc.description.abstractAmong the many difficulties in teaching physics, the lack of laboratory structure in schools and the mechanism of teaching are two major factors. This study aimed to develop a didactic sequence that helps physics teachers to implement, at low cost, an experimental teaching in high schools. For this purpose, it was used the Meaningful Learning of David P. Ausubel through the UEPS - Potentially Significant Teaching Units, proposed by Marco Antônio Moreira. The educational product presented here was designed to favor a differentiated assessment of teaching and learning and participation in activities that encourage students to develop the pleasure of learning. Thus, acting in two central problems of the Brazilian education: the lack of physical structure of the schools and the lack of interest of the students for the learning in the area of sciences. In most cases, physics teaching is mechanically handled by teachers which leads students to perceive this subject as an abstract set of unintelligible formulas and numbers. The manual produced here deals with the scattering of white light through a DVD, the production and use of a Newton disc, the use of monochrome lamps to demonstrate their effect when applied to colored objects and the properties of flat and spherical mirrors. The application of this manual yielded satisfactory results and profoundly stimulated student participation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-07-15T15:31:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_ Alexandre Amposta.pdf: 3551115 bytes, checksum: a461093c3e0d549795d21d638a651ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-27T16:00:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_ Alexandre Amposta.pdf: 3551115 bytes, checksum: a461093c3e0d549795d21d638a651ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T16:00:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_ Alexandre Amposta.pdf: 3551115 bytes, checksum: a461093c3e0d549795d21d638a651ce7 (MD5) Previous issue date: 2019-06-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAtividades experimentais no ensino de ópticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordCorespt_BR
dc.subject.keywordEspelhos planospt_BR
dc.subject.keywordEspelhos esféricospt_BR
dc.contributor.advisor1Carara, Sabrina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554pt_BR
dc.contributor.referee1Carara, Sabrina Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1954538181471221pt_BR
dc.description.resumoDentre as diversas dificuldades em se ensinar Física, a falta de estrutura laboratorial das escolas e o mecanicismo do ensino são dois fatores preponderantes. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie professores de Física a implementar, a baixo custo, um ensino experimental em escolas de ensino médio. Com este intuito foi utilizada a Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel através das UEPS – Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Marco Antônio Moreira. O produto educacional aqui apresentado foi projetado para favorecer uma avaliação diferenciada do ensino-aprendizagem e uma participação nas atividades que estimule os alunos a desenvolverem o prazer pelo aprendizado. Atuando assim em dois problemas centrais da educação brasileira: a falta de estrutura física das escolas e o desinteresse dos alunos pelo aprendizado na área de ciências. Na maioria dos casos, o ensino de Física é tratado mecanicamente por professores o que leva os alunos a perceber esta disciplina como um conjunto abstrato de fórmulas e números ininteligíveis. O manual produzido aqui trata da dispersão da luz branca através de um DVD, da produção e utilização de um disco de Newton, do uso de lâmpadas monocromáticas para demonstrar o seu efeito quando aplicado a objetos coloridos e nas propriedades dos espelhos planos e esféricos. A aplicação deste manual obteve resultados satisfatórios e estimulou profundamente a participação dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Colorspt_BR
dc.subject.keyword2Flat mirrorspt_BR
dc.subject.keyword2Spherical mirrorspt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_ Alexandre Amposta.pdf3.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.