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http://ri.ufmt.br/handle/1/4401
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação física e jogos escolares : uma análise do contexto escolar |
Autor(es): | Alves, Evandro Silva |
Orientador(a): | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Lucena, Ricardo de Figueiredo |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Resumo : | Este estudo teve como objetivo analisar as implicações pedagógicas entre a disciplina de Educação Física e os Jogos Escolares. A coleta de dados aconteceu entre os meses de maio e setembro de 2016 e se passou em três escolas da rede Municipal e uma escola da rede Estadual da cidade de Lucas do Rio Verde-MT. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a observação sistemática das aulas de Educação Física e dos treinamentos para os Jogos Escolares (JE). A entrevista semiestruturada realizada com quatro coordenadores pedagógicos e sete professores de Educação Física e foi realizada a consulta do Projeto Politico Pedagógico das escolas pesquisadas. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Para enveredar neste estudo, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem as temáticas referentes as relações entre Escola, Esporte e Educação Física. Desse modo, utilizou-se Gomez (1998), Young (2007), Cortella (1997), Luckesi (1994 ), Bracht (1997), Coletivo de Autores (1992), González e Fensterseifer (2009), Charlot (2009), dentre outros que retratam o movimento renovador da Educação Física brasileira. Os elementos conclusivos desta pesquisa são de que as escolas pesquisadas possuem um tempo destinado aos treinamentos das equipes participantes dos JE. Entretanto, isso não tem impedido a utilização das aulas de Educação Física para desenvolvimento técnico competitivo. Em torno dos JE foram averiguados alguns desdobramentos em âmbito escolar que impactaram diretamente a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foi possível averiguar que no discurso, os interlocutores se mostraram conscientes das diferenças entre os JE e a Educação Física Escolar, mesmo que de maneira superficial, mas no fazer pedagógico encontraram-se dados que não demonstram os cuidados necessários para se evitar prejuízos a Educação Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of this study was to analyze the pedagogical implications between Physical Education and School Games. Data collection took place between May and September 2016 and was spent in three municipal schools and a state school in the city of Lucas do Rio Verde-MT. The study is of a qualitative nature and was used as data collection instruments, systematic observation of Physical Education classes and training for School Games (JE). The semistructured interview was carried out with four pedagogical coordinators and seven Physical Education teachers, and the Pedagogical Political Project of the surveyed schools was consulted. The data were systematized and analyzed according to the theoretical assumptions of the Content Analysis proposed by Bardin (1977). To study this study, we sought a theoreticalmethodological reference in authors who discuss the themes related to the relationships between School, Sports and Physical Education. In this way, we used Gomez (1998), Young (2007), Cortella (1997), Luckesi (1994), Bracht (1997), Soares and collaborators (1992), González and Fensterseifer (2009), Charlot Among others that portray the renovating movement of Brazilian Physical Education. The conclusive elements of this research are that the schools studied have a time destined to the training of the teams participating in the JE. However, this has not prevented the use of Physical Education classes for competitive technical development. Around the JE, some developments in the school environment that directly impacted the pedagogical practice of Physical Education teachers were investigated. It was possible to find out that in the speech, the interlocutors were aware of the differences between the JE and the Physical School Education, even in a superficial way, but in the pedagogical process, data were found that did not demonstrate the necessary care to avoid physical education losses. |
Palavra-chave: | Educação física Escola Esporte |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education School Sport |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | ALVES, Evandro Silva. Educação física e jogos escolares: uma análise do contexto escolar. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4401 |
Data defesa documento: | 30-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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