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http://ri.ufmt.br/handle/1/4402
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O padrão de qualidade no Enade e o desempenho dos acadêmicos em três licenciaturas da UFMT : encontros e desencontros da educação superior |
Autor(es): | Santos, Leandro Elias dos |
Orientador(a): | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Bitencourt, Loriége Pessoa |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Resumo : | A presente pesquisa tem como temática a qualidade na educação superior no contexto dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, onde buscamos investigar a relação entre os resultados do ENADE e o desempenho dos acadêmicos no ano de 2017 nos cursos de Ciências da Natureza e a qualidade apresentada nestes cursos por meio do desempenho dos estudantes no curso e no ENADE. Desse modo, a questão norteadora é a seguinte: qual a relação entre os resultados do ENADE e o desempenho dos acadêmicos, em 2017, nos cursos de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá e a qualidade apresentada nestes cursos? A definição de qualidade é algo complexo, pois ela é uma construção histórica social, e conforme o processo de evolução da raça humana também ganhou novos significados e subjetividades. A definição de qualidade é multidimensional e, atualmente, segundo a política de avaliação da educação superior, o SINAES, ela vem sendo definida por indicadores. O ENADE avalia os estudantes concluintes no final do seu percurso da graduação; nas Instituições de Ensino Superior, instituímos o Coeficiente de Rendimento que demonstra o percentual de desempenho do estudante no término do curso, visto que os dois indicadores avaliam basicamente a mesma questão: o aprendizado adquirido pelo estudante durante seu percurso acadêmico. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa, do tipo exploratório e documental, os nossos procedimentos de pesquisa envolvem análise bibliográfica e documental e entrevista com os professores do núcleo docente estruturante. Para tanto, selecionamos três cursos de licenciaturas e analisamos esses indicadores juntamente com a percepção dos docentes do curso, com a finalidade de compreender a temática sobre qualidade nos cursos de licenciatura da educação superior e saber se, de fato, os indicadores refletem a realidade dos cursos avaliados, principalmente o diferencial de qualidade apresentada nesses cursos. Como resultado da pesquisa, destacamos que ficou manifesto entre os docentes entrevistados que o desempenho dos acadêmicos do curso por meio do coeficiente de rendimento não reflete a qualidade do curso, pois os instrumentos avaliativos dos componentes curriculares não são eficazes em mensurar o conhecimento adquirido pelos estudantes. Além disso, os resultados do ENADE são indicadores importantes, porém apresentam fragilidades no seu processo, como o formato de prova, as questões, a forma como ele tem sido trabalhado nos cursos participantes e a falta de comprometimento de alguns estudantes – por isso reflete a qualidade que o curso possui. Portanto, a percepção de qualidade apresentada pelos sujeitos em relação aos cursos está ligada diretamente ao processo formativo: como o corpo docente qualificado, formação sólida para os futuros professores, oportunizando experiências formativas por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão, e consequentemente se reflete na aceitação no mundo do trabalho, gerando empregabilidade dos estudantes, antes mesmo do término do curso, e boas taxas de aprovação da pós-graduação, que não podem ser mensuradas por indicadores. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research has at its theme the quality of higher education in the context of undergraduate courses in Biological Sciences, Physics, and Chemistry at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá Campus, where we sought to investigate the relationship between the ENADE results and the students’ performance in the year 2017 in Natural Sciences courses and the quality present in these courses through the students’ performance in the course and ENADE. Thus, the guiding question is as follows: what is the relationship between the ENADE results and the students’ performance, in 2017, in Natural Sciences courses at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá Campus, and the quality present in these courses? The definition of quality is complex, since it is a social-historical construct, and as the human race evolved it also gained new meanings and subjectivity. The definition of quality is multidimensional and, today, according to the policy of higher education evaluation, SINAES, it has been defined by indicators. ENADE evaluates the students at the end of their graduation path; in Higher Education Institutions, we have established the Performance Coefficient that shows the percentage of student performance at the end of the course, since the two indicators evaluate the same question: the learning acquired by the student during his academic path. The research has a qualitative approach, of an exploratory and documentary type, our research procedures involve bibliographical and documental analysis and interviews with the teachers of the structuring teaching center. To that end, we select three undergraduate courses and analyze these indicators together with the perception of course teachers, to understand the issue of quality in undergraduate courses in higher education, and to know if, in fact, the indicators reflect the reality of the evaluated courses, especially the distinct quality presented in these courses. As a result of the research, we highlight that it was evident among the interviewed teachers that the students’ performance in the course through the performance coefficient does not reflect the quality of the course, since the evaluation instruments of the curricular components are not effective in measuring the knowledge acquired by the students. In addition, the results of ENADE are important indicators, but it has weaknesses in its process, such as the test format, the questions, the way it has been handled in the participating courses, and the lack of commitment of some students – so it reflects the quality that the course has. Therefore, the perception of quality presented by the subjects about the courses is directly connected to the formative process: as the qualified teaching staff, solid training to the future teachers, providing opportunities for formative experiences through practices of teaching, research and extension, and consequently is reflected in the acceptance in the world work, creating student employability, even before the end of the course, and good post-graduate pass rates, that cannot be measure by indicators. |
Palavra-chave: | Licenciatura em ciências naturais Coeficiente de rendimento Enade Indicadores de qualidade Avaliação da educação superior Educação em ciências |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Undergraduate course in natural sciences Performance coefficient Enade Quality indicators Higher education evaluation Education in science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Leandro Elias dos. O padrão de qualidade no Enade e o desempenho dos acadêmicos em três licenciaturas da UFMT: encontros e desencontros da educação superior. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4402 |
Data defesa documento: | 11-Ago-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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