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Tipo documento: Tese
Título: Políticas públicas educacionais e fluxos migratórios : entre os desafios climáticos e as poéticas da educação ambiental
Autor(es): Simione, Roberta Moraes
Orientador(a): Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Tamaio, Irineu
Membro da Banca: Marcomin, Fatima Elizabeti
Membro da Banca: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Resumo : O fenômeno migratório não é recente na história da humanidade, todavia, nos dias atuais ele tem adquirido diferentes contornos e causas. Estudiosos advertem que nos próximos anos os fluxos migratórios gradativamente se intensificarão principalmente em decorrência dos desastres ambientais oriundos do colapso climático. Diante deste dramático cenário de catástrofes climáticas, diversos povos serão expulsos de seus territórios e novos abrigos serão procurados. Nesta conjuntura circunscrita na era do Capitaloceno, cujos pilares sustentam teorias negacionistas que invisibilizam conhecer as causas e consequências da alteração do clima, muitos grupos sociais sofrerão em decorrência das injustiças ambientais e climáticas. Os migrantes correspondem a um destes grupos, uma vez que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade além de serem vítimas de violências sociais. Nesta tese busco interpretar os documentos construídos no Fórum de Fluxos Migratórios e as narrativas daqueles e daquelas que migraram, atuam e atuaram na promoção de políticas públicas para migrantes no estado de Mato Grosso; pessoas que, de algum modo, acompanham ou conhecem o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pastoral para Migrantes; participaram do Fórum de Fluxos Migratórios; e lutam e anseiam pela existência de políticas públicas educacionais para migrantes, a fim de problematizar o papel do Estado na promoção de política pública educacional para migrantes à luz da Educação Ambiental e da Justiça Climática. De cunho fenomenológico, a metodologia escolhida foi a cartografia do imaginário, a qual possibilitou interpretar os documentos e as narrativas dos entrevistados e entrevistadas, relacionando aos quatro arquétipos bachelardianos: Água, Terra, Fogo e Ar. Alicerçada nas imagens que compõem estes arquétipos, criei imagens da migração exercendo o dever e o direito de pesquisadora. Sobre os resultados, a situação de vulnerabilidade em que muitos migrantes se encontram revela omissão do Estado em atender de modo digno e eficiente este grupo. Neste contexto, é observável quão são necessárias parcerias entre os movimentos sociais com propósito de promover políticas públicas aos migrantes no estado e, desse modo, defendo a necessidade de políticas públicas educacionais inclusivas alicerçadas na ética e nos direitos humanos.
Resumo em lingua estrangeira: The phenomenon of migration is not recent in the history of humanity, however, nowadays it has acquired different shapes and causes. Scholars warn that in the coming years the migration flows will gradually intensify mainly as a result of environmental disasters from climate collapse. Faced this dramatic scenario, several peoples will be expelled from their territories and new shelters will be sought. In this circumscribed context in the Capitalocene era, whose pillars support denial theories which make it impossible to know the causes and consequences of climate change, many social groups will suffer as a result of environmental and climate injustices. Migrants correspond to one of these groups, since many of them are in a vulnerable situation as well as being victims of social violence. In this thesis, I seek to interpret the documents constructed in the Forum on Migration Flows and the narratives of those who migrated, act and acted in the promotion of public policies for migrants in the State of Mato Grosso; people who, in a certain way, follow or know the work developed by the Pastoral Care Center for migrants; participated in the Forum on Migration Flows; and fight and long for the existence of educational public policies for migrants, in order to discuss the State’s role in promoting educational public policies for migrants in the light of Environmental Education for migrants and Climate Justice. With a phenomenological nature, the chosen methodology was the Cartography of the Imaginary, which made it possible to interpret the interviewees’ documents and narratives, relating to the four Bachelardian archetypes: Water, Earth, Fire and Air. Based on the images that compose these archetypes, I created migration images exercising the duty and right of researcher. In relation to the results, the situation of vulnerability in which many migrants find themselves reveals the omission of the State in attending this group in a dignified and efficient way. In this context, it is evident how necessary partnerships are between social movements aiming at promoting inclusive public policies for the migrants in the State and, thus, defending the need for educational public policies based on ethics and human rights.
Palavra-chave: Educação ambiental
Políticas públicas educacionais
Justiça climática
Migração
Cartografia do imaginário;
Centro de pastoral para migrantes
Fórum de fluxos migratórios
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Educational public policies
Climate justice
Cartography of the imaginary
Migration
Pastoral care for migrants
Forum on Migration Flows
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SIMIONE, Roberta Moraes. Políticas públicas educacionais e fluxos migratórios: entre os desafios climáticos e as poéticas da educação ambiental. 2022. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4417
Data defesa documento: 10-Dez-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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