Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4420
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem de matemática em escolas da rede pública do estado de Mato Grosso : encontros e desencontros entre ensino fundamental e ensino médio |
Autor(es): | Marchiori, Sandra Terezinha |
Orientador(a): | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Ribeiro, Emerson da Silva |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Resumo : | Esta investigação teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem matemática na mudança de etapa do Ensino Fundamental (EF) para o Ensino Médio (EM). Foi desenvolvida em três escolas da rede pública estadual de Sinop, Mato Grosso (MT), que atendem na modalidade regular de ensino, sendo duas de EF e uma de EM que recebe estudantes das duas anteriores para cursar o EM. Tal pesquisa se justifica pelo alto índice de retenção e desistência dos estudantes no primeiro ano do EM observado nesta unidade no ano de 2018, que causou inquietação e a necessidade de investigar: Quais fatores interferem no processo avaliativo dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que contribui para o alto índice de reprovação na disciplina de Matemática, e que se difere do processo se comparado ao último ano do Ensino Fundamental? Contextualizando o estudo, o referencial teórico apresenta uma síntese de como está normatizado o EM nos documentos oficiais desde a Constituição Federal de 1988 (CF), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEB) e nas Orientações Curriculares para o Estado de MT (OCEB). O retrato do EM no Brasil e em MT traz como referência dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dos anos de 2010 a 2018, para mostrar o rendimento dos estudantes que pode ser comparado com os dados obtidos na escola pesquisada. Apresenta-se também outros indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a proficiência dos estudantes do EF e EM, a nova proposta de ensino normatizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e uma síntese da organização e do sistema de progressão contínua no Ciclo de Formação Humana (CFH) vigente no EF em MT. Para abordar o tema avaliação da aprendizagem utilizou-se como referencial teórico: Darsie (1996); Hoffmann (2009, 2011, 2018); Luckesi (2011, 2018); Perrenoud (1999, 2002); Sacristán (1998); Libâneo (2006), entre outros, com o propósito de conhecer as concepções, funções, instrumentos e objetivos do ato de avaliar e sua contribuição para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa em ciências da educação, optou-se pela Pesquisa Qualitativa Exploratória, com análise Descritiva Interpretativa das informações obtidas por meio de questionário e entrevistas com três professores de Matemática do nono ano do EF e três do primeiro ano do EM. Em acréscimo, fez-se a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e o Planejamento Anual (PLA) dos professores de Matemática colaboradores. Para a apresentação e análise dos dados optou-se pela Análise Qualitativa Interpretativa, tendo como categorias principais: Avaliação da aprendizagem escolar - concepções e práticas; Suficiência na aprendizagem matemática e Fatores associados à retenção e abandono. As informações obtidas com a investigação revelaram que a avaliação praticada nas três escolas apresentam traços predominantes de exame, dadas as condições propiciadas pela política educacional do EF de progressão contínua dos estudantes dentro do CFH, sem observar a devida frequência ao laboratório de aprendizagem, e a recuperação da defasagem no conhecimento de conceitos fundamentais da Matemática. Incide ainda sobre os estudantes das escolas fatores internos e externos elencados pelos colaboradores, que associados às condições de trabalho pedagógico do EM dificultam o processo de recuperação de saberes não consolidados no EF. Tais aspectos sugerem que são prementes mudanças estruturais na política educacional do EF, para que o quadro atual de estudantes excluídos do processo educativo não continue a crescer, mas que eles possam permanecer na escola e concluir os estudos com sucesso. |
Resumo em lingua estrangeira: | This investigation had as its object of study the assessment of mathematics learning in the transition from Elementary School (EF) to High School (EM). It was developed in three public schools in Sinop, Mato Grosso (MT), which work in the regular mode of education, two of (EF) and one of (EM) that receive students from the two previous ones to attend EM. This research is justified by the high rate of retention and dropout of students in the first year of EM observed in this unit in 2018, which caused concern and the need to investigate: What factors interfere in the evaluation process of students in the first year of high school, What contributes to the high failure rate in Mathematics, and what does the process differ from when compared to the last year of Elementary School? Contextualizing the study, the theoretical framework presents a synthesis of how EM is regulated in official documents since the Federal Constitution of 1988 (CF), in the Law of Directives and Bases of Education (LDB), in the National Curricular Guidelines for High School ( DCNEB) and in the Curricular Guidelines for the State of MT (OCEB). The portrait of EM in Brazil and MT uses data from the Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) from 2010 to 2018 as a reference, to show the performance of students that can be compared with the data obtained in the researched school. Other indicators are also presented, such as the Basic Education Development Index (IDEB), the proficiency of EF and EM students, the new teaching proposal regulated by the National Common Curricular Base (BNCC), and a summary of the organization and system of continuous progression in the Human Formation Cycle (CFH) in force in EF in MT. To approach the topic of learning assessment, the following theoretical references were used: Darsie (1996); Hoffmann (2009, 2011, 2018); Luckesi (2011, 2018); Perrenoud (1999, 2002); Sacristan (1998); Libâneo (2006), among others, with the purpose of knowing the conceptions, functions, instruments and objectives of the act of evaluating and its contribution to the improvement of the teaching-learning process. As it is a research in educational sciences, we opted for the Exploratory Qualitative Research, with Descriptive Interpretive analysis of the information obtained through a questionnaire and interviews with three Mathematics teachers from the ninth year of EF and three of the first year of EM. In addition, documents such as the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools and the Annual Planning (PLA) of the collaborating Mathematics teachers were analyzed. For the presentation and analysis of the data, the Interpretive Qualitative Analysis was chosen, having as main categories: Assessment of school learning - conceptions and practices; Sufficiency in mathematics learning and Factors associated with retention and dropout. The information obtained from the investigation revealed that the evaluation practiced in the three schools presents predominant features of examination, given the conditions provided by the EF educational policy of continuous progression of students within the CFH, without observing the proper attendance to the learning laboratory, and the recovery of the gap in the knowledge of fundamental concepts of Mathematics. Internal and external factors listed by employees also affect school students, which, associated with the pedagogical working conditions of the EM, make the process of recovering knowledge not consolidated in the EF difficult. Such aspects suggest that structural changes are urgent in the EF educational policy, so that the current number of students excluded from the educational process does not continue to grow, but that they can remain in school and successfully complete their studies. |
Palavra-chave: | Avaliação da aprendizagem escolar Concepção e prática avaliativa Suficiência no conhecimento matemático Ruptura Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Assessment of school learning Conception of learning assessment and practice Sufficiency in mathematical knowledge Break High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MARCHIORI, Sandra Terezinha. Avaliação da aprendizagem de matemática em escolas da rede pública do estado de Mato Grosso: encontros e desencontros entre ensino fundamental e ensino médio. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4420 |
Data defesa documento: | 11-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Sandra Terezinha Marchiori.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.