Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4434
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de funções através de modelagem matemática |
Autor(es): | Lima, Eder Joacir de |
Orientador(a): | Silva, Carlos Rodrigues da |
Membro da Banca: | Silva, Carlos Rodrigues da |
Membro da Banca: | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Pieterzack, Mauricio Donizetti |
Resumo : | Por muito tempo o método tradicional vem sendo utilizado como umas das principais metodologias no ensino de matemática, porém nas últimas décadas surgiram outros métodos alternativos dos quais destaca-se nesse trabalho a modelagem matemática. Assim o objetivo dessa pesquisa é realizar comparações em relação ao ensino-aprendizagem de funções numa turma de 1° ano do Ensino Médio do IFMT - Campus Primavera do Leste, utilizando o método tradicional de ensino e a modelagem matemática, além de propor uma sequência didática para o ensino dos principais tipos de funções através de modelagem. Para isso o conteúdo de funções foi abordado em aulas baseadas nesses dois métodos de ensino, sendo que no decorrer dessas aulas foi avaliado o interesse do aluno, a participação nas aulas e no desenvolvimento das atividades, e o conhecimento obtido ao final de cada processo. A coleta de dados se deu através de avaliações e questionários respondidos pelos alunos. Ao final percebeu-se que houve maior interesse e participação dos estudantes quando os conceitos teóricos foram abordados através da atividade de modelagem matemática, além dos resultados referentes a aprendizagem dos alunos terem sido mais satisfatórios quando foi utilizado esse método. Com isso verificou-se que a modelagem matemática pode ser uma metodologia de ensino eficaz no ensino de funções, trazendo resultados mais satisfatórios que os alcançados pelo método tradicional de ensino, pois aproxima a matemática de outras áreas, despertando o interesse pela aplicação dos conceitos, estimulando a criatividade e desenvolvendo habilidades na resolução de problemas. |
Resumo em lingua estrangeira: | For a long time the traditional method has been used as one of the main methodologies in mathematical teaching, but in the last decades other alternative methods have emerged, of which the mathematical modeling. Thus the objective of this research was to perform comparisons in relation to teaching and learning functions in a class of 1st year of high school of IFMT- Campus Primavera do Leste, using the traditional method of teaching and mathematical modeling, besides proposing a didactic sequence for the teaching of the main types of functions through modeling. For this, the content of functions was approached in classes based on these two methods of teaching, being that in the course of these classes the student’s interest was evaluated, participation in classes and in the development of activities, and the knowledge obtained at the end of each process. The gathering through questionnaires and evaluations answered by the students. At the end it was noticed that there was more interest and participation of the students when the theoretical concepts were approached through the activity of mathematical modeling, beyond the results regarding student learning were more satisfactory when this method was used. With this it was verified that the mathematical modeling can be an effective teaching methodology in the teaching of functions, bringing results more satisfactory than those achieved by the traditional method of teaching, because it brings mathematics closer to other areas, arousing interest in applying concepts, stimulating creativity and developing skills in problem solving. |
Palavra-chave: | Modelagem matemática Ensino tradicional Ensino - aprendizagem Funçõoes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematical modeling Traditional teaching Teaching - learning Functions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | LIMA, Eder Joacir de. O ensino de funções através de modelagem matemática. 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4434 |
Data defesa documento: | 28-Apr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Eder Joacir de Lima.pdf | 4.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.