Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Gilberto Faria de-
dc.date.accessioned2023-06-30T16:42:51Z-
dc.date.available2017-09-25-
dc.date.available2023-06-30T16:42:51Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4435-
dc.description.abstractOne of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-07-19T20:40:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gilberto Faria de Araújo.pdf: 3803564 bytes, checksum: 5ea7ef3254f2cf688e28bfeab879f167 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-30T16:42:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gilberto Faria de Araújo.pdf: 3803564 bytes, checksum: 5ea7ef3254f2cf688e28bfeab879f167 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-30T16:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gilberto Faria de Araújo.pdf: 3803564 bytes, checksum: 5ea7ef3254f2cf688e28bfeab879f167 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem matemática como enfoque para o ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMetodologiapt_BR
dc.contributor.advisor1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707095499752974pt_BR
dc.description.resumoUm dos objetivos principais deste trabalho é articular aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam a utilização da modelagem matemática como ferramenta mediadora na resolução de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para esta finalidade, é feita uma abordagem bibliográfica qualitativa focada, além de outros, nas concepções e conceituações da modelagem segundo alguns pesquisadores dessa temática, delineando subsídios para sua implementação em atividades educativas. Como desdobramentos desse processo, é apresentada a modelagem matemática segundo um breve contexto histórico, sequenciado por sua inserção para o ensino, suas perspectivas, suas conceituações e possíveis etapas para sua aplicação, seus desafios e contribuições, bem como algumas aplicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical modelingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching and learningpt_BR
dc.subject.keyword2Methodologypt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Gilberto Faria de Araújo.pdf3.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.