Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUeta, Taís Marie-
dc.date.accessioned2023-07-03T16:34:50Z-
dc.date.available2013-06-07-
dc.date.available2023-07-03T16:34:50Z-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.citationUETA, Taís Marie. Mangá em Cuiabá: processo de mundialização e consumo. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4436-
dc.description.abstractThis work analyzes the process of mundialization and consumption of manga (Japanese comics) as seen from its process of actualization in the city of Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil – based on these main concepts: late capitalism, as defined by Ernest Mandel (1982); the hybridity and consumption as a category for thought, by Néstor García Canclini (2003; 2008); the mundialization, proposed by Renato Ortiz (1994; 2000) and media convergence, as thought by Henry Jenkins (2009). The trajectory of manga is shown as being a mediatic product, from stories in scrolls of 12th Century to the usage of modern Western techniques of editing. The complexity attributed to Japanese writing favors the prevailing of a image-based communication, alongside with adoption of another aesthetical ways such as the language of the cinema. The configuration of manga as a global product has occurred due to its aesthetical distinction, with the narratives which bring up human dramas, hypothetically universal, and alongside a convergence process which is unique to Japan. It also contains the ways manga has traced in Brazil, through Japanese immigrants. The scene within Cuiabá, on the other hand, is narrated through its spaces – physical (newspaper stands, second-hand shops, specialized shops and the Japanese Language School) and temporal (events). The characters of this scene (64 respondents of the questionnaire) help to contextualize and actualize (Pierre Lévy) the mundialization process, seen from the perspective of Cuiabá, Mato Grosso State’s capital citypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-03T15:48:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Taís Marie Ueta.pdf: 18298597 bytes, checksum: 98ee88959a6c4a314bacfeff5aad0d2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-03T16:34:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Taís Marie Ueta.pdf: 18298597 bytes, checksum: 98ee88959a6c4a314bacfeff5aad0d2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-03T16:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Taís Marie Ueta.pdf: 18298597 bytes, checksum: 98ee88959a6c4a314bacfeff5aad0d2d (MD5) Previous issue date: 2013-04-09en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMangá em Cuiabá : processo de mundialização e consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMangá (quadrinhos japoneses)pt_BR
dc.subject.keywordMundializaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordCuiabápt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886792012300754pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9790760912882673pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o processo de mundialização e consumo do mangá (quadrinhos japoneses) observado em seu processo de atualização na cidade de Cuiabá-MT, alicerçado nestes principais conceitos: capitalismo tardio, definido por Ernest Mandel (1982); a hibridação e o consumo como categoria para se pensar, por Néstor García Canclini (2003; 2008); a mundialização, proposta por Renato Ortiz (1994; 2000); e a convergência midiática, preconizada por Henry Jenkins (2009). Apresenta-se a trajetória do mangá como um produto midiático, das narrativas em pergaminhos do século XII à adoção de modernas técnicas ocidentais de editoração. A complexidade da escrita japonesa faz com que se preze a comunicação por imagens, conjugada com a adoção de outras poéticas como a linguagem do cinema. A configuração do mangá como produto global ocorreu por conta de sua diferenciação estética, aliada às narrativas que trazem dramas humanos hipoteticamente universais, e com um processo de convergência peculiar ao Japão. Também é narrado como o mangá chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes japoneses, auxiliando no desenvolvimento dos quadrinhos nacionais, e a mobilização dos fãs brasileiros. A cena cuiabana, por sua vez, é narrada por seus espaços – fixos (bancas, sebo, lojas especializadas e Escola de Língua Japonesa) e temporais (eventos). Os personagens da cena (64 respondentes do questionário) ajudam a contextualizar e atualizar (Pierre Lévy) o processo de mundialização, observado a partir da cidade de Cuiabá.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Manga (Japanese comics)pt_BR
dc.subject.keyword2Mundializationpt_BR
dc.subject.keyword2Consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Cuiabápt_BR
dc.contributor.referee3Portéro, Cristina Schmidt Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658556378253903pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Taís Marie Ueta.pdf17.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.