Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Maria Selma-
dc.date.accessioned2023-07-04T16:47:44Z-
dc.date.available2018-08-20-
dc.date.available2023-07-04T16:47:44Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationALVES, Maria Selma. Comunicação e cultura digital na educação escolar: a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitais. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4441-
dc.description.abstractCurrently the majority of the experiences young people have with the new technologies happen outside the school. They learn how to use digital media by exploring, experimenting, playing, cooperating with others and from tutorials. Seizing, in a spontaneous manner, the technology using the same strategies they apply to learn other elements from their universe of socialization. Faced with this scenario, it is important to identify how the teachers use digital technologies considering this new perspective of the world, what is the frequency of use of these devices in the school environment and in what way they affect the teacher-student relation. Based on quantitative and qualitative studies led during this research, the objective is to know and comprehend the reality of the teachers from two urban schools and two rural ones, the procedures adopted by them to connect with the students, what are the impacts in teaching and learning, and the relation with the school community. Moreover, in what manner educommunicative concepts aided by the project of Educommunication, put in practice in these four state schools, help the teachers find and point to paths that stimulate the development of the critical spirit and the creative use by the youngsters in the usage of digital technologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-04T15:22:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Selma Alves.pdf: 1575269 bytes, checksum: 06962be0d91d6eb40a972715f3fec53c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-04T16:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Selma Alves.pdf: 1575269 bytes, checksum: 06962be0d91d6eb40a972715f3fec53c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-04T16:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Selma Alves.pdf: 1575269 bytes, checksum: 06962be0d91d6eb40a972715f3fec53c (MD5) Previous issue date: 2018-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação e cultura digital na educação escolar : a relação dos professores do ensino básico com as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducomunicaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Aclyse de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249143507808968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794738820989787pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a maioria das experiências dos jovens com as novas tecnologias acontece fora da escola. Eles aprendem a usar a mídia digital por meio da exploração, da experimentação, do jogo, da colaboração com os outros, dos tutoriais. Apropriam-se, de forma espontânea, da tecnologia a partir das mesmas estratégias que lançam mão para apreender outros elementos de seus universos de socialização. Diante desse cenário, é importante identificar como os professores utilizam as tecnologias digitais ante essa nova percepção de mundo, quais os hábitos de uso desses dispositivos no ambiente escolar e de que modo isso afeta a relação dos professores com os alunos. A partir de estudo de caráter quantitativo e qualitativo, o objetivo é conhecer e compreender a realidade dos professores de duas escolas urbanas e duas do meio rural, os procedimentos adotados por eles para se conectar com seus alunos, quais os reflexos no ensino e aprendizagem e no relacionamento com a comunidade escolar. E, de que maneira conceitos educomunicativos oportunizados pelo projeto de Educomunicação, executado nessas quatro escolas estaduais, auxiliam os professores a encontrar e apontar caminhos que estimulem o desenvolvimento do espírito crítico e de utilizações criativas dos jovens no uso das tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Technologypt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Educommunicationpt_BR
dc.contributor.referee3Viana, Claudemir Edson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273058696373186pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Maria Selma Alves.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.