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Tipo documento: Dissertação
Título: O pessoal é poético : historias locais para a identificação de práticas de gênero e sexualidade colonizadas
Autor(es): Daza Hernandez, Nidia Ligeya
Orientador(a): Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Garavito Lopez, Elizabeth
Resumo : É possível gerar construções alternativas de gênero e sexualidade, por meio de identificação e questionamento de metarrelatos colonizados? “O pessoal é poético” trata de uma seleção de “histórias locais”, com objetivo de identificar em minha própria história metarrelatos, ao redor de construções de gênero e sexualidade criados pela colonização. Entendendo metarrelatos como relatos dominantes nos quais baseamos nossa existência e nos quais estão fundamentadas nossas crenças. Os mesmos serão abordados criticamente, desde uma perspectiva do cuidado. Materializei assim minhas histórias, numa proposta narrativa a partir do atravessamento de três experiências: 1) “Construção de microuniversos autobiográficos”, que são pequenas narrações realizadas a partir de objetos; 2) “ações artivistas” propostas pela coletiva UDiversia, como pratica do lugar na cidade de Bogotá – Colômbia; 3) “trabalho de campo” realizado no Brasil com práticas alternativas e complementares em saúde (terapia reiki). Entende-se por prática do lugar, políticas de produção de sujeitos, onde para a questão feminista, a categoria de identidade mulher tem tido uma abordagem de contextualização ou lugarizaçao e não em relação a uma política da categoria ou da identidade per se. (ESCOBAR, 2003, p. 80, traducción própria). Em minha história, como na de muitas pessoas corria-se o risco de percorrer caminhos escuros e dolorosos, mas, diante da necessidade de elaborar uma espécie de luto, compreendendo e me reconciliando com meu corpo e em relação com os outros, mergulhei em processos de educação popular de base, juntamente com pessoas, que partilhavam de dores comuns, que, assim como eu, tinham decidido sarar em comunidade e aprender ensinando, no comunitário. Os textos que proponho surgiram através das histórias locais da minha infância, adolescência e por meio de minha experiência como feminista e artivista na coletiva UDiversia. Exponho-os ao longo desta pesquisa em forma de diálogo com três pesquisadores colombianos: Jaime Barragán Antônio, Elizabeth Garavito López e Dayanna González Cita (artistas, pesquisadores e educadores populares). Assim, com o passar do processo procuro aprofundar criticamente minhas narrativas, a partir da leitura de algumas autoras e autores latino-americanos, com propostas decoloniais e feministas decoloniais, cuja escrita encontro relevância para meu processo: Rita Segato, María Lugones, Marcela Lagarde, Arturo Escobar, Aníbal Quijano, Walter Wignolo, entre outros.
Resumo em lingua estrangeira: RESUMEN: ¿Es posible generar construcciones alternativas de género y sexualidad, por medio de la identificación y cuestionamiento de metarrelatos colonizados? “Lo personal es poético” se trata de una selección de “Historias locales”, con el objetivo de identificar en mi propia historia metarrelatos, al rededor de construcciones de género y sexualidad creadas por la colonización. Entendiendo metarrelatos como relatos dominantes en los cuales basamos nuestra existencia y en los cuales están fundamentadas nuestras creencias. Los mismos serán abordados críticamente, desde una perspectiva de cuidado. Materialicé así mis historias, en una propuesta narrativa a partir del atravesamiento de tres experiencias: 1) “Construcción de microuniversos autobiográficos”, que son pequeñas narraciones realizadas a partir de objetos; 2) “acciones artivistas” propuestas por la colectiva UDiversia, como práctica de lugar en la ciudad de Bogotá – Colombia; 3) “trabajo de campo” realizado en Brasil con prácticas alternativas y complementarias en salud (terapia Reiki). Practicas de lugar entendidas como políticas de producción de sujetos, donde para la cuestión feminista, la categoría de identidad mujer ha tenido un abordaje de contextualización o lugarización y no en relación a una política de la categoría o la identidad per se. (ESCOBAR, 2003, p. 80) En mi historia, como en la de muchas personas corría, el riesgo de recorrer caminos oscuros y dolorosos, pero ante la necesidad de elaborar una especie de duelo comprendiendo y reconciliándome con mi cuerpo en relación con los otros, me sumergí en procesos de educación popular de base junto a personas que compartían dolores en común, y que, así como yo, habían decidido sanar en comunidad y aprender enseñando en lo comunitario. Los textos que propongo surgieron a partir de historias locales de mi infancia, adolescencia y en medio de una experiencia como feminista y artivista en la colectiva UDiversia. Exponiéndolos a lo largo de esta investigación en forma de diálogo con tres investigadores colombianos: Jaime Barragán Antonio, Elizabeth Garavito López y Dayanna González Cita (artistas, investigadores y educadores populares). Así, con el transcurrir del proceso busco profundizar críticamente en mis narrativas, a partir de la lectura de algunas autoras y autores latino-americanos con propuestas descoloniales y feministas descoloniales, cuya escritura encuentro relevante para mi proceso: Rita Segato, María Lugones, Marcela Lagarde, Arturo Escobar, Aníbal Quijano, Walter Wignolo, entre otros.
ABSTRACT: Is it possible to generate alternative constructions of gender and sexuality, through the identification and questioning of colonized metanarratives? "The personal is poetic" is a selection of "local stories", with the aim of identifying in my own history metanarratives, around constructions of gender and sexuality created by colonization. Understanding metanarratives as dominant stories on which we base our existence and on which our beliefs are based. They will be approached critically, from a perspective of care . I thus materialized my stories, in a narrative proposal based on the crossing of three experiences: 1) “Construction of autobiographical micro-universes”, which are small narrations made from objects; 2) “artivist actions” proposed by the UDiversia collective, as a practice of place in the city of Bogotá - Colombia; 3) “fieldwork” carried out in Brazil with alternative and complementary practices in health (Reiki therapy). Place practices understood as production policies of subjects, where for the feminist issue, the category of female identity has had a contextualization or local placement and not in relation to a policy of the category or identity per se. (ESCOBAR, 2003, p. 80) In my history, as in the case of many people, I ran the risk of traveling dark and painful roads, but in the face of the need to elaborate a kind of grief understanding and reconciling with my body in relation to others, I immersed myself in grassroots popular education processes along with people, who shared common pains and, as I did, decided to heal in the community and learn by teaching in the community. The texts that I propose emerged from local stories of my childhood, adolescence and in the midst of an experience as a feminist and artivist in the UDiversia collective. Presenting them throughout this research as dialogues with three Colombian researchers: Jaime Barragán Antonio, Elizabeth Garavito López and Dayanna González Cita (artists, researchers and popular educators). Hence, with the passing of the process I seek to deepen critically in my narratives, from the reading of some Latin American authors with decolonial and decolonial feminist proposals, whose writing I find relevant for my process: Rita Segato, María Lugones, Marcela Lagarde, Arturo Escobar, Aníbal Quijano, Walter Wignolo, among others.
Palavra-chave: Histórias locais
Gênero
Artivismo
Microuniversos autobiográficos
Cuidado
Palavra-chave em lingua estrangeira: Historias locales
Género
Artivismo
Microuniversos autobiográficos
Cuidado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: DAZA HERNANDEZ, Nidia Ligeya. O pessoal é poético: historias locais para a identificação de práticas de gênero e sexualidade colonizadas. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4443
Data defesa documento: 15-Out-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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