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Tipo documento: Dissertação
Título: Epistemologia e ensino de Ciências : uma proposta de formação para professores de Química e Ciências Naturais
Autor(es): Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Iocca, Fátima Aparecida da Silva
Resumo : Este trabalho se insere no campo de conhecimento frente às pesquisas que visam investigar os processos pedagógicos que dão base para a formação de professores, que atuam na área de conhecimento das Ciências Naturais. Trata-se de pesquisar os saberes, explícitos e implícitos, que configuram o fazer pedagógico em relação às concepções de Ciência, que docentes em atuação na Educação Básica possuem, visto que tais concepções podem vir a influenciar no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo desse trabalho está em compreender melhor a epistemologia subjacente às práticas pedagógicas de professores de Química, propondo nesta pesquisa, investigar as concepções de Ciência e modelos didáticos implícitos nas práticas de professores de Química do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química (PIBID), e do Programa de Residência Pedagógica em Química (PRP), ligados ao curso de Licenciatura em Química da UFMT, campus Cuiabá- MT, e ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química (LabPEQ). Tendo em vista que o que caracteriza o papel do professor é a própria atividade de ensino, uma série de fatores complexos caracteriza essa atividade, como compreensão dos saberes inerentes à profissão e ao modelo didático e epistemológico que dá base para a ação pedagógica, entre outros. Neste sentido, a questão norteadora da pesquisa se pauta em compreender: como se configuram e se expressam as concepções de Ciência e modelos didáticos subjacentes às práticas pedagógicas de professores de Química em atuação, ao relatarem o Ensino de Química que realizam na Educação Básica? A metodologia se fundamenta na contribuição da perspectiva qualitativa, tendo como abordagem o Estudo de Caso, que trata de um viés focado no estudo de uma particularidade, possibilitando sistematizar conhecimento com base nas experiências vividas pelo grupo, compreendendo como tais docentes desenvolvem suas práticas pedagógicas. Com os resultados obtidos em relação as visões deformadas de Ciência apresentadas e ecletismo frente aos modelos didáticos, se elaborou um produto educacional em formato de fascículo com a intenção de subsidiar a formação continuada para professores em atuação, em busca de auxiliar em suas possíveis necessidades formativas no ensino de Ciências.
Resumo em lingua estrangeira: This work is part of the field of knowledge in the face of research aimed at investigating the pedagogical processes that underlie the formation of teachers who work in the area of knowledge of the Natural Sciences. It is about researching the knowledge, explicit and implicit, that configure the pedagogical practice in relation to the conceptions of Science that teachers working in Basic Education have, since such conceptions may influence the teaching and learning process. Thus, the objective of this work is to better understand the epistemology underlying the pedagogical practices of chemistry teachers, proposing in this research to investigate the conceptions of science and didactic models implicit in the chemistry teachers' practices of the Chemistry Teaching Initiation Scholarship Program. (PIBID), and the Chemistry Pedagogical Residency Program (PRP), linked to the Degree in Chemistry at UFMT, Cuiabá-MT campus, and the Chemistry Teaching Research Laboratory (LabPEQ). Given that what characterizes the teacher's role is the teaching activity itself, a series of complex factors characterize this activity, such as understanding the knowledge inherent to the profession and the didactic and epistemological model that underlies the pedagogical action, among others. In this sense, the guiding question of the research is to understand: how are the conceptions of Science and didactic models that underlie the pedagogical practices of Chemistry teachers in action, when reporting the Chemistry Teaching they perform in Basic Education? The methodology is based on the contribution of the qualitative perspective, having as approach the Case Study, which deals with a bias focused on the study of a particularity, allowing systematize knowledge based on the experiences lived by the group, understanding how such teachers develop their pedagogical practices. With the results obtained in relation to the deformed visions of Science presented and eclecticism in relation to the didactic models, an issue-based educational product was elaborated with the intention of subsidizing the continuous formation for acting teachers, seeking to assist in their possible formative needs. in science education.
Palavra-chave: Ensino de química
Concepções de ciência
Modelos didáticos
Formação continuada
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chemistry teaching
Conceptions of science
Didactic models
Continuing formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: GONÇALVES, Andreza Estéfane Silveira. Epistemologia e ensino de Ciências: uma proposta de formação para professores de Química e Ciências Naturais. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4445
Data defesa documento: 2-Oct-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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