Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBazan, Eros João Damasceno-
dc.date.accessioned2023-07-12T13:26:27Z-
dc.date.available2019-09-19-
dc.date.available2023-07-12T13:26:27Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationBAZAN, Eros João Damasceno. Robótica educacional no ensino de física para o ensino médio via aprendizagem ativa. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4458-
dc.description.abstractThe works of science fiction and current technologies are thematic and objects of general interest of students in high school, but they claim to find difficulties in understanding the contents related to science in teaching. The work and study was carried out with students from the 2 nd grade classes of the 29 de Novembro State School, located in Tangara da Serra, MT, through an educational robotics workshop using tools of the so-called “Maker” culture (“do yourself "), as a 3D printer and micro controllers for building projects that require basic math skills and fundamentals of classical physics and electricity by applying Active Learning. By invoking techniques such as Problem-Based Learning, Case-Based Learning, Project-Oriented Learning, and Group Solving Classroom Exercises, you can create a new technique that requires effort, attention, concentration, stimulation, and creativity, skills that every human being possesses. This requires a good mastery of the subjects being studied by the teacher to lead the environment with more elaborate and complex questions that may arise. Active Learning aims to lead the individual to develop skills and understanding of concepts through their own techniques, being the teacher a facilitator or mediator of the teaching - learning process. The development of students submitted to the applied techniques when compared to the others, subject to conventional education, leads to more significant results in the teaching of physics in evaluative activities and bimonthly evaluations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-07-21T13:31:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Eros João Damasceno Bazan.pdf: 2744431 bytes, checksum: 156e7874194c5398cf66a0a80861217b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-12T13:26:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Eros João Damasceno Bazan.pdf: 2744431 bytes, checksum: 156e7874194c5398cf66a0a80861217b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-12T13:26:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Eros João Damasceno Bazan.pdf: 2744431 bytes, checksum: 156e7874194c5398cf66a0a80861217b (MD5) Previous issue date: 2019-07-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRobótica educacional no ensino de física para o ensino médio via aprendizagem ativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordRobótica educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee2Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861126021606203pt_BR
dc.description.resumoAs obras de ficção cientificam e tecnologias atuais são temáticas e objetos de interesse geral de alunos no ensino médio, porém os mesmos alegam encontrarem dificuldades na compreensão dos conteúdos relacionados a ciências no ensino. O trabalho e estudo foi realizado com alunos das turmas da 2 série do ensino médio da Escola Estadual 29 de Novembro, localizada em Tangara da Serra, MT, por meio de uma oficina de robótica educacional utilizando ferramentas da chamada cultura “Maker” ("faça você mesmo"), como impressora 3D e micro controladores para construção de projetos que exijam conhecimentos básicos de matemática e fundamentos de física clássica e eletricidade aplicando-se a Aprendizagem Ativa. Invocando técnicas como Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem baseada em casos, Aprendizagem orientada por projetos e Grupos resolvendo exercícios em sala de aula, é possível criar uma nova técnica que requer esforço, atenção, concentração, estímulo e criatividade, competências que todo ser humano possui. Para isso é necessário um bom domínio dos temas sendo estudados, por parte do professor, para conduzir o ambiente com perguntas mais elaboradas e complexas que podem vir a surgir. A Aprendizagem Ativa tem objetivo levar o indivíduo a desenvolver habilidades e a compreensão de conceitos por si próprio através de suas técnicas, sendo o professor um facilitador ou mediador do processo de ensino - aprendizagem. O desenvolvimento dos alunos submetidos as técnicas aplicadas quando comparados aos demais, sujeitos ao ensino convencional, leva a resultados mais significativos no ensino de física em atividades avaliativas e avaliações aplicadas bimestralmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Educational roboticspt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Gustavo Capistrano Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434500691696707pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Eros João Damasceno Bazan.pdf2.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.