Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4465
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de Química em destaque : proposta de sequência didática para o estudo de soluções |
Autor(es): | Alves, Handerson Rodrigo |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Carbo, Leandro |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre o Ensino de Química na Educação Básica, com o objetivo de contribuir na resolução dos problemas que cercam o ensino de Soluções no Ensino Médio, entre esses, a falta de base Matemática, favorecimento dos aspectos quantitativos, distanciamento dos aspectos históricos dos conceitos apresentados, número reduzido de publicações a respeito da temática estudada, entre outros. Neste sentido, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa: como se configuram e se expressam as estratégias e atividades didáticas dos professores de Química, ao relatarem o ensino sobre o conceito de Soluções que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão norteadora, recorre-se à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, tendo como abordagem o estudo de caso, essa abordagem permite que o pesquisador explique o fenômeno em seu contexto da vida real, através de uma série de métodos e maneiras de explorar, compreender e descrever o caso. Os instrumentos para coleta de dados foram: questionários on-line, entrevista semiestruturada, artigos relacionados ao ensino de Soluções, livros didáticos, e aplicação de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Pode-se constatar em levantamento bibliográfico, e durante a coleta dos dados com os sujeitos da pesquisa (supervisores do subprojeto Química do PIBID/UFMT), que o ensino de Soluções, além de um número reduzido de publicações direcionadas ao Ensino Médio, não tem sido explorado adequadamente no ensino, na medida em que esse conceito se constitui como um tema significativo para sistematização de inúmeros outros conceitos da Química. Dessa forma, com o propósito de contribuir na resolução de problemas de ensino e aprendizagem que circundam este conceito, propõe-se um produto educacional como estratégia de ensino, por meio de uma sequência didática, na tentativa de apoiar o professor em sua prática pedagógica por meio de um ambiente dinâmico, interativo, tornando o indivíduo ativo e protagonista em sua aprendizagem, dandolhe oportunidade de elaborar e construir os conceitos de maneira significativa em relação ao estudo das Soluções. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is part of the research that is dedicated to studies on the teaching of chemistry in basic education, with the objective of contributing to the resolution of the problems surrounding the teaching of solutions in high school, among them, the lack of mathematical basis, favoring of quantitative aspects, distancing from the historical aspects of the presented concepts, reduced number of publications about the studied theme, among others. In this sense, the guiding question of the research is presented: how are the teachers' strategies and didactic activities of chemistry teachers configured and expressed, when reporting the teaching about the concept of solutions they perform in basic education? To elucidate the guiding question, we use the qualitative research methodology, having as a case study approach, this approach allows the researcher to explain the phenomenon in its real life context, through a series of methods and ways of research. explore, understand and describe the case. The instruments for data collection were: online questionnaires, semi-structured interviews, articles related to the teaching of solutions, textbooks, and application of information and communication technology (TIC). It can be seen in a bibliographic survey, and during data collection with the research subjects (supervisors of the PIBID / UFMT Chemistry subproject), that the teaching of Solutions, besides a small number of publications directed to High School, has not properly explored in teaching, as this concept constitutes a significant theme for systematization of countless other concepts of chemistry. Thus, with the purpose of contributing to the resolution of teaching and learning problems that surround this concept, an educational product is proposed as a teaching strategy, through a didactic sequence, in an attempt to support the teacher in his pedagogical practice. through a dynamic, interactive environment, making the individual active and protagonist in their learning, giving them the opportunity to elaborate and construct the concepts significantly in relation to the study of Solutions. |
Palavra-chave: | Ensino de química Produto educacional Sequência didática Ensino de soluções |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemistry teaching Educational product Following teaching Teaching Solutions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | ALVES, Handerson Rodrigo. Ensino de Química em destaque: proposta de sequência didática para o estudo de soluções. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4465 |
Data defesa documento: | 18-Sep-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Handerson Rodrigo Alves (1).pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.