Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Everaldo Martins-
dc.date.accessioned2023-07-12T16:56:24Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2023-07-12T16:56:24Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationNEVES, Everaldo Martins. Utilizando tirinhas como ferramenta lúdica para o ensino de Física no ensino médio. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4480-
dc.description.abstractThe development of this work is based on the learning theories of David Ausubel and Marco Antônio Moreira. The main proposal is the use of strips aimed at learning the concepts that permeate the discipline of physics, making the student observe and understand with greater clarity the physical phenomena that occur in their daily life; so that he, besides observing the phenomenon, can have a critical view on what is observed. The use of comic strips is a playful activity that can play an important role in the teaching of the contents of physics, because it causes the student to leave the abstraction and begin to think of the physics being used in the world closest to his reality. In addition, it is a way of "evading" the traditional method of teaching with chalk and chalk, making learning more meaningful, not simply using texts but also images. The strips used were collected from sites related to the study of physics (for example, Física e Vestibular, Dicas de Ciências, Centro Brasileiro de Pesquisas Física e Alicerces da Física) or produced by the professor himself. In order to verify the functionality of the method, a comparison was made between two classes, one with traditional classes and the other with the use of comics. We emphasize that there has been an improvement in the learning of the students we work with and a possibility to interconnect scientific knowledge and previous knowledge. At the end of the applications and analysis of the data obtained in the verifications, a script was produced to use the series to be used without physics teaching to be used in any secondary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-07-25T15:36:10Z No. of bitstreams: 2 DISS_2017_Everaldo Martins Neves.pdf: 5896864 bytes, checksum: 0cb81b74dd129914444b9e315382c157 (MD5) DISS_2017_Everaldo Martins Neves - Prod. Educacional.pdf: 1720894 bytes, checksum: 96cdf7914b51e8908baffa621a24296c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-12T16:56:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2017_Everaldo Martins Neves.pdf: 5896864 bytes, checksum: 0cb81b74dd129914444b9e315382c157 (MD5) DISS_2017_Everaldo Martins Neves - Prod. Educacional.pdf: 1720894 bytes, checksum: 96cdf7914b51e8908baffa621a24296c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-12T16:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2017_Everaldo Martins Neves.pdf: 5896864 bytes, checksum: 0cb81b74dd129914444b9e315382c157 (MD5) DISS_2017_Everaldo Martins Neves - Prod. Educacional.pdf: 1720894 bytes, checksum: 96cdf7914b51e8908baffa621a24296c (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilizando tirinhas como ferramenta lúdica para o ensino de Física no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordTirinhaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.contributor.referee1Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.contributor.referee2Godoy, Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954555306072029pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0142585354707300pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento deste trabalho está baseado nas teorias de aprendizagem de David Ausubel e Marco Antônio Moreira. A proposta principal é a utilização de tirinhas visando à aprendizagem dos conceitos que permeiam a disciplina de física, fazendo com que o aluno observe e compreenda com maior clareza os fenômenos físicos que ocorrem em seu cotidiano; fazendo com que ele, além de observar o fenômeno, possa ter uma visão crítica sobre o que é observado. A utilização das tirinhas é uma atividade lúdica que pode ter um papel importante no ensino dos conteúdos de física, pois faz com que o aluno saia da abstração e comece a pensar na física sendo utilizada no mundo mais próximo de sua realidade. Além disso, é uma forma de “fugir” do método tradicional de ensino com quadro e giz, tornando a aprendizagem mais significativa, não usando simplesmente textos, mas também imagens. As tirinhas utilizadas foram coletadas de sites relacionados ao estudo de física (por exemplo, Física e Vestibular, Dicas de Ciências, Centro Brasileiro de Pesquisas Física e Alicerces da Física) ou produzidas pelo próprio professor. Com a finalidade de verificar a funcionalidade do método, foi feita a comparação entre duas turmas, uma com aulas tradicionais e outra com a utilização das tirinhas. Destacamos que houve uma melhora na aprendizagem dos estudantes que trabalhamos e ainda, uma possibilidade de interligar conhecimentos científicos e conhecimentos prévios. Ao final das aplicações e análise dos dados obtidos nas verificações, foi produzido um roteiro de utilização das tirinhas a ser utilizada no ensino de física a ser utilizado no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching physicspt_BR
dc.subject.keyword2Comic stripspt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
dc.contributor.referee4Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee5Carara, Sabrina Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Everaldo Martins Neves.pdf5.76 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2017_Everaldo Martins Neves - Prod. Educacional.pdf1.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.