Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4490
Tipo documento: Dissertação
Título: Construção das políticas públicas em SP para mulheres imigrantes
Autor(es): Lucero, Valeria Salome Oporto
Orientador(a): Novais, Liliane Capilé Charbel
Membro da Banca: Novais, Liliane Capilé Charbel
Membro da Banca: Lacerda, Lélica Elis Pereira de
Membro da Banca: Alves, Gláucia Lélis
Membro da Banca: Irineu, Bruna Andrade
Resumo : Os movimentos migratórios que surgirão principalmente da busca pelo bem-estar socioeconômico e pelo desenvolvimento das pessoas. O ímpeto para o desenvolvimento é algo que leva muitas pessoas a deixar seu país de origem, famílias e zonas de conforto em busca de novas oportunidades no ambiente de trabalho; portanto, na perspectiva de gênero, o problema aumenta mais quando falamos de trabalhadores migrantes expostos à exploração do trabalho, entre outras desvantagens históricas, sujeitos a várias violações de direitos e falta de oportunidades que demonstram a relevância de atualizar e melhorar as políticas públicas relacionadas ao trabalho decente para as mulheres migrantes. Objetivo: observar a possibilidade de reconectar as diferenças e vulnerabilidades de trabalhadoras migrantes especificamente bolivianas com experiência na área têxtil a partir de políticas públicas para migrantes do estado de São Paulo, uma vez que atualmente a migração é uma realidade que mudou Segundo a história, as mulheres assumiram um papel de liderança que deve ser analisado. Por meio do estudo da legislação relevante e da metodologia qualitativa, procedi à observação participante da 2ª Conferência Municipal de Política para imigrantes e entrevistas semiestruturadas com vinte trabalhadoras bolivianas na área têxtil atualmente ou com alguma experiência anterior e que estão Participantes de uma ONG Presença na América Latina-PAL que tenham ou tenham tido algum relacionamento com gestores estaduais, como o governo de São Paulo. O estudo analisa o progresso do histórico e do conteúdo da legislação atual sobre migração, levando em conta as mulheres e seus relatos da experiência de trabalho como uma mulher migrante na cidade de São Paulo. Ele afirmou que há uma falta de políticas públicas atuais para atender às demandas de muitos trabalhadores migrantes. Observamos possibilidades de relações efetivas entre a população, organizações da sociedade civil e instituições públicas relacionadas à migração. Incluo que as parcerias regulamentadas são eficazes no dia-a-dia e que, por esse motivo, também é necessário, uma postura participativa, como a construção ou acomodação de espaços e instâncias para uma integração e apoio reais e eficientes, levando em consideração os diferentes fatores que colocam as mulheres como mulheres. um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: Los movimientos migratorios que surgirán principalmente de la búsqueda del bienestar socioeconómico y del desarrollo de las personas. El ímpetu para el desarrollo es algo que lleva a muchas personas a abandonar su país de origen, familias y zonas de confort en busca de nuevas oportunidades en el entorno laboral; por lo tanto, desde una perspectiva de género, el problema aumenta más cuando hablamos de trabajadores migrantes expuestos a la explotación laboral, entre otras desventajas históricas, sujetas a diversas violaciones de derechos y falta de oportunidades que demuestran la relevancia de actualizar y mejorar las políticas públicas relacionadas con el trabajo decente para mujeres migrantes. Objetivo: observar la posibilidad de volver a conectar las diferencias y vulnerabilidades de los trabajadores migrantes específicamente de Bolivia con experiencia en el sector textil, con base en políticas públicas para migrantes del estado de São Paulo, ya que la migración actual es una realidad que ha cambiado. Las mujeres han asumido un papel de liderazgo que debe analizarse. A través del estudio de la legislación pertinente y la metodología cualitativa, procedí a la observación participante de la 2da Conferencia de Política Municipal para inmigrantes y entrevistas semiestructuradas con veinte trabajadores textiles bolivianos actualmente o con alguna experiencia previa y que son participantes de una ONG Presenca en América Latina-PAL que tiene o ha tenido alguna relación con gerentes estatales, como el gobierno de São Paulo. El estudio analiza el progreso de la historia y el contenido de la legislación migratoria actual, teniendo en cuenta a las mujeres y sus informes sobre su experiencia laboral como mujeres migrantes en la ciudad de São Paulo. Afirmó que faltan las políticas públicas actuales para satisfacer las demandas de muchos trabajadores migrantes. Observamos posibilidades de relaciones efectivas entre la población, las organizaciones de la sociedad civil y las instituciones públicas relacionadas con la migración. Incluyo que las asociaciones reguladas son efectivas a diario y que, por esta razón, también es necesaria una postura participativa, como la construcción o el alojamiento de espacios e instancias para una integración y apoyo reales y eficientes, teniendo en cuenta la diferentes factores que ubican a las mujeres como mujeres. uno de los segmentos más vulnerables de la sociedad.
Palavra-chave: Mulheres
Trabalho
Políticas públicas
Migração
Palavra-chave em lingua estrangeira: Género
Mujeres
Políticas públicas
Migración
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: LUCERO, Valeria Salome Oporto. Construção das políticas públicas em SP para mulheres imigrantes. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4490
Data defesa documento: 20-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Valeria Salome Oporto Lucero.pdf2.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.