Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4576
Tipo documento: Dissertação
Título: Evidências de validade de um teste de aquaticidade para adolescentes em fase de aprendizagem na natação
Autor(es): Francisco, Paula Soares
Orientador(a): Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Ribas, Schelyne
Membro da Banca: Castro, Flávio Antônio de Souza
Resumo : A avaliação deve ser considerada no planejamento do ensino-aprendizagem das habilidades motoras aquáticas, uma vez que o controle do rendimento é parte desse processo. Embora existam testes que objetivam a avaliação das habilidades aquáticas, há a carência de testes validados para a população brasileira e que sejam destinados a adolescentes de 12 a 14 anos. Em meio a críticas ao atual ensino da natação, mesmo em fases iniciais de aprendizagem, surgiu o termo aquaticidade e junto a ele um teste de avaliação, publicado na Grécia no ano 2016. A aquaticidade refere-se a capacidade que os humanos desenvolvem desde a tenra idade ou por meio da prática de atividades e esportes aquáticos, para se mover e se habituar neste ambiente. O presente estudo objetivou desenvolver e apresentar evidências de validade de um teste direcionado à aquaticidade para adolescentes em fase de aprendizagem na natação, verificando sua validade de face, de conteúdo e validade ecológica. Três grupos amostrais fizeram parte deste estudo: 5 especialistas na área dos esportes aquáticos, 16 adolescentes com idade entre 12 a 14 anos e 8 peritos, com no mínimo 10 anos de experiência em esportes aquáticos e docência na graduação, por pelo menos três semestres na disciplina de natação ou esportes aquáticos. Evidências de validade de face foram verificadas junto aos especialistas e aprendizes, necessitando adaptações e alterações nas instruções. O Teste de Aquaticidade – Brasil apresentou evidências de validade baseado no conteúdo nas duas fases de análises, de acordo com os critérios clareza de linguagem (0,88 e 1,00), pertinência prática (0,86 e 0,92) e relevância teórica (0,86 e 1,00). Os resultados da validade ecológica foram obtidos em dois momentos, para garantir uma melhor compreensão do construto por parte dos peritos. Considerando a relevância das competências aquáticas, os resultados apontaram que nas duas fases de avaliação, todas as tarefas contemplaram pelo menos uma competência aquática com valor máximo de relevância, sendo a respiração a mais relevante nas ações do instrumento nas duas fases de avaliação. Os resultados da validade ecológica considerando a relevância das ações das tarefas nas modalidades aquáticas, na primeira fase de avaliação, demonstraram que para a natação as ações das tarefas 1, 2, 3, 4, 5, 11 e 12 foram consideradas muito relevantes, para o polo aquático as tarefas 2, 4, 5 e 6, para o nado artístico as tarefas 1, 2, 6, 7, 8 e 12, para os saltos ornamentais a tarefa 11 e para as maratonas aquáticas as tarefas 2, 4 e 5. As tarefas 9 e 10 não foram julgadas como muito relevantes nas modalidades. Porém, na segunda fase, as ações das 12 tarefas passaram a ser muito relevantes em pelo menos uma das cinco modalidades investigadas: natação nas tarefas 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11 e 12, polo aquático na 1, 4, 5 e 6, nado artístico na 1, 2, 6, 7, 8, 10 e 12, saltos ornamentais na 11 e maratonas aquáticas na 1, 2, 4 e 5. As ações da tarefa 2 foram as mais relevantes na primeira fase e as ações da tarefa 1 na segunda fase. Conclui-se que o Teste de Aquaticidade – Brasil apresenta resultados satisfatórios de validade de face, de conteúdo e ecológica, assegurando uma avaliação da aquaticidade válida e confiável. O protocolo apresenta instruções claras e acessíveis para avaliação de adolescentes em fase de aprendizagem na natação.
Resumo em lingua estrangeira: The assessment must be considered in the teaching-learning planning of aquatic motor skills since the performance control is part of this process. Although there are tests to assess the aquatic skills, there is a lack of validated tests for the Brazilian aged 12 to 14. Due to criticism of the current teaching of swimming, even in the early stages of learning, the term aquaticity emerged and along with it an assessment test, published in Greece in 2016. Aquaticity refers to the ability that humans develop from a young age or through the practice of activities and water sports, to move and to adapt to this environment. This study aimed to develop and present evidence of validity of aquaticity test for adolescents swimming learners, verifying their face, content and ecological validity. Three sample groups were studied: 5 experts in the field of water sports, 16 adolescents aged 12 to 14 years and 8 experts, with at least 10 years of experience in water sports and teaching at undergraduate level, for at least three semesters in the swimming or water sports classes. Evidence of face validity was verified with specialists and apprentices, requiring few adaptations and changes. The Aquaticity Test - Brazil presented evidence of validity based on content in the two analysis phases, according to the criteria of language clarity (0.88 and 1.00), practical relevance (0.86 and 0.92) and theoretical relevance (0.86 and 1.00). The results of ecological validity considering the relevance of aquatic competences showed that in the two assessment phases, all tasks include at least one aquatic competence with maximum relevance value, with breathing being the most relevant in the instrument's actions in the two assessment phases. The results of ecological validity considering the relevance of the actions of the tasks in the aquatic modalities, in the first phase of evaluation, showed that tasks 1, 2, 3, 4, 5, 11 and 12 were considered relevant for swimming, tasks 2, 4, 5 and 6 for water polo, tasks 1, 2, 6, 7, 8 and 12 for artistic swimming, task 11 for diving and tasks 2, 4 and 5 for open water swimming. Tasks 9 and 10 were considered not relevant in the modalities. However, in the second phase, the actions of the 12 tasks became relevant in at least one of the five investigated modalities: swimming in talks 1, 2, 3, 4, 5, 8, 11 and 12, water polo in 1, 4, 5 and 6, artistic swimming in 1, 2, 6, 7, 8, 10 and 12, diving in 11 and open water swimming in 1, 2, 4 and 5. The actions of task 2 were the most relevant in the first phase and the actions of task 1 in the second phase. It is concluded that the Aquaticity Test - Brazil presents satisfactory results of face, content and ecological validity, ensuring a valid and reliable aquaticity evaluation. The protocol presents clear and accessible instructions for assessing adolescents swimming learners.
Palavra-chave: Validação
Natação
Aquaticidade
Adolescentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Validation
Swimming
Aquaticity
Adolescents
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: FRANCISCO, Paula Soares. Evidências de validade de um teste de aquaticidade para adolescentes em fase de aprendizagem na natação. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4576
Data defesa documento: 18-Feb-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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