Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFett, Marcelo André-
dc.date.accessioned2023-08-03T16:02:34Z-
dc.date.available2021-11-23-
dc.date.available2023-08-03T16:02:34Z-
dc.date.issued2014-12-02-
dc.identifier.citationFETT, Marcelo André. Validação do instrumento SQAS (Service Quality Assessment Scale) para o cenário brasileiro. 2014. 31 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4582-
dc.description.abstractThe increase in the number of gyms is a worldwide and Brazilian phenomenon. Knowing the quality of the service of this segment is important both economically and for the health area. The objective of the present study was to analyze the applicability of the Service Quality Assessment Scale (SQAS): An Instrument for Evaluating Service Quality of Health-Fitness Clubs of the services offered by gyms and Health Clubs from Brazil. Methods: A questionnaire containing 40 SQAS questions based on 6 dimensions was applied. The sample comprised participants (n = 417) from six gyms in the state of Mato Grosso, Brazil. Results: Through an exploratory factor analysis (AFE) of the data collected, six factors emerged after the removal of some items, with 35 items with a coefficient of 0.40 or higher, without double loading: Personal (8 items, = 0.873), Program (5 items, = 0.929), Locker room (5 items, = 0.829), Physical Installation/Building (6 items, = .877), Training Area (5 items, = 0.981), Children's Space (6 items, α = 0.981). Conclusion: The revised Brazilian version of the SQAS includes 35 items and presented consistent psychometric properties. All these items are important for the entrepreneur to develop their business, with emphasis on children's space items and program, which have obtained the highest psychometric indexes. The SQAS has the ability to point out the items that weigh the most for the evaluation of the customers for the service received.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-08-26T15:23:40Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Marcelo André Fett.pdf: 723269 bytes, checksum: 73ba03d02d929f99a01579e02cb4e2a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-08-03T16:02:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Marcelo André Fett.pdf: 723269 bytes, checksum: 73ba03d02d929f99a01579e02cb4e2a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T16:02:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Marcelo André Fett.pdf: 723269 bytes, checksum: 73ba03d02d929f99a01579e02cb4e2a1 (MD5) Previous issue date: 2014-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleValidação do instrumento SQAS (Service Quality Assessment Scale) para o cenário brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAcademiaspt_BR
dc.subject.keywordService Quality Assessment Scale - SQASpt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorial exploratória - AFEpt_BR
dc.contributor.advisor1Fett, Waléria Christiane Rezende-
dc.contributor.advisor-co1Lam, Eddie T. C.-
dc.contributor.advisor-co1Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852801812714537pt_BR
dc.contributor.referee1Fett, Waléria Christiane Rezende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852801812714537pt_BR
dc.contributor.referee2Stoppiglia, Luiz Fabrizio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914424850845137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554989694072479pt_BR
dc.description.resumoO aumento do mercado de Academias é um fenômeno mundial e brasileiro. Conhecer a qualidade do serviço deste segmento tem importância econômica e para a área de saúde. Objetivo: Analisar a aplicabilidade do instrumento Service Quality Assessment Scale (SQAS): An Instrument for Evaluating Service Quality of Health–Fitness Clubs em tradução livre ESCALA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS (SQAS): Um instrumento para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por Academias, para o cenário brasileiro. Métodos: Foi aplicado um questionário contendo duas seções: (a) Formulário de perguntas do SQAS contendo 40 itens em 6 dimensões e (b) informação sócio-demográfica. Os participantes (n = 417) de seis Academias participaram do estudo. Através de uma análise fatorial exploratória (AFE) dos dados coletados, seis fatores emergiram após a remoção de alguns itens. A versão brasileira revisada do SQAS inclui 35 itens e apresentou consistentes propriedades psicométricas. Conclui-se que o SQAS é um instrumento válido que pode ser usado para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por academias no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Gymspt_BR
dc.subject.keyword2Service Quality Assessment Scale -SQASpt_BR
dc.subject.keyword2Exploratory factor analysis - EFApt_BR
dc.contributor.referee3Alchieri, João Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325459110950508pt_BR
dc.contributor.referee4Habitante, Carlos Alexandre-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505161374000816pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Marcelo André Fett.pdf706.32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.