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dc.creatorMaso, Anadyne Backes Dal-
dc.date.accessioned2023-08-09T16:43:52Z-
dc.date.available2021-11-01-
dc.date.available2023-08-09T16:43:52Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationMASO, Anadyne Backes Dal. Análise da eficiência do escoamento de soja produzido em Mato Grosso. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4612-
dc.description.abstractThe development of a structured logistics network requires knowledge of scenarios, processes and the behavior of the market to which it operates. Therefore, the general objective of this research is to analyze and identify the most efficient logistics for the flow of soybeans in the State of Mato Grosso. To achieve these goals of the study, secondary data will be used on the flow and freight costs of soybean production in the years 2013, 2018 and 2020. The estimates were made by applying a mathematical model based on the instruments associated with the origin matrices -destination, in which it used as its origin, thirty-one municipalities in Mato Grosso and as its destination, eight ports and two railway terminals. With this information, it is intended to describe and analyze the best ways to transport soybean production, aiming to minimize the total cost of transport. As main results, for Scenario 1 and 2, in which only the road modal was used, and sea ports as destination points, the optimization model highlighted, in addition to the ports located in the south and southeast region as main destinations, it also highlighted , the ports in the North region, as a destination for soybean production in the state of Mato Grosso. For Scenario 3, in which intermodality was used, the best results were obtained when compared to the other scenarios, in 2013, the total cost of transportation was reduced by 49.29%. In 2018, this cost was reduced by 50.59%, and in 2020, it represented a reduction of 49.4%. Thus, among the proposals that sought to minimize the outflow costs, the best scenario was the use of intermodality as the most economical way for the outflow of production.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-06T14:12:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Anadyne Backes Dal Maso.pdf: 1927124 bytes, checksum: 833d8036e1bafb0e9acf64b265971bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-08-09T16:43:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Anadyne Backes Dal Maso.pdf: 1927124 bytes, checksum: 833d8036e1bafb0e9acf64b265971bf4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T16:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Anadyne Backes Dal Maso.pdf: 1927124 bytes, checksum: 833d8036e1bafb0e9acf64b265971bf4 (MD5) Previous issue date: 2021-09-13en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da eficiência do escoamento de soja produzido em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscoamentopt_BR
dc.subject.keywordGrãospt_BR
dc.subject.keywordLogísticapt_BR
dc.subject.keywordCusto - fretept_BR
dc.contributor.advisor1Dallemole, Dilamar-
dc.contributor.advisor-co1Zavala, Arturo Alejandro Zavala-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725525983034054pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556871852182132pt_BR
dc.contributor.referee1Dallemole, Dilamar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556871852182132pt_BR
dc.contributor.referee2Zavala, Arturo Alejandro Zavala-
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555555286648972pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de uma rede logística estruturada, demanda o conhecimento de cenários, processos e o comportamento do mercado ao qual está inserido. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar e identificar a logística mais eficiente para o escoamento dos grãos de soja do Estado do Mato Grosso. Para se alcançar estas metas do estudo, serão utilizados dados secundários sobre escoamento e custos- frete da produção de soja nos anos de 2013, 2018 e 2020. As estimativas foram feitas por meio da aplicação de um modelo matemático baseado no instrumental associado às matrizes origem-destino, na qual, utilizou como origem, trinta e um municípios mato-grossenses e como destino, oito portos e dois terminais ferroviários. Com essas informações, pretendese descrever e analisar as melhores formas de escoamento da produção de soja, visando a minimização do custo total de escoamento. Como principais resultados, para o Cenário 1 e 2, em que foram utilizados apenas o modal rodoviário, e como pontos de destino os portos marítimos, o modelo de otimização ressaltou, além dos portos localizados na região sul e sudeste como principais destinos, destacou também, os portos da região Norte, como destino para as produções de soja do estado de Mato Grosso. Para Cenário 3, em que se utilizou a intermodalidade, obteve-se os melhores resultados quando comparado aos demais cenários, em 2013, reduziu o custo total de escoamento em 49,29%. Em 2018, tal custo, reduziu 50,59%, e em 2020, representou uma redução de 49,4%. Assim, entre as propostas que buscaram pela minimização dos custos de escoamento, obteve-se como melhor Cenário a utilização da intermodalidade como maneira mais econômica para o escoamento da produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Flowpt_BR
dc.subject.keyword2Grainspt_BR
dc.subject.keyword2Logisticspt_BR
dc.subject.keyword2Shipping costpt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Felipe Resende-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724942282637254pt_BR
dc.contributor.referee4Beckmann, Elizangela-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698581487507829pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

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