Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Antônio Carlos da Silva Batista-
dc.date.accessioned2023-08-09T16:54:27Z-
dc.date.available2021-11-01-
dc.date.available2023-08-09T16:54:27Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationVAZ, Antônio Carlos da Silva Batista. Impacto do bullying em outcomes educacionais: evidência brasileira. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4615-
dc.description.abstractThis work aims to estimate the effect of being bullied on Mathematics and Portuguese Language grades on the school performance of 6th and 7th grade students, with an average age of 12 years, from public schools located in the city of Recife, seeking to isolate the influence the effects of the school, the community, such as the socioeconomic characteristics of the student, the student's family and their classmates. The work methodology foresees the use of statistical models to measure the impact effects on learning. Thus, the Propensity Score Matching (PSM) will be used combined with the Differences in Difference model (diff-in-diff) in order to compare students who claim to have suffered bullying (treated), with students who have not. Econometric techniques are used to circumvent potential endogeneity problems. The results obtained that there may be a dissipation of the effect of bullying on students' school performance in the short term, in addition to possible selection bias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-06T15:36:59Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Antonio Carlos da Silva Batista Vaz.pdf: 858212 bytes, checksum: 74fdeee117c25c0888977e96c4637ff4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-08-09T16:54:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Antonio Carlos da Silva Batista Vaz.pdf: 858212 bytes, checksum: 74fdeee117c25c0888977e96c4637ff4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T16:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Antonio Carlos da Silva Batista Vaz.pdf: 858212 bytes, checksum: 74fdeee117c25c0888977e96c4637ff4 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpacto do bullying em outcomes educacionais : evidência brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de impactopt_BR
dc.subject.keywordPropensity score matchingpt_BR
dc.subject.keywordDifference-in-differencespt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lucas Emanuel da-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Felipe Resende-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724942282637254pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083165233502280pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lucas Emanuel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083165233502280pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Felipe Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724942282637254pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365259780275192pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo estimar o efeito de sofrer bullying sobre as notas de Matemática e Língua Portuguesa no desempenho escolar dos estudantes do 6º e 7º anos, com idade média de 12 anos, de escolas públicas situadas na cidade do Recife, buscando isolar a influência dos efeitos da escola, da comunidade, as características socioeconômicas do aluno, da família do estudante e de seus colegas de sala de aula. A metodologia de trabalho prevê a utilização de modelos estatísticos para mensurar o impacto desses efeitos sobre o aprendizado. Dessa forma, será utilizado o Propensity Score Matching (PSM) combinado com o modelo de Diferenças em Diferença (diff-in-diff) com o propósito de comparar os alunos que declaram ter sofrido bullying (tratados), com os alunos que não sofreram. São utilizadas técnicas econométricas para contornar potenciais problemas de endogeneidade. Os resultados sugerem que pode acontecer um dissipamento do efeito do bullying sobre desempenho escolar dos alunos no curto prazo, além de possíveis problemas de viés de seleção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Impact assessmentpt_BR
dc.subject.keyword2Propensity score matchingpt_BR
dc.subject.keyword2Difference-in-differencespt_BR
dc.contributor.referee3Raposo, Isabel Pessoa de Arruda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886384626788723pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Antonio Carlos da Silva Batista Vaz.pdf838.1 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.