Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Maria Estela Basilio de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:19:36Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2023-08-11T13:19:36Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationROCHA, Maria Estela Basilio de Oliveira. Saúde e educação: uma análise de impacto utilizando Propensity Score Matching. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4621-
dc.description.abstractThis work estimated the effect of the School Health Program (PSE) on total failure, dropout and total age-grade distortion rates based on microdata from the School Census and Educational Indicators published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira ( INEP) and in the list of public schools agreed in 2017 to the PSE provided by the Ministry of Education (MEC). The Propensity Score Matching method was used, applying sensitivity analyzes proposed by Ichino et al. (2008) and Oster (2017) and heterogeneous response tests in order to deepen issues intrinsic to the theme. The results showed that there is a reduction in failure rates, dropout rates and total age-grade distortion in schools agreed to the PSE when compared to non-agreed schools. Such effects are significant and stand out with greater intensity in the total failure rate. Furthermore, it was noted that the magnitude of the impact of the PSE is greater in the early years of elementary school (1st to 5th grade) when compared to the final years (6th to 9th grade). The sensitivity analyzes proposed by Ichino et al. (2008), and Oster (2017), indicated robustness in the results. The heterogeneous response tests, applied considering sample subgroups of teacher characteristics, class characteristics and socioeconomic level of the school, indicated a reduction in the analyzed rates, reinforcing the main result. In this context, there is confirmation of the hypothesis that schools agreed with PSE present a reduction in the total failure rate, total dropout rate and total age-grade distortion rate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-13T12:50:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha.pdf: 1207417 bytes, checksum: f94397f9b2afc3d7520aee76ca9b37f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-08-11T13:19:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha.pdf: 1207417 bytes, checksum: f94397f9b2afc3d7520aee76ca9b37f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T13:19:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha.pdf: 1207417 bytes, checksum: f94397f9b2afc3d7520aee76ca9b37f8 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSaúde e educação : uma análise de impacto utilizando Propensity Score Matchingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPropensity Score Matchingpt_BR
dc.subject.keywordPrograma saúde na escolapt_BR
dc.contributor.advisor1Nishimura, Fábio Nobuo-
dc.contributor.advisor-co1Zavala Zavala, Arturo Alejandro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725525983034054pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971364649763994pt_BR
dc.contributor.referee1Nishimura, Fábio Nobuo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971364649763994pt_BR
dc.contributor.referee2Zavala Zavala, Arturo Alejandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725525983034054pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2355029088795272pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, estimou-se o efeito do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre as taxas de reprovação total, abandono total e distorção idade-série total com base nos microdados do Censo Escolar e Indicadores Educacionais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e na relação de escolas públicas pactuadas em 2017 com o PSE, fornecida pelo Ministério da Educação (MEC). Utilizou-se o método Propensity Score Matching, aplicando análises de sensibilidade propostas por Ichino et al. (2008) e Oster (2017) e testes de respostas heterogêneas, a fim de aprofundar questões intrínsecas ao tema. Os resultados apontaram que há redução das taxas de reprovação, abandono e distorção idade-série total nas escolas pactuadas com o PSE, quando comparados aos das escolas não pactuadas. Tais efeitos são significativos e se destacam com maior intensidade na taxa de reprovação total. Para além disso, notou-se que a magnitude do impacto do PSE é maior nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos), quando comparada aos anos finais (6º ao 9º anos). As análises de sensibilidade propostas por Ichino et al. (2008) e Oster (2017) indicaram robustez nos resultados. Os testes de respostas heterogêneas, aplicados considerando subgrupos amostrais de características do professor, características da turma e nível socioeconômico da escola, indicaram redução nas taxas analisadas, reforçando o resultado principal. Nesse contexto, há confirmação da hipótese de que as escolas pactuadas com PSE apresentam redução na taxa de reprovação total, taxa de abandono total e taxa de distorção idade-série total.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Healthpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Propensity Score Matchingpt_BR
dc.contributor.referee3Heck, Cláudia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843868802395073pt_BR
dc.contributor.referee4Neri, Marcelo Cortês-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468915630871388pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.