Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4646
Tipo documento: Dissertação
Título: Ferramentas didáticas no ensino de óptica : uma pesquisa aplicada com educandos do terceiro ano do ensino médio de Rio Branco-MT
Autor(es): Moreira, Alzira Silva
Orientador(a): Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Jorge Neto, Miguel
Membro da Banca: Silva, Andréia Fernandes da
Resumo : Este trabalho apresenta os resultados de aplicação de uma pesquisa com os educandos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Rio Branco-MT. Assim, para a execução deste trabalho, foi utilizado um recurso didático com 20 atividades distintas sendo uma delas o jogo didático. Com objetivo de responder se esses recursos contribuem ou não para o processo de ensino e aprendizagem, tendo a abordagem teórica como Aprendizagem Significativa em Física, centrada no trabalho experimental na área de Óptica Geométrica e Óptica Física. A pergunta norteadora das atividades e ações descritas nesse trabalho foi: como utilizar ferramentas didáticas no ensino de óptica? Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, para o desenvolvimento das análises dos resultados de questionários de entrada e a um de saída, feitos pelos educandos, e também de observações durante as aulas. Além dos outros 19 tipos de recursos didáticos houve a aplicação de um jogo pedagógico, como ferramenta de recapitulação dos conceitos trabalhados, uma vez que o conteúdo trabalhado em sala, durante esta pesquisa, se refere ao conteúdo do ano anterior (segundo ano do ensino médio regular). Dentre os objetivos da pesquisa, destaca-se o de promover a interação e integração entre os educandos, a motivação e o espírito de competição. Observou-se que a motivação dos educandos para participar das atividades tornou a proposta mais significativa pela realização das aulas fora do cotidiano tradicional. As atividades práticas forneceram subsídios ao professor e aos educandos, o que despertou o interesse em buscar, interagir, refletir, argumentar, raciocinar, expressar suas ideias, e o desenvolvimento motivacional para aprender, bem como o interesse pela temática estudada.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents the results of a research applied in students of the high school third grade in a state school in Rio Branco-MT. Thus, for the execution of this work, a didactic resource with 20 different activities was used, one being the didactic game and the objective was to answer whether these resources contribute or not to the teaching and learning process, taking the theoretical approach as Meaningful Learning in Physics, focused on Experimental Work in the field of Geometric Optics and Physical Optics. For this purpose, the qualitative approach was used, in order to detail the collections of information through questionnaires of entry and exit and observation during classes, as a parameter of comparison and analysis to obtain results. In addition to the nineteen teaching resources, there was the application of the last resource, which was a pedagogical game, as a tool to recap the concepts worked on, since the content worked in the classroom, during this research, refers to the content of the year. previous (high school high school degree). Among the research objectives, the highlight is to promote interaction and integration between students, motivation and the spirit of competition. It was observed that the students' motivation to participate in the activities made the proposal more significant for the realization of classes outside the traditional daily life. The practical activities provided subsidies to the teacher and students, which aroused the interest in seeking, interacting, reflecting, arguing, reasoning, expressing their ideas, developing the motivation to learn and the interest in the theme studied.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Gamificação
Experimentação
Ensino de física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meaningful learning
Gamification
Experimentation
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: MOREIRA, Alzira Silva. Ferramentas didáticas no ensino de óptica: uma pesquisa aplicada com educandos do terceiro ano do ensino médio de Rio Branco-MT. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4646
Data defesa documento: 30-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Alzira Silva Moreira.pdf4.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Alzira Silva Moreira - Prod. Educacional.pdf2.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.