Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4651
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Reflexões sobre o conceito de alimentação saudável para o Ensino de Ciências e Biologia |
Autor(es): | Leite, Argilena Cardoso Amaral |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Carniello, Maria Antonia |
Resumo : | A alimentação consiste no ato de consumir alimentos variados, para fornecer os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo. A mesma deve ser baseada em práticas alimentares assumindo a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico. A presente dissertação é de abordagem qualitativa e se baseia na perspectiva da Pesquisa Participante. Foi desenvolvida por meio da realização de uma sequência didática, norteada pela Metodologia da Problematização, com quinze estudantes do 2° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio no Município de Porto Esperidião, MT. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como os alunos conceituam a temática alimentação saudável, no cotidiano, e teve como objetivos específicos registrar quais são as práticas alimentares, que os alunos possuem; investigar o cardápio alimentar presente nas refeições diárias e na cultura dos participantes da pesquisa; elencar as dicas advindas dos alunos para reduzir o desperdício da merenda escolar e alimentos. O percurso metodológico se desenvolveu a partir da aplicação do questionário préteste, desenvolvimento da sequência didática, aplicação do questionário pós-teste, elaboração da dissertação e do produto educacional. Durante o desenvolvimento da Sequência Didática se oportunizou aos alunos autonomia para expressar o conceito sobre Alimentação Saudável e apontar alternativas para reduzir o desperdício de alimentos. A partilha do lanche oportunizou a eles conhecer um pouco da cultura e costumes dos colegas de turma. As atividades propostas durante as aulas contribuíram para relacionar o conhecimento prévio com o conhecimento científico, ampliar o aprendizado e ressignificar os conceitos referentes à alimentação e práticas saudáveis no cotidiano. |
Resumo em lingua estrangeira: | Food consists of the act of consuming various foods, to provide the nutrients necessary for the proper functioning of the body. It must be based on eating practices, assuming the social and cultural significance of food as the basic foundation. This dissertation has a qualitative approach and is based on the perspective of Participant Research. It was developed by conducting a didactic sequence, guided by the problematization methodology, with fifteen students from the and year of high school at the 13 of the May State School in the city of Porto Esperidião, MT. The general objective of the research was to analyze how students conceptualize the theme healthy eating in their daily lives and had as specific objectives to register what are the eating practices that students have; investigate the food menu present in the daily meals and in the culture of the research participants; list the tips from students to reduce the waste of school meals and food. The methodological path was developed from the application of the pre-test questionnaire, development of the didactic sequence, application of the post-test questionnaire, preparation of the dissertation and the educational product. During the development of the didactic sequence, students were given the autonomy to express the concept of Healthy Eating and point out alternatives to reduce food waste. Sharing a snack gave them the opportunity to learn a little about the culture and customs of their classmates. The activities proposed during classes contributed to relate previous knowledge to scientific knowledge, expand learning and redefine concepts related to healthy eating and daily practices. |
Palavra-chave: | Educação alimentar e nutricional Estudos interculturais Pesquisa participante |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Intercultural studies Participatory research Food and nutrition education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | LEITE, Argilena Cardoso Amaral. Reflexões sobre o conceito de alimentação saudável para o Ensino de Ciências e Biologia. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4651 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Argilena Cardoso Amaral Leite.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2021_Argilena Cardoso Amaral Leite - Prod. Educacional.pdf | 755.93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.