Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4661
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de Genética no contexto da educação do campo : uma sequência de ensino por investigação
Autor(es): Silva, Kássia Paula Oliveira da
Orientador(a): Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Torres, Glauce Viana de Souza
Membro da Banca: Moreira, Luciana Melhorança
Resumo : Pode-se observar as constantes pesquisas como o projeto genoma, a clonagem e os organismos geneticamente modificados que passaram a ser discutidos dentro e fora da escola. Quanto ao Ensino de Genética, um fator que merece destaque é a grande dificuldade apresentada, por parte dos estudantes, quanto ao aprendizado da genética, em função do elevado grau de abstração para o entendimento dos conteúdos e a inviabilidade de atividades práticas em decorrência do planejamento e infraestrutura necessária para o desenvolvimento. Tendo consciência dos desafios enfrentados pelos professores quanto à elaboração de estratégias didáticas, que possibilitem que os conteúdos sejam apresentados, de forma integrada, almejando garantir a aprendizagem da genética de forma contextualizada desenvolvemos o presente trabalho. Este visou desenvolver uma Sequência Didática Investigativa de forma entrelaçada com os Eixos da Alfabetização Científica, em que se propõe o desenvolvimento de um Ciclo Investigativo no qual são abordados os conteúdos de Biologia, Biologia Molecular aplicados à área Genética para responder à seguinte questão: “Como aproximar os conceitos de Genética com o contexto dos alunos inseridos na Educação do Campo?”. Sendo assim, para o levantamento das concepções prévias se aplica um Instrumento Avaliativo Inicial e no fechamento da Sequência se aplica o Instrumento Avaliativo Final. No desenvolvimento desta prática pedagógica foram utilizados diversos recursos didáticos como sala de aula virtual, vídeos, aplicativos, jogos, modelos didáticos e Podcast. Esta pesquisa atende aos pressupostos de uma pesquisa qualitativa de caráter participante, sendo desenvolvida com nove estudantes do 3° ano da Escola Pedro Borges em Colniza/MT, visto que a escola atende na modalidade Educação do Campo. Ao abordar conceitos de Genética, a pesquisa apostou em uma abordagem contextualizada, trazendo o Café Clonal para a discussão. Como característica do ensino por investigação, a Sequência foi orientada por uma pergunta problema: “O café clonal é uma espécie transgênica?”. Após o desenvolvimento da pesquisa se pode afirmar que as estudantes compreenderam definições como: DNA, RNA, Cromossomos, Gene, Genoma, Engenharia Genética, Transgenia e Biotecnologia e temas sociocientíficos como: “A descoberta do Genoma” e “Revolução Verde”, assim como algumas de suas implicações e aplicações. Compreenderam a seleção gênica no melhoramento de espécies, identificaram-na como prática recorrente no campo.
Resumo em lingua estrangeira: Actually, we can observe the constant researches such as the genome project, cloning and genetically modified organisms that started to be discussed inside and outside the school. As for the teaching of genetics, a factor that deserves to be highlighted is the great difficulty presented by the students regarding the learning of genetics, due to the high degree of abstraction for understanding the contents and the infeasibility of practical activities as a result of planning and necessary infrastructure for development. Being aware of the challenges faced by teachers regarding the elaboration of didactic strategies, which allow the contents to be presented, in an integrated way, aiming to guarantee the learning of genetics in a contextualized way. The present work aimed to develop an Investigative Didactic Sequence intertwined with the Scientific Literacy Axes, in which it is proposed the development of an Investigative Cycle in which the contents of Biology, Molecular Biology applied to the Genetics area are addressed to answer the following question: "How to approach the concepts of Genetics with the context of students in Rural Education?". Therefore, for the survey of previous conceptions, an Initial Evaluation Instrument is applied and at the end of the Sequence, the Final Evaluation Instrument is applied. In the development of this pedagogical practice, several didactic resources were used, such as virtual classroom, videos, applications, games, didactic models and Podcast. This research meets the assumptions of a qualitative research of a participatory character, being developed with nine students of the 3rd year of the Pedro Borges School in Colniza / MT, since the school serves in the Rural Education modality. When addressing concepts of Genetics, the research bet on a contextualized approach, bringing Café Clonal to discussion. As a characteristic of teaching by research, the Sequence was guided by a problem question: “Is Clonal Coffee a transgenic species?”. After the development of the research, it can be said that the students understood definitions such as: DNA, RNA, Chromosomes, Gene, Genome, Genetic Engineering, Transgenics and Biotechnology and socio-scientific themes such as: “The discovery of the Genome” and “Green Revolution”, as well as some of its implications and applications. They understood the genetic selection in the improvement of species, identified it as a recurrent practice in the field.
Palavra-chave: Ensino de biologia
Prática pedagógica
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Biology teaching
Pedagogical practice
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SILVA, Kássia Paula Oliveira da. O ensino de Genética no contexto da educação do campo: uma sequência de ensino por investigação. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4661
Data defesa documento: 31-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Kássia Paula Oliveira da Silva.pdf3.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Kássia Paula Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf13.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.