Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4667
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | História da ciência para formação docente face à relação ciência e religião |
Autor(es): | Campos, Suzilene Damazio de Lara |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Santos, Saulo Cézar Seiffert |
Resumo : | A relação entre ciência e religião no ensino pode ser explorada, inicialmente, a partir de duas observações. 1) Alguns pesquisadores afirmam que a religiosidade possui influência negativa na aprendizagem das ciências, um dado divulgado em trabalhos recentes. Esta observação suscitou em nós alguns questionamentos, como por exemplo: o que o professor compreende por influência negativa da religião no aprendizado das ciências? Essa dificuldade de aprendizagem está mesmo relacionada à resistência ao “saber científico”? Se sim, porque há resistência a esse saber por parte de estudantes religiosos? A aprendizagem do conhecimento científico requer necessariamente a substituição do discurso religioso pelo científico? 2) Percebe-se que, geralmente, quando a religião é mencionada em livros didáticos ou, de divulgação científica, ela aparece como inimiga da ciência e pouco ou nada é explorado acerca das motivações religiosas ou metafísicas no fazer científico de personagens importantes da História da Ciência (HC). Acredita-se que essa visão caricaturada da ciência seja uma das principais causas para a dificuldade de relacionar ciência e religião, pois, essa visão enfatiza um suposto conflito entre esses dois campos. Esta pesquisa foi desenvolvida a fim de entender quais as contribuições da história da ciência para a formação de professores de ciências naturais, diante da relação entre ciência e religião? Para tanto, propõe-se um produto educacional em forma de livro paradidático como forma de subsidiar a formação de professores no âmbito das ciências da natureza. Nossa hipótese é a de que a HC ajuda a compreender melhor a natureza da ciência, desfazendo algumas visões distorcidas desta, minimizando os obstáculos para a aprendizagem do conhecimento científico possibilitando até mesmo, sua interação com o campo da Religião por exemplo, sem que haja perdas ou confusão epistemológica. A pesquisa, conduzida com metodologia qualitativa e exploratória, foi dividida nas etapas resumidamente descritas como: levantamento de subsídios teóricos e historiográficos acerca do tema; análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia da UFMT, campus Cuiabá; análise flutuante de livros sobre HC utilizados nos referidos cursos; construção do livro paradidático e, consulta aos participantes da pesquisa – formandos dos cursos supracitados – visando conhecer suas percepções acerca do tema. Por meio dessa consulta percebemos o perfil dos participantes acerca de experiências adquiridas na vida acadêmica; perspectiva religiosa; e, conhecimento de HC e episódios históricos. As perspectivas religiosas dos participantes transitam entre as religiões católica, evangélica, e o ateísmo. A dificuldade com conteúdos acadêmicos foi apontada, tanto por aqueles de perspectiva religiosa quanto ateísta. E a concepção da relação entre ciência e religião dos participantes varia entre os modelos de independência, complementaridade e conflito. Todos os dados foram relevantes para a construção do produto educacional em forma de livro paradidático que segue como uma proposta de incentivo e de imersão na História da Ciência face à relação desta com a Religião. |
Resumo em lingua estrangeira: | The relationship between science and religion in teaching can be initially explored from two observations. 1) Some researchers claim that religiosity has a negative influence on science learning, a fact disclosed in recent works. This observation raised in us some questions, such as: what does the teacher understand as a negative influence of religion on science learning? Is this learning difficulty really related to resistance to “scientific knowledge”? If so, why is there resistance to this knowledge on the part of religious students? Does the learning of scientific knowledge necessarily require the replacement of religious by scientific discourse? 2) It is noticed that, generally, when religion is mentioned in textbooks or scientific publications, it appears as an enemy of science and little or nothing is explored about the religious or metaphysical motivations in the scientific work of important characters in the history of Science (HC). It is believed that this caricatured view of science is one of the main causes for the difficulty of relating science and religion, as this view emphasizes a supposed conflict between these two fields. This research was developed in order to understand What are the contributions of the history of science to the formation of natural science teachers, given the relationship between science and religion? Therefore, an educational product in the form of a textbook is proposed as a way to support the training of teachers in the field of natural sciences. Our hypothesis is that HC helps to better understand the nature of science, undoing some distorted views of it, minimizing the obstacles to the learning of scientific knowledge, even enabling its interaction with the field of Religion, for example, without losses or epistemological confusion. The research, conducted with a qualitative and exploratory methodology, was divided into stages briefly described as: survey of theoretical and historiographical support on the subject; analysis of the pedagogical projects of the Licentiate Degree in Chemistry, Physics and Biology at UFMT, Cuiabá campus; floating analysis of books on HC used in these courses; construction of the textbook and consultation with research participants – graduates of the aforementioned courses – in order to know their perceptions about the subject. Through this consultation, we perceived the profile of the participants about experiences acquired in academic life; religious perspective; and, knowledge of HC and historical episodes. The religious perspectives of the participants move between the Catholic, Evangelical, and atheism religions. Difficulty with academic content was pointed out, both by those from a religious and atheistic perspective. And the participants' conception of the relationship between science and religion varies between models of independence, complementarity and conflict. All data were relevant for the construction of the educational product in the form of a textbook that follows as a proposal of incentive and immersion in the History of Science in view of its relationship with Religion. |
Palavra-chave: | Episódios históricos Ensino de ciências naturais Religião Historiografia da ciência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historical episodes Teaching of natural sciences Religion Historiography of science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | CAMPOS, Suzilene Damazio de Lara. História da ciência para formação docente face à relação ciência e religião. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4667 |
Data defesa documento: | 20-Aug-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Suzilene Damazio de Lara Campos.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2021_Suzilene Damazio de Lara Campos - Prod. Educacional.PDF | 1.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.