Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4668
Tipo documento: Dissertação
Título: Imagens e textos de africanos e afro-brasileiros : análise de livro didático de História em Mato Grosso
Autor(es): Moreira, Adriana Palhana
Orientador(a): Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Santos, Márcia Pereira
Resumo : A presente pesquisa de Mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa ―Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória‖ no ProfHistória da Universidade Federal de Mato Grosso tem como objetivo, analisar a apresentação dos africanos e afro-brasileiros na coleção didática de História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior (PNLD 2017/2018/2019) dialogando através da abordagem de textos e imagens. Como embasamento teórico, utilizamos os autores Circe Bittencourt, que discute o Ensino de História e suas metodologias, e Kazumi Munakata e Choppin que nos trazem uma discussão acerca do Livro Didático (LD). Apresentamos a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas, alterada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena para contextualizar a necessidade da discussão sobre os africanos e afro-brasileiros. Metodologicamente, são abordados os textos e imagens dos volumes do 7º e 8º ano na Coleção História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2017/2018/2019) com enfoque na maneira como africanos e afro-brasileiros são abordados nas páginas do livro didático. Problematizando as concepções de Cultura, memória, trabalho e dialogando sobre as possibilidades de superação de estereótipos relacionados aos afrobrasileiros e de que forma são apresentados no Livro didático para os estudantes. Partindo da perspectiva da Educação Histórica temos como proposição a elaboração de aulas-oficinas. Teoricamente nos embasamos nos estudos de Isabel Barca, que diz que a Educação Histórica nasce da preocupação com aprendizagens significativas, em contextos concretos, ligando teoria e prática. Dessa forma, as aulas-oficinas propostas contem imagens e textos que versam sobre a história e cultura africana e afro-brasileira com abordagens que contribuam para a (re)escrita da história desses sujeitos, com intuito de contribuir com o ensino de história.
Resumo em lingua estrangeira: The present Master's research, developed in the line of research ―Historical Knowledge in Different Spaces of Memory‖ in ProfHistória of the Federal University of Mato Grosso aims to analyze the presentation of Africans and Afro-Brazilians in the didactic collection of History, Society and Citizenship Alfredo Boulos Junior (PNLD 2017/2018/2019) dialoguing through the approach of texts and images. As a theoretical basis, we used the authors Circe Bittencourt, who discusses History Teaching and its methodologies, and Kazumi Munakata and Choppin, who bring us a discussion about the Didactic Book (LD). We present Law 10.639 / 03 which deals with the obligation to teach Afro-Brazilian and African History and Culture in schools, as amended by Law 11.645 / 08 which makes the study of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture mandatory to contextualize the need for discussion about Africans and AfroBrazilians. Methodologically, the texts and images of the 7th and 8th year volumes are covered in the History, Society and Citizenship Collection of Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2017/2018/2019) with a focus on the way Africans and Afro-Brazilians are approached in the pages of the book didactic. Questioning the conceptions of Culture, memory, work and dialoguing about the possibilities of overcoming stereotypes related to Afro-Brazilians and how they are presented in the textbook for students. Starting from the perspective of Historical Education, we propose the elaboration of classesworkshops. Theoretically we are based on the studies of Isabel Barca, who says that Historical Education is born from the concern with meaningful learning, in concrete contexts, linking theory and practice. Thus, the proposed classes-workshops contain images and texts that deal with African and Afro-Brazilian history and culture with approaches that contribute to the (re) writing of the history of these subjects, in order to contribute to the teaching of history.
Palavra-chave: Livro didático
Ensino de história
Cultura africana e afro-brasileira
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbook
History teaching
African and afro brazilian culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: MOREIRA, Adriana Palhana. Imagens e textos de africanos e afro-brasileiros: análise de livro didático de História em Mato Grosso. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4668
Data defesa documento: 30-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Adriana Palhana Moreira.pdf4.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.