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http://ri.ufmt.br/handle/1/4694
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Mobilizações e recuos na atuação de professores do ensino comum em interface com a educação inclusiva |
Autor(es): | Bernardelli, Ávio José |
Orientador(a): | Rocca, Júlia Zanetti |
Membro da Banca: | Freitas, Maria Clara de |
Membro da Banca: | Rocca, Julia Zanetti |
Membro da Banca: | Magalhães, Fernanda Cândido |
Resumo : | A presente pesquisa pretendeu investigar fatores relacionados a mobilizações ou recuo de professores de ensino regular diante de demandas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A investigação foi orientada por dois estudos, sendo o primeiro de natureza quantitativa (A) e o segundo de natureza qualitativa (B), a partir de uma perspectiva exploratória. A amostra contou com a participação de 87 professores, dos quais 77 responderam a um questionário online, para o estudo A, e 10 foram inquiridos a partir de entrevistas semiestruturadas, para o estudo B. As entrevistas alcançadas com o estudo B passaram por análise lexicométrica, via software, e por análise de conteúdo. Ambos os instrumentos reuniram perguntas em conformidade com as seguintes seções: (1) Dados básicos sobre formação e trabalho; (2) Autoavaliação de conhecimentos acerca da educação inclusiva; (3) Autoavaliação de desempenho em contextos de inclusão escolar; (4) Avaliação de dificuldades e expectativas sobre a educação especial; (5) Avaliação objetiva sobre tópicos em educação inclusiva; (6) Experiência e conhecimento sobre laudos. Os resultados do estudo A sugeriram que, de modo geral, os professores avaliaram positivamente o próprio conhecimento sobre educação inclusiva. No entanto, demonstram dificuldade de acesso a cursos de formação continuada específicos para a área de educação inclusiva. Além disso, indicam ter visões variadas sobre fontes de apoio à prática, em especial, em relação à família e à utilidade de informações vindas da área da saúde. Os resultados do estudo B sugerem que os professores têm atuado de forma intuitiva diante da falta de formações mais específicas. Assim como no estudo A, os participantes do estudo B sugerem que a família dos alunos é uma importante fonte de apoio. Entretanto, os professores se mostram suscetíveis a recuar ou se mobilizar diante das demandas da educação inclusiva a partir de uma lógica de perdas e ganhos individuais. A aproximação entre os estudos A e B sugere ausência de padrões de atuação que poderiam resguardar o professor em suas relações com colegas, alunos e suas famílias, assim como garantir o desenvolvimento de práticas inclusivas mais apuradas, como reuniões periódicas entre equipe, elaboração de projetos pedagógicos ou formações específicas sobre o tema. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aimed to investigate factors related to the mobilization or retreat of regular education teachers regarding special education demands from the inclusive perspective in education. The investigation was guided by two studies, the first being quantitative (A) and the second qualitative (B), in an exploratory perspective. The sample included 87 teachers, of which 77 answered an online survey, for study A, and 10 were inquired through semi-structured interviews, for study B. The interviews obtained from study B were treated with lexicometric analysis, via software, and by content analysis. Both instruments gathered questions in accordance with the following sections: (1) Basic data about training and work; (2) Self-assessment of knowledge about inclusive education; (3) Self-evaluation of performance in contexts of school inclusion; (4) Assessment of difficulties and expectations about special education; (5) Objective assessment on topics about inclusive education; (6) Experience and knowledge about medical reports. The results of study A suggested that, in general, teachers positively evaluated their own knowledge about inclusive education. However, they demonstrate difficulty in accessing specific continuing education courses regarding inclusive education. In addition, they indicate to have different views on sources of support for the practice, in particular, regarding family and the usefulness of information coming from the health area. The results of study B suggest that teachers have acted intuitively when confronted with the lack of more specific practices. As in study A, study B participants suggest that the family is an important source of support. However, teachers are likely to retreat or mobilize in the face of the demands of inclusive education, based on a logic of individual gains and losses. The approximation between studies A and B suggest the absence of performance patterns that could protect the teacher in their relationships with colleagues, students and their families, as well as guarantee the development of more refined inclusive practices, such as periodic meetings between the team, elaboration of pedagogical projects or specific training on the subject. |
Palavra-chave: | Professor Ensino regular Educação especial e inclusiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher Regular education Special and inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | BERNARDELLI, Ávio José. Mobilizações e recuos na atuação de professores do ensino comum em interface com a educação inclusiva. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4694 |
Data defesa documento: | 20-Dec-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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