Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaldo, Bruna Myrtes-
dc.date.accessioned2023-10-09T11:51:32Z-
dc.date.available2021-07-30-
dc.date.available2023-10-09T11:51:32Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.citationBALDO, Bruna Myrtes. Mulheres de Mato Grosso: a utilização de biografias femininas no ensino de História. 2021. [156] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4702-
dc.description.abstractMost of the didactic history materials used in Basic Education still follow the traditional historiographic aspect, in which the narrative is presented in a chronological, factual way, prioritizing the heroic character of characters, who are usually white men, colonizers. Mentions of women are rare, and when they exist, they are normative and emphasize characteristics commonly considered “masculine” such as physical strength, bravery, and courage. Mato Grosso's historiography is no exception to the rule, giving even less prominence to women on the fringes of society, such as enslaved Africans, indigenous women, prostitutes, etc. Thus, the present work seeks to reflect on a teaching proposal of the History of Mato Grosso from the biography of women who were and are part of it. The main objective is to diversify the studies on the subject, taking a new historiographical perspective to the school environment and opting for a less usual approach. It is important to emphasize the decolonial tendency of the study, which also seeks to reach the history of women who belonged to less privileged social spheres of the societies in which they were inserted. As a final result of the work, an alternative/complementary educational material was produced with 10 biographies of women from Mato Grosso, easily accessible and that will support the teachers of the basic education network of Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-27T13:28:25Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Bruna Myrtes Baldo.pdf: 2985712 bytes, checksum: 045797b8da2cab8d1ddf9af146e7de85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T11:51:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Bruna Myrtes Baldo.pdf: 2985712 bytes, checksum: 045797b8da2cab8d1ddf9af146e7de85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T11:51:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Bruna Myrtes Baldo.pdf: 2985712 bytes, checksum: 045797b8da2cab8d1ddf9af146e7de85 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMulheres de Mato Grosso : a utilização de biografias femininas no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória das mulherespt_BR
dc.subject.keywordHistória de Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordBiografiaspt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Talitta Tatiane Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364257708781878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144697178504128pt_BR
dc.description.resumoA maioria dos materiais didáticos de História utilizados na Educação Básica ainda segue a vertente historiográfica tradicional, em que a narrativa é apresentada de forma cronológica, factual, priorizando o caráter heroico de personagens, que geralmente são homens, brancos, colonizadores. São raras as menções às mulheres, e quando elas existem são de modo normativo e enfatizando características comumente consideradas “masculinas”, como força física, bravura e coragem. A historiografia de Mato Grosso não é exceção à regra, dando menos destaque ainda às mulheres que estão à margem da sociedade, como as africanas escravizadas, as indígenas, as prostitutas, etc. Dessa forma, o presente trabalho buscou refletir sobre uma proposta de ensino da História de Mato Grosso a partir da biografia de mulheres que fizeram e fazem parte dela. O objetivo principal foi diversificar os estudos sobre a temática, levando uma nova perspectiva historiográfica para o ambiente escolar e optando por uma abordagem menos usual. É importante salientar a tendência decolonial do estudo, que buscou alcançar também a história de mulheres que pertenciam a esferas sociais menos privilegiadas das sociedades em que estavam inseridas. Como resultado final do trabalho, foi produzido um material paradidático alternativo/complementar com 10 biografias de mulheres mato-grossenses, de fácil acesso para que sirva de apoio às/aos docentes da rede básica de ensino de Mato Grosso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Women's historypt_BR
dc.subject.keyword2History of Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2Biographiespt_BR
dc.contributor.referee3Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Bruna Myrtes Baldo.pdf2.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.