Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Ana Paula-
dc.date.accessioned2023-10-09T12:04:31Z-
dc.date.available2020-10-07-
dc.date.available2023-10-09T12:04:31Z-
dc.date.issued2020-05-13-
dc.identifier.citationREIS, Ana Paula. Construindo saberes e formando para a cidadania por meio do lúdico: os diferentes usos dos jogos de tabuleiro no ensino de História da África. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4704-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for the elaboration of a board game for the Teaching of African History, mainly Afro-Brazilian Culture and reflecting on its construction in the classroom. Can board games be developed with students from the 5th year of elementary school? Based on this questioning, theoretical and methodological discussions are held about the use of games in education and in the teaching of history, dialoguing with laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, in an attempt to elaborate this proposal whose programmatic content contemplates the 5th Year B of Elementary School I, class of the Municipal School 04 de Julho, in the Municipality of Campo Novo do Parecis, starting to build board games. The workshop-class was used as a methodology, where the board game was worked with the students and which elements were necessary to build one, then the analysis of the sources related to the theme was carried out and the didactic games were elaborated with the students of the 5th Year B of Elementary School I. After the elaboration of the didactic game, the students played the game, and afterwards a round of conversation was carried out to verify the participation of the students and their perception about the proposal. It can be seen that students have developed attitudinal knowledge and respect for Afro-Brazilian culture, and that it is possible to use a board game to teach history in a way that works with some concepts and problematizes current situations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-27T12:36:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Paula Reis.pdf: 3115465 bytes, checksum: e0dd96a8175906e34dc2d4d1c31b251a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T12:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Paula Reis.pdf: 3115465 bytes, checksum: e0dd96a8175906e34dc2d4d1c31b251a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T12:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Paula Reis.pdf: 3115465 bytes, checksum: e0dd96a8175906e34dc2d4d1c31b251a (MD5) Previous issue date: 2020-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstruindo saberes e formando para a cidadania por meio do lúdico : os diferentes usos dos jogos de tabuleiro no ensino de História da Áfricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordJogos didáticospt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656920799712889pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656920799712889pt_BR
dc.contributor.referee2Trovão, Flávio Vilas-Bôas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835443358076001pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta a elaboração de um jogo de tabuleiro para o Ensino de História da África, principalmente a Cultura afro-brasileira e refletindo sobre a sua construção em sala de aula. Pode-se elaborar jogos de tabuleiro com estudantes de 5º Ano do Ensino Fundamental I? Partindo deste questionamento realiza-se discussões teórico-metodológicas acerca da utilização de jogos na educação e no ensino de história, dialogando com as leis 10.639/03 e 11.645/08, na tentativa de elaborar essa proposta cujo conteúdo programático contempla o 5º Ano B do Ensino Fundamental I, turma da escola Municipal 04 de Julho, no Município de Campo Novo do Parecis, partindo para a construção de jogos de tabuleiro. Utilizou-se como metodologia a aula-oficina, onde foi trabalhado o que é o jogo de tabuleiro com os estudantes e quais elementos necessários para construir um, em seguida realizou-se a análise das fontes referentes ao tema e foram elaborados os jogos didáticos com os estudantes do 5º Ano B do Ensino Fundamental I. Após a elaboração do jogo didático os estudantes jogaram o jogo, e posteriormente foi realizada uma roda de conversa para verificar a participação dos estudantes e sua percepção sobre a proposta. Pode-se perceber que os estudantes desenvolveram conhecimentos atitudinais e respeito a cultura afro-brasileira, e que é possível utilizar um jogo de tabuleiro para ensinar História de uma forma que trabalhe alguns conceitos e problematize situações atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic gamespt_BR
dc.subject.keyword2Ethnic-racial relationspt_BR
dc.contributor.referee3Baldan, Merilin-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459099126062848pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Ana Paula Reis.pdf3.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.